A Viscosimetro
Por: Amanda Roberto • 21/8/2021 • Relatório de pesquisa • 487 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
Reômetro é um instrumento que mede a história de tensão e deformação de um material. A partir destas medidas pode-se determinar as funções materiais.Ao contrário dos viscosímetros, os reômetros possuem alta sensibilidade e um ótimo controle da temperatura e da taxa de cisalhamento, o que acarreta em resultados mais precisos. Além disto, os reômetros são equipamentos mais versáteis, permitindo a escolha de diferentes métodos de análise (tensão ou taxa de cisalhamento controlada), a realização de testes dinâmicos oscilatórios e possibilitando que várias medidas sejam feitas em um único teste.
O sistema de aquisição e processamento dos dados adquiridos por meio de um computador consiste numa vantagem inquestionável do reômetro em relação a maioria dos viscosímetro de mesma geometria, visto que isto permite o acompanhamento on-line do comportamento da amostra e não apenas a obtenção de medidas pontuais de suas propriedades. A partir das propriedades reológicas podem ser obtidas informações sobre a estrutura de um material bem como o seu comportamento durante um determinado processo. Para tanto, na metodologia empregada nos testes, devem ser levadas em conta as condições de processo, se possível, reproduzir condições tais como a temperatura e taxa de cisalhamento, entre outras.
Reômetros capilares são muito utilizados para medir propriedades reológicas de materiais de alta viscosidade e obter dados a altas taxas de cisalhamentos. O escoamento no interior do reômetro ocorre devido a um gradiente de pressão. O fluido é colocado num barril cilíndrico de raio igual a 2Rb, com temperatura controlada. Um pistão empurra o fluido para dentro do capilar, de diâmetro muito pequeno, igual a 2R. É medida a diferença de pressão entre uma posição um pouco antes da entrada do capilar e a saída (pressão atmosférica). A viscosidade é calculada a partir da medição de pressão e vazão imposta.
Os reômetros com geometrias do tipo cilindros coaxiais são reômetros rotacionais que promovem a deformação por cisalhamento do material por meio da rotação de um elemento sensor no interior ou exterior da amostra. Este tipo de configuração é utilizada para determinação de propriedades reológicas de materiais de baixa e média viscosidade, tais como soluções, solventes, suspensões e emulsões .
Rêometro de corte: São equipamentos que baseiam-se no princípio de um escoamento de Couette, onde permite medir e determinar funções dos materiais, nomeadamente viscosidade de corte, as diferenças das tensões normais e os módulos de conservação e perda, entre outras. A viscosidade viscométrica ou de corte representa a resistência ao escoamento segundo a direção de corte. Considera-se o escoamento de corte plano entre duas placas no regime laminar. O fluido está confinado entre duas placas paralelas, uma das quais se encontra fixa, e a outra desloca-se horizontalmente a velocidade constante, U, devido à aplicação de uma força tangencial F sobre a placa móvel. Pode-se definir a viscosidade de corte como a razão entre a tensão de corte imposta e a velocidade de deformação constante dada pelo cociente entre a velocidade, U, e a altura, h.
[pic 1]
...