A cargas elétrica
Seminário: A cargas elétrica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cagerazo • 19/10/2013 • Seminário • 783 Palavras (4 Páginas) • 346 Visualizações
A cargas elétrica é uma propriedade que está intimamente associada a certas partículas elementares que formam o átomo (prótons e elétrons).O modelo do sistema planetário é o mais simples como as partículas se distribuem no átomo. De acordo com modelo planetário os prótons e os nêutrons se localizam no núcleo, já os elétrons se localizam na região chamada eletrosfera.
Através de experiências fora demostradas que prótons e elétrons tem comportamentos elétricos totalmente opostos. Por isso convencionou-se que existe cargas positivas que tem comportamento igual ao do prótons e cargas negativas para nêutrons, os nêutrons não possuem carga elétrica.
No sistema internacional de unidade (SI) a unidade de carga elétrica é o (c) Coulomb. O próton e o elétron possuem a mesma quantidade de carga elétrica. O valor da carga do próton e do elétron é denominado quantidade de carga elementar (e) e possui o valor de:
e=1,6 .10-19 C
Como 1C é uma quantidade de carga elétrica muito grande, é comum a utilização de seus submúltiplos:
1 mC (milicoulomb)= 10-3 C
1 μC (microcoulomb)= 10-6 C
1 nC (nanocoulomb)= 10-9 C
A quantidade de carga elétrica total (Q) será sempre um múltiplo inteiro (n) vezes o valor da carga elementar (e). Essa quantidade de carga pode ser determinada através da seguinte expressão:
Q=n . e
Quando um corpo qualquer apresenta o número de prótons igual ao de elétrons dizemos que esse corpo está eletricamente neutro, ou seja o corpo possui carga total igual a zero. Portanto quando um corpo apresenta um número de prótons diferente ao número de elétrons dizemos que o corpo se encontra eletrizados, ou seja o corpo apresenta carga diferente a zero.
Pode se dizer que um corpo estará eletrizado quando perde ou recebe elétrons;
o campo elétrico desempenha o papel de transmissor de interações entre as cargas elétricas.
Imagine uma carga elétrica puntiforme* Q em uma região qualquer no espaço, Colocando-se uma carga de prova q em um ponto desse campo elétrico, a uma distância d da carga fonte, ela ficará sujeita a uma força , cujo módulo poderá ser calculado pela Lei de Coulomb, isto é,
Como
Obtemos facilmente
Essa expressão nos permite calculara intensidade do campo elétrico em certo ponto, quando conhecemos o valor da carga pontual Q que o criou e a distância do ponto considerado à carga. Entretanto essa expressão só pode ser usada para um campo criado por uma carga que pode ser considerada pontual. Na equação acima, o valor da constante eletrostática é:
k = 9 x 109 N.m2.C-2.
Potencial elétrico é a medida associada ao nível de energia potencial de um ponto de um campo elétrico. Ao tomarmos uma carga de prova q e a coloquemos em um ponto P de um campo elétrico. Ela adquire uma energia associada ao quanto pré-disposta ela está a entrar em movimento a
...