AD - Prática Profissional Em TI
Monografias: AD - Prática Profissional Em TI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunomacario • 17/10/2013 • 1.518 Palavras (7 Páginas) • 692 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividade de avaliação a distância (AD)
Disciplina: Prática Profissional em TI
Curso:
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Segundo a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), as categorias de ocupações podem se dividir em áreas e subáreas. Na área de TI (Tecnologia da Informação), existem diversas ocupações que podem estar agrupadas ou desenvolvidas por diversos profissionais. Dentre as principais categorias encontradas, podemos citar: analistas de sistemas computacionais, engenheiros em computação, administradores de redes, sistemas e banco de dados, gerentes de TI, dentre outros. Acesse o site da CBO em http://www.mtecbo.gov.br/ e pesquise outras três ocupações na área de TI, preenchendo o quadro abaixo:
(3,5 pontos)
Código de ocupação
1236-05
2031-05
3171-10
Título
Diretor de serviços de informática
Pesquisador em ciências da computação e informática
Programador de sistemas de informação
Descrição
Estes profissionais são responsáveis pelo planejamento e coordenação de atividades de T.I e serviços; definem projetos, metas, objetivos, riscos, devem estar atentos as necessidades dos clientes e aos avanços tecnológicos; dirigem, administram e controlam o desempenho de equipes a fim de garantir a qualidade e eficiência dos serviços prestados; organizam recursos humanos, materiais e financeiros.
Estes profissionais atuam em pesquisas científicas em computação e informática, coletam, analisam e tratam dados físicos e de fontes secundárias. Desenvolvem metodologias, técnicas, ferramentas e equipamentos para a realização de experimentos no intuito de criar modelos e teorias. Coordenam projetos, pesquisas e propagam conhecimentos científicos. Podem ministrar aulas, prestar consultoria além de realizar avaliações em pesquisa e desenvolvimento.
Tem por objetivo desenvolver sistemas e aplicações, determinar a interface gráfica, a ergonomia da navegação, estruturar banco de dados e codificar programas; projetar, implantar e efetuar a manutenção de sistemas e aplicações desenvolvidas. Planejam as etapas e ações de trabalho.
Condições gerais de
exercício
A atuação desses profissionais está relacionada às atividades de informática, financeiras, de defesa e seguridade social, administração pública, entre outras. Trabalham de maneira individual, não são supervisionados, em ambientes fechados e geralmente em horário diurno. Ocasionalmente, podem ser sobrecarregados de informação.
Estes profissionais atuam, especialmente, em p & d e no ensino, geralmente em universidades e em instituições de pesquisas públicas ou privadas. Desempenham atividades em equipes e seu vinculo empregatício costuma ser como empregado celetista principalmente no setor privado, ou como estatutário no setor público. Executam seus trabalhos em ambientes fechados, com supervisão ocasional e em horário diurno.
Atuam em atividades de informática e relacionadas, presentes em todas as atividades econômicas. Em sua maioria são empregados com carteira assinada e realizam suas atividades no horário noturno. Todas as atividades são desenvolvidas em ambiente fechado, trabalham individualmente ou em equipe e eventualmente podem ser supervisionados. Em algumas ocupações podem realizar seus trabalhos a distância.
Formação e experiência
Exige-se nível superior completo e mais de cinco anos de experiência profissional em áreas gerenciais para que se possa ingressar nessa ocupação.
Os detentores dessas ocupações devem possuir pelo menos nível superior completo, contudo, é habitual apresentarem formação em cursos de pós-graduação. A experiência exigida varia de acordo com o local de exercício das ocupações, podendo variar de um a cinco anos. O ingresso e a progressão na carreira, normalmente ocorrem por meio de concursos, em caso de vinculo à área pública.
Para atuar nessa ocupação é necessário ensino técnico de nível médio em informática ou superior incompleto nas áreas de exatas, informática ou engenharia e experiência de um a dois anos. Este profissional deve estar constantemente atualizado.
Áreas de atividade
1. Planejar atividades de T.I
2. Dirigir equipes
3. Coordenar projetos
4. Implementar serviços e produtos
5. Controlar qualidade e eficiência do serviço
6. Interagir com diretores e acionistas
7. Comunicar-se
1. Desenvolver pesquisas científicas em ciências naturais e exatas
2. Disseminar conhecimento científico
3. Formar recursos humanos
4. Elaborar projeto de pesquisa
5. Coordenar atividades de pesquisa
6. Realizar atividades de consultoria e avaliação em pesquisa e desenvolvimento
1. Desenvolver sistemas e aplicações
2. Realizar manutenção de sistemas e aplicações
3. Implantar sistemas e aplicações
4.
...