A perspectiva de evitar mau funcionamento da máquina
Seminário: A perspectiva de evitar mau funcionamento da máquina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: doug123456789 • 8/10/2014 • Seminário • 2.915 Palavras (12 Páginas) • 295 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
ETAPA 1: A PERSPERCTIVA DE PREVENÇÃO DE FALHAS 4
PASSO 1 – Somatória dos números finais dos RA dos participantes. 4
PASSO 2 - Pesquisa sobre falhas mecânicas 4
PASSO 3: Falhas predominantes no projeto 6
PASSO 4: RELATÓRIO 1 – Prevenção de falha. 9
ETAPA 2: Transmissão de potência através de eixos,
acoplamentos, chavetas e estrias. 10
PASSO 1: Material do eixo para sustentação do moitão 10
PASSO 2: Identificar os modos de falhas prováveis 10
no eixo arvore do moitão e prevenções
PASSO 3: Cálculo dimensional do eixo do moitão 11
PASSO 4: RELATÓRIO 2 – Eixo Árvore. 13
ETAPA 3: 14
PASSO 1: PESQUISA SOBRE MANCAIS 14
PASSO 2: FUNÇÕES DE MANCAIS DE ROLAMENTO 16
PASSO 3: CALCULOS E ANALISE 18
PASSO 4: RELATÓRIO “MANCAIS” 18
ETAPA 4:TIPOS DE GUINDASTES 19
PASSO 1: QUAL GUINDASTE IDEAL 19
CONCLUSÃO 22
BIBLIOGRAFIA 22
Introdução
Todo projeto relacionado a maquinas, refere-se a suaestrutura final, o seu acabamento. Uma máquina é constituída de várias peças, entre elas classificadas por suas características e funções, ou seja, todo projeto é desenvolvido nos mínimos detalhes, sendo uma máquina simples, até a mais complexa que existir.
Pra determinarmos as peças necessárias em um projeto, analisamos as próprias como sendo elementos de máquinas. Toda estrutura de uma máquina é formada por suas pensas, considerando as os elementos, que cada uma tem a ter uma utilidade diferente no projeto, seja ela para acoplagem, movimentação, fixação ao posicionamento desejado ao projeto, como barras de ferros, estrutura metálicas para fixação de guindastes fixo, os parafusos de tamanhos variáveis, dependendo de sua utilidade a resistência para fins de sua importância ao projeto, polias, engrenagens, peças para movimentos entrosadas entre elas, ou ligadas a correias, correntes, para movimentos motores seja do pinhão ou de uma coroa, todas as peças conjugas em um projeto, determinamos como elementos de máquinas, que através de informações das mesmas, resistência dos materiais pra ser mais pratico, pelos cálculos, identificamos para o projeto os elementos corretos para fins do projeto, em destaques isso se baseia não apenas na construção da máquina, mas para fins econômicos, encontrar a peça mais barata para sua finalidade adequada no projeto, não gastando desnecessariamente valores a materiais alto resistentes, sem projetose cálculos para determinar os seus elementos.
ETAPA 1: A PERSPERCTIVA DE PREVENÇÃO DE FALHAS
Passo 1
Definir quais serão os dados que a equipe irá utilizar para calcular todo o projeto do
guindaste. Somar os últimos algarismos dos RA´s dos integrantes do grupo e identificar os
dados na tabela abaixo:
Somatória final deu 142 dos dois últimos números de cada RA dos participantes, e nisso identifica-se utilizarmos a carga de 3000 lbf, que é o mesmo que 1360,78 kgf.
Passo 2
Fazer uma pesquisa dos tópicos abaixo, de modo a entender quais as possíveis falhas que podem ocorrer dentro de um projeto mecânico:
Deformação elástica:
No século XII um experimento em um elemento de máquinas, sendo aplicada uma força externa axial, seja ela uma mola ou uma barra cilíndrica, é produzido alterações no comprimento do elemento. Além disso, existe uma ampla classe de materiais e também uma relação linear entra a força aplicada ao material e a sua alteração do seu comprimento, contanto que o mesmo não seja solicitado além da região elástica. Com a deflexão elástica correspondente com a deformação elástica, ocorrendo pela agregação de pequenas alterações do material, tem recuperação em sua forma original, não atingindo sua deformação com a força aplicada, excedendo o limite de escoamento do material.
Tendo isso em analise, relacionando ao projeto de elementos de máquinas, para uma deformação elástica não ser preocupação no projeto, teria que o calculo desse fenômeno a seguir rigorosamente, não atingindo, ou até mesmo chegar perto do limite de escoamento do material (que mostraremos a seguir seu significado), aonde o mesmo poderia se romper e causar um acidente no levantamento da carga do guindaste.
Escoamento:
O limite de escoamento, ou conhecido também como tensão de escoamento refere-se a tensão máxima que o material suporta uma tração elástica de deformação, se haver um acréscimo em sua tensão, e o mesmo ultrapassar seu limite de escoamento, teremos uma deformação plástica, ou seja, uma deformação permanente, no entanto que não seja capaz de voltar a sua forma original. No entanto o limite de escoamento é praticamente pra assegurar sua deformação elástica do material. Pois então, seguindo o procedimento e os cálculos corretos para que o material não atinja sua deformação plástica, não terás preocupação em nenhuma falha no projeto.
Indentação:
Ligado a dentes engrenados, ter um entrosamento nas engrenagens de uma máquina, onde as mesmas coincidem em seus encaixes, para não ter nenhuma fadiga entre elas, para seus movimentos estarem assegurados através de seus movimentos para que não possa ocorrer nenhum deslocamento caso elas não estejam estruturadas conforme uma engrenagem a outra estiver ligada. Exemplo é uma coroa e um pinhão, estarem estruturados, produzidos com medidas referentes um do outro, aos seus respectivos dentes, para que não possa ocorrer nenhum descolamento das engrenagens através de uma fadiga, ocasionando uma falha no projeto mecânico.
...