ACIDENTES DO TRABALHO E PREVENCIONISMO
Por: RicardoCardos7 • 12/9/2015 • Trabalho acadêmico • 584 Palavras (3 Páginas) • 1.299 Visualizações
ACIDENTES DO TRABALHO E PREVENCIONISMO
RESUMO
As inovações tecnológicas e organizacionais trouxeram muitos benefícios tanto para as empresas (aumento da produtividade) quanto para os trabalhadores (eliminação de tarefas pesadas). Essa relação estabelecida entre o homem e a tecnologia gerou novos riscos para a saúde dos trabalhadores nos aspectos físico, mental e social. A evolução desse processo passou a exigir dos trabalhadores uma maior qualificação e uma crescente intervenção nos processos produtivos, o que consequentemente tornou-os mais suscetíveis a acidentes de trabalho. A segurança e a saúde no trabalho tornaram-se multidisciplinares e seu objetivo principal é a prevenção dos riscos profissionais.
O Prevencionismo é o conjunto de ações relacionadas com o ato ou efeito de prevenir-se contra qualquer ameaça ao seu bem estar e segurança. Do ponto de vista da Segurança do Trabalho, prevencionismo é o conjunto de ações de cunho legais e técnico-científicas que visam identificar e prevenir riscos que possam causar perdas materiais e/ou prejuízo à saúde do trabalhador por meio da realização de seu trabalho em qualquer atividade profissional.
Conceito de Acidente do Trabalho (AT) : Acidente de Trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, ou ainda, pelo serviço de trabalho de segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda, ou a redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Vários outros dispositivos legais retificam esta conceituação com pequenas variantes, dependendo do enfoque prevencionista ou previdenciário.
Podemos classificar em três tipos as ocorrências de acidentes do trabalho: Acidentes típicos, acidentes de trajeto e doença profissional.
Os Acidentes de Trabalho podem ser evitados, ou seja, são passíveis de prevenção. Podem ocorrer por falha humana ou por fatores ambientais.
Falha Humana ou Ato inseguro: É a maneira como as pessoas, consciente ou inconscientemente, se expõem a possibilidade de ocorrência de acidente do trabalho.Exemplos : Falta de atenção no trabalho, não usar ou utilizar inadequadamente os EPI’ s e uso de ferramentas inadequada ou danificada.
Fatores Ambientais ou Condições Inseguras: São aquelas que geradas e/ou mantidas nos locais de trabalho, colocam em risco a integridade física das pessoas e das instalações. Exemplos : Excessos de ruídos, falta de iluminação e ventilação e áreas insuficientes.
CUSTO DO ACIDENTE DE TRABALHO
Custo social: Os acidentes do trabalho e as doenças ocupacionais são um sério obstáculo para o desenvolvimento sócio econômico, pois enfraquecem um dos principais recursos da força de produção que é o próprio trabalhador. No Brasil ocorreram muitas melhorias em relação ao impacto social dos acidentes e das doenças ocupacionais, mas ainda se perde muitas vidas humanas, recursos materiais, produtividade e qualidade dos produtos pelo descumprimento das leis e normas da segurança do trabalho.
...