ANÁLISE DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE UMA PONTE ROLANTE
Por: wagnernf2 • 14/6/2018 • Projeto de pesquisa • 3.203 Palavras (13 Páginas) • 285 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO MOACYR SREDER BASTOS[pic 1]
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
CARLOS HENRIQUE LEMOS DE OLIVEIRA
ANÁLISE DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE UMA PONTE ROLANTE
RIO DE JANEIRO
2017
CARLOS HENRIQUE LEMOS DE OLIVEIRA[pic 2]
ANÁLISE DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE UMA PONTE ROLANTE
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos como requisito para aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, sob a orientação do Professor Hélio França.
RIO DE JANEIRO
2017
LISTA DE ILUSTRAÇÕES[pic 3]
Figura 5.1 – Crescimento das expectativas de manutenção 20
Figura 5.2 – Tipos de ponte rolante 01 (KITCRANES) 21
Figura 5.3 – Tipos de ponte rolante 02 (KITCRANES) 22
LISTA DE ABREVIATURAS[pic 4]
ABNT | Associação Brasileira de Normas Técnicas |
SUMÁRIO[pic 5]
1 INTRODUÇÃO 13
2 OBJETIVOS 15
2.1 Objetivo Geral 15
2.2 Objetivos específicos 15
3 JUSTIFICATIVA 16
4 PREMISSAS 18
5 REFERENCIAL TEÓRICO 19
5.1. História da Manutenção 19
5.1.1 Tipos de Manutenção da ponte rolante 20
5.1.2 Tipos de pontes rolantes 21
5.1.3 Manutenção Preventiva 22
5.1.4 Manutenção Preditiva 23
5.1.5 Manutenção Corretiva 23
6 METODOLOGIA 24
6.1 Abordagem Metodológica 24
6.2 Procedimento metodológico 24
6.3 Recursos Necessários 25
7 CRONOGRAMA 26
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 27
[pic 6]
INTRODUÇÃO
Na atualidade, para que uma empresa mantenha-se no mercado é necessário estar preparada para enfrentar o mundo competitivo do segmento em que é atuante, pois cada vez mais as indústrias precisam destacar-se em eficiência para atender de forma eficaz as demandas de seus bens produzidos. Tendo em vista a globalização da economia a busca de qualidade total em serviços produzidos e gerenciamento ambiental, passou a ser a meta de todas as empresas. E para atingir essa missão com êxito é necessário que seja mínimo seu tempo perdido por falhas das máquinas e equipamentos. (REIS, 2010)
Nas indústrias portuárias, siderúrgicas, metalúrgicas e entre outras indústrias e fábricas que nas suas rotinas laborais necessitam transportar, elevar e abaixar cargas, bem como matérias primas tanto de pequeno e principalmente as de grande porte, é importantíssimo o uso de um equipamento denominado ponte rolante. Tendo em vista que esta máquina é essencial para o transporte de determinados objetos, faz-se imprescindível a aplicação do mesmo em perfeitas condições de uso.
Por definição compreende-se que ponte rolante é um equipamento utilizado para içamento, ou seja, para elevação de cargas, e são compostas basicamente de viga, carro e talha. Podem ser móveis ou fixas, com o propósito de manipular objetos classicamente grandes e pesados, e que não podem ser movidos facilmente de forma manual. Nas indústrias do ramo siderúrgico geralmente são encontradas muitas pontes rolantes para lidar com todo o processo de fabricação do aço, estes equipamentos são também utilizados em quase todos os portos de todo o mundo, para trazer objetos de dentro dos navios para fora, ou para movimentações na região retro portuária. Estes guindastes tendem a ser muito grande, apresentam alto custo de aquisição, mas a relação custo x benefício pode ser muito vantajosa e valer a pena a aquisição de um modelo no caso de movimentação de grandes volumes de materiais. Desta forma Sua construção depende de uma viga que está permanentemente fixada sobre uma estrutura de suporte. Isto pode ser realizado através da construção de uma grua em uma estrutura, ou através da construção de uma plataforma que detenha a viga. (MECÂNICA INDUSTRIAL, 2017)
Compreende-se que a ponte rolante representa um equipamento muito importante para os segmentos industriais e algum problema nesse equipamento por falta de manutenção prévia pode gerar várias ocorrências negativas na empresa, tais como: interrupções do processo produtivo, surgimento de riscos, acidentes, desperdícios gerando custo na reposição do equipamento.
Com o intuito de minimizar problemas mecânicos inesperados na ponte rolante, este projeto visa elaborar mecanismos de manutenção em prol de evitar ao máximo avaria nos equipamentos e “baixa” dos processos produtivos.
...