A importância do planejamento e seus componentes
Artigo: A importância do planejamento e seus componentes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lilia21 • 18/12/2013 • Artigo • 1.065 Palavras (5 Páginas) • 304 Visualizações
Faculdade Ítalo Brsileira – FIB
Profª: Carla Sabrina
Graduanda: Antonia Lilia Reis Cruz
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Didática
Trabalho realizado da 2ª disciplina de Didática, ministrada pela profª Carla Sabrina para obtenção da nota final.
A Importãncia do Planejamento e seus Componentes
Bragança- PA
15/11/2013
A importãncia do planejamento e seus componentes
O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento. As idéias que envolvem o planejamento são amplamente discutidas nos dias atuais. O planejamento em educação implica para além do desejo, uma ação sistemática do que se pretende. E a realidade é o primeiro aspecto a ser considerado quando se planeja.
Planejar, enquanto atividade intelectual é uma atividade que a realidade exige e que, portanto, demanda pensar a totalidade em suas múltiplas relações e determinações já que a articulação entre a ralidade e o que se pretende com a disciplina ou curso é fundamental para o processo pedagógico.
Para se entender o planejamento, seja de um curso, de uma disciplina ou de uma escola, é preciso que estejam claros alguns conceitos fundamentais que direcionam o processo educativo. Um planejamento constitui- se de alguns elementos básicos: Identificação, Objetivo, Conteúdos, Metodologia e Avaliação.
Identificação: é essencial em um bom trabalho pedagógico, porque é a partir dai que vamos saber identificar a escola, a disciplina, o ano que foi realizado o trabalho, o professor, os objetivos do trabalho, os conteúdos, a metodologia e a avaliação que será feita do aluno.
Objetivos: “é aquilo que se pretende alcançar quando realiza uma ação, fim, propósito”.
Os objetivos direcionam a ação didática, da sua importãncia fundamental para os profissionais da educação. Ao formular um objetivo, estabelecemos nossas prioridades, ou seja, listamos o que tem maior relevãncia e que precisa ser trabalhado em sala de aula.
Conteúdo: o conteúdo de uma disciplina é o conjunto de conceitos, informações e conhecimentos essenciais para a formação do prossional que se pretende.
Metodologia: é na metodologia que o professor encontra a possibilidade de escolha, de encaminhamento do seu trabalho, e é nesse momento em que ele corre o risco de escolher um encaminhamento metodologico que não seja o mais adequado ou o mais coerente com os seus fundamentos.
Avaliação: “ato ou efeito de avaliar(-se) [...] verificação que objetiva determinar a competência, o progresso etc. De um profissional, aluno etc.
A avaliação segundo Luckesi indica que “[...] para não ser autoritária e conservadora, a avaliação tem a tarefa de ser diagnóstica, ou seja, deverá ser o instrumento dialético do avanço, terá de ser o instrumento da identificação de novos rumos”.
Bom, o que pude observar lendo o texto e avaliando os elementos do planejamento é que todos eles nunca são usados isoladamentente, sempre um puxa o outro, ou seja, o objetivo é fundamental no conteúdo visto que os conteúdos não podem ter um fim em si mesmos. Eles são parte essencial do planejamento e da ação didática.
O conteúdo e metodologia perfazem uma unidade, já que priorizar um ou outro não é melhor opção pedagógica. E a articulação entre conteúdo e metodologia é fundamental, e esta, precisa ser estabelecida em função dos objetivos da disciplina.
Os objetivos, na didática, assim como na vida de maneira geral, indicam o que queremos alcançar ao final de nossa jornada, e é por isso que aqui ele é articulado á avaliação, pois somente depois de avaliar é que conseguiremos saber se atingimos ou não os objetivos estabelecidos.
O planejamento esta diretamente vinculado ao que ocorre em sala de aula e é determinante do processo ensino-aprendizazem, pois diante dos vários desafios que o professor enfrenta cotidianamente, como aluno dessinteressado, excesso de alunos em sala de aula e programas muitos extenso, o bom planejamento, ou seja, um planejamento que considere essas variavéis, o contexto maior da escola, das concepções educacionais e da sociedade mais ampla será um subsídio para o professor. Mais do que uma simples ferramenta de trabalho, o planejamento aparece como uma possibilidade de realização de um trabalho criativo, realizador e humanizador.
Faculdade Ítalo Brsileira – FIB
Profª: Carla Sabrina
Graduanda: Antonia Lilia Reis Cruz
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Didática
Trabalho realizado da 2ª disciplina de Didática, ministrada
...