A produção de vacinas e a importância da rede de frio
Por: Vanessa Romero • 9/4/2019 • Monografia • 4.691 Palavras (19 Páginas) • 191 Visualizações
UNIVERSIDADE DE SOROCABA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA
Fernanda de Campos Moreli
Naara Jesus Nascimento
Vanessa Romero Da Silva
A PRODUÇÃO DE VACINAS E A IMPORTÂNCIA DA REDE DE FRIO
Sorocaba/SP
2017
Fernanda de Campos Moreli
Naara Jesus Nascimento
Vanessa Romero da Silva
A PRODUÇÃO DE VACINAS E IMPORTÂNCIA DA REDE DE FRIO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do Diploma de Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, da Universidade de Sorocaba.
Orientadora: Dra. Bertha Devora
Agurto Berdejo de Castro
Sorocaba/SP
2017
Fernanda de Campos Moreli
Naara Jesus Nascimento
Vanessa Romero da Silva
A PRODUÇÃO DE VACINAS E A IMPORTÂNCIA DA REDE DE FRIO
Trabalho de Conclusão de Curso aprovado como requisito parcial para obtenção do Diploma de Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, da Universidade de Sorocaba.
Aprovado em: ___/____/_______
BANCA EXAMINADORA:
Prof.ª Dr.ª Bertha Devora Agurto Berdejo de Castro
Universidade de Sorocaba
Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Rusca Correa PortoUniversidade de Sorocaba
Prof.ª Dr.ª Manuella Nobrega Dourado Ribeiro
Universidade de Sorocaba
Dedicamos este trabalho a todos que contribuíram direta ou indiretamente em nossa formação acadêmica.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos a todos que contribuíram no decorrer desta jornada, em especialmente:
A Deus, a quem devemos nossas vidas.
A nossas famílias que sempre nos apoiaram nos estudos e nas escolhas tomadas.
Ao orientador Prof.º Vidal Dias da Mota Junior, Prof.ª Bertha Devora Agurto Berdejo de Castro e Prof.ª Ana Carolina Rusca Correa Porto que tiveram papel fundamental na elaboração deste trabalho.
Aos nossos colegas pelo companheirismo e disponibilidade para nos auxiliar em vários momentos.
RESUMO
A utilização das vacinas possui como principal objetivo controlar, prevenir e erradicar doenças infecciosas a partir disto, se faz necessário seu desenvolvimento, mas para uma vacina ser aprovada é necessário um longo período de pesquisas e inúmeras etapas, bem como o entendimento de todo o processo produtivo até a imunização da população. Este estudo se trata de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa e de caráter exploratório. A boa conservação dos imunobiológicos é a garantia da qualidade do produto. Quanto maior a temperatura que a vacina foi exposta e quanto maior o tempo de exposição, menor é sua potencialidade. Diversas situações que causam a perda da potência foram apontadas, tais como: países de clima temperado pelas constantes alterações da temperatura, congelamento das vacinas, impossibilidade e alto custo para testes laboratoriais individualizados e condições das instituições de saúde, assim este trabalho ilustrou os problemas apontados por diversos autores em relação ao controle da temperatura durante a cadeia produtiva das vacinas para que soluções possam ser identificadas posteriormente.
Palavras-chave: vacinas, produção, potência
ABSTRACT
The use of vaccines has as main objective to control, prevent and eradicate infectious diseases from this, if its development is necessary, but for a vaccine to be approved it is necessary a long period of research and numerous steps, as well as the understanding of the whole process population immunization. This study is a bibliographical review with a qualitative and exploratory approach. The good conservation of the vaccine is the guarantee of the quality of the product. The higher the temperature the vaccine was exposed and the longer the exposure time, the lower its potentiality. Several situations that cause loss of potency have been pointed out, such as: temperate countries with constant temperature changes, vaccination freezes, impossibility and high cost for individualized laboratory tests and conditions of health institutions, thus this work illustrated the problems pointed out by several authors regarding the temperature control during the production chain of the vaccines so that solutions can be identified later.
Key words: vaccines, production, potency
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 8
2 OBJETIVO GERAL 10
2.1 Objetivos específicos 10
3 METODOLOGIA 11
4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 12
4.1 Tipos de vacinas 13
4.2 Etapas do desenvolvimento de vacinas 14
5 DISCUSSÃO 18
6 CONCLUSÃO 20
REFERÊNCIAS 21
1 INTRODUÇÃO
A utilização das vacinas possui como principal objetivo controlar, prevenir e erradicar doenças infecciosas. (LEAL, 2004). A primeira vacina desenvolvida foi por Edward Jenner, ele realizou experimentos relativos à varíola, que na época foi uma das doenças mais temidas pela humanidade. Observou que pessoas que ordenhavam vacas não contraíam a varíola, desde que tivessem adquirido a forma animal da doença, após esta observação, Jenner extraiu o pus da mão de uma ordenhadora que havia contraído a varíola bovina e o inoculou em um menino saudável, James Phipps, de oito anos, em 04 de maio de 1796. O menino contraiu a doença de forma branda e logo ficou curado. Em 1º de julho, Jenner inoculou no mesmo menino líquido extraído de uma pústula de varíola humana. James não contraiu a doença, o que significava que estava imune à varíola. Com esta descoberta surgiu uma tecnologia capaz de mudar o processo de saúde e doença em diversos seres vivos. (MADIGAN, MARTINKO e PARKER, 2016).
...