ADAPTAÇÃO DE CALDEIRA A GÁS PARA QUEIMA DE BIOMASSA
Por: Reginaldo Pereira Barbosa • 21/11/2016 • Monografia • 1.932 Palavras (8 Páginas) • 321 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA
Av. Dr. Armando Pannunzio, 1478 – Jd. Vera Cruz – Sorocaba/SP – CEP:18050-000 – (15) 3321-1500
www.anhanguera.com
0800 15 21 36
Carolina dos Santos Gonçalves
SOROCABA
2016
[pic 2]
Carolina dos Santos Gonçalves[pic 3]
ADAPTAÇÃO DE CALDEIRA A GÁS PARA QUEIMA DE BIOMASSA
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da Instituição Anhanguera Sorocaba
Orientador: Profª Daniela de Sá
SOROCABA
2016
SUMÁRIO
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1 PROBLEMA
2. OBJETIVOS
1.2 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
3. JUSTIFICATIVA
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.4 HISTÓRICO E CONTEXTO ENERGÉTICO
5. METODOLOGIA
5.1 BIOMASSA
6. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO
7. REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Com um cenário não muito favorável no que diz respeito a preços de gás natural se fez necessário a busca por soluções mais eficientes na geração de energia elétrica na indústria, e com isso levou a utilização da biomassa como recurso primário da matriz energética, como alternativa mais barata para aumentar a competitividade no mercado atual, ou seja, o uso de tecnologias de ponta para a obtenção dos resultados.
PROBLEMA
A automação está conseguindo espaço na geração de energia limpa?
- OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Este trabalho terá como objetivo demonstrar como as fontes primárias de energias renováveis estão obtendo um lugar importante na busca por competitividade no meio fabril, e a automação também tem sido utilizado como uma ferramenta de apoio fundamental não só na produção em série de manufatura e também na geração de energia limpa por meio da biomassa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
Eficiência no processo produtivo;
Melhoria no sistema de monitoramento da planta;
Redução no consumo da matriz energética através da biomassa.
- JUSTIFICATIVA
O que impulsionou a realização deste trabalho foi o desafio de poder analisar e entender que um processo de adequação de um equipamento pode ser muito árduo e nem sempre bem sucedido.
Serão apresentados conceitos e definições como ferramentas necessárias para às decisões estratégicas do setor de engenharia de manutenção.
Abordaremos também o aspecto sócio econômico para o valor agregado para a operação dos negócios da empresa.
- fundamentação teórica
HISTÓRICO E CONTEXTO ENERGÉTICO
A partir da década de 90, a cogeração iniciou um processo de crescimento até então nunca experimentado, pois até o momento, não se dava a importância necessária para as energias consideradas “limpas”, e iniciou-se o conceito de “ideologia verde” com pressões dos ambientalistas sobre as formas de geração de energia. Essas pressões era, convertidas em metas, estabelecidas em convenções mundiais ( UNFCCC, 2013; ECO-92 ).
Os resíduos que são gerados naturalmente na colheita de cereais e no corte de árvores, tal como a palha e os resíduos de madeira. Este grupo de “sub-produtos” é especialmente adequado para a reciclagem com fins de geração de energia, porque reduz os custos de produção dos principais produtos, ou aumenta o rendimento da cadeia de cultivo. As fontes de biomassa utilizadas como combustíveis são classificados de acordo com o estado de agregação em que se encontram: sólido, líquido e gasoso. Forma e o estado de agregação dos produtos de biomassa processados são determinados pelas tecnologias e sistemas de conversão disponíveis.
Existem três formas de energia fundamentais: energia calorífica, energia mecânica e energia elétrica, e todas elas podem ser obtidas através das fontes de biomassa. Existem muitas possibilidades de geração das formas de energia desejadas, a partir das fontes de biomassa, em diferentes estados de agregação.
Energia Calorífica
Normalmente o calor é produzido em sistemas de combustão. Numa pequena escala, estes sistemas podem aquecer uma habitação, enquanto que em grande escala, o calor gerado numa central e por meio de redes de distribuição pode aquecer as casas de vários quarteirões de uma cidade. Para sistemas de combustão estacionários, cuja única função seja a produção de calor, predominam os combustíveis sólidos, no que diz respeito à biomassa. A madeira, como resíduo ou matéria-prima, pode ser usada para geração de calor, com baixos custos de processamento, de trituração ou secagem.
...