TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DA CERÂMICA NA CONSTRUÇÃO

Por:   •  15/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.509 Palavras (19 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 19

UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS-

UNILAGO

Leticia Cruz

Renan Henrique

Patrick Marques

2° Período Engenharia Civil B

PROJETO INTERDISCIPLINAR

ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DA CERÂMICA NA CONSTRUÇÃO

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2016

UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS

Leticia Cruz

Renan Henrique

Patrick Marques

PROJETO INTERDISCIPLINAR

ANÁLISE FISICO-QUÍMICA DA CERÂMICA NA CONSTRUÇÃO

Projeto Interdisciplinar apresentado ao Curso de Engenharia Civil União das Faculdades dos Grandes Lagos – UNILAGO como requisito para aprovação no 2ºperíodo do curso de  Engenharia Civil.

Orientador(a): Danúbia Martins e Lucas Romano.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

        2016

AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos professores orientadores que nos auxiliaram no decorrer do trabalho, e os demais professores que nos ajudaram a concluir cada etapa da pesquisa. Também aos queridos colegas de classe, que prestaram ajuda com conhecimento. E principalmente a todo o nosso grupo, que dividindo tarefas e conhecimento conseguiu concluir o projeto.

RESUMO

O presente Projeto Interdisciplinar propõe a pesquisa sobre as características físicas e químicas de um material usado em construções. A partir desta pesquisa são realizados estudos a partir das disciplinas cursadas durante o semestre: Geometria Analítica 2, Física Geral e Experimental 2, Calculo Diferencial Integral 2, Química Geral, Mecânica Aplicada à Engenharia, Calculo Numérico e Desenho Técnico 2. A integração entre estas disciplinas em torno de um projeto comum é de grande importância para o desenvolvimento de capacidades acadêmicas e profissionais dos alunos do curso de Engenharia Civil.

Palavras-chaves:

 [engenharia civil, características, material, projeto]

Sumário

1  INTRODUÇÃO        6

2 CONTEXTO HISTÓRICO DA CERÂMICA        7

2.1 INDÚSTRIAS DA CERÂMICA NA ATUALIDADE        8

3. CARACTERISTICAS FISICO-QUÍMICAS DA CERAMICA        10

3.1 CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DOS CERÂMICOS        10

3.2  CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DOS CERÂMICOS        12

4. EXERCICIOS DAS DISCIPLINAS DO CURSO        13

4.1 EXERCÍCIO DE FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL 2        13

4.2 USO DA CERÂMICA EM PROJETOS ARQUITETÔNICOS        15

4.3 EXERCÍCIO DE MECÂNICA        17

4.4 EXERCÍCIO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II        22

4.5 EXERCÍCIO DE GEOMETRIA ANALÍTICA II        24

4.6 EXERCÍCIO DE CÁLCULO NUMÉRICO        25

5 CONCLUSÃO        28

6 BIBLIOGRAFIA        28


1  INTRODUÇÃO

O material pesquisado  no projeto foi a Cerâmica. Os matérias cerâmicos são em sua grande parte compostos por argila, e são abundantemente utilizados nas construções civis. Nos seus elementos contidos, estão os Metálicos e os não metálicos sendo essa uma característica particular dos cerâmicos. Essa combinação de elementos metálicos e não metálicos proporciona diferentes arranjos estruturais, oque proporciona uma intensa variedade na aplicação da cerâmica na construção civil.( ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CERÂMICA).

Além disso os cerâmicos podem ser divididos em dois tipos, os Naturais, que é nada mais nada menos, em como são encontrados na natureza (Argila e rocha). E também os industrializados que são utilizados em construções.

 Os três principais tipo de cerâmica industrializada são, a cerâmica vermelha (materiais como telha e tijolos) que dão suporte e proteção para a construção, a cerâmica branca (louças sanitárias) utilizada na construção de banheiros por exemplo, e placas cerâmicas (azuleijos, pastilhas, pisos, porcelanatos etc) utilizadas no revestimento de construções. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CERÂMICA).

Na cerâmica tradicional a matéria-prima é utilizada após a separação de impurezas por processos físicos. Resumindo, não são submetidas a reações químicas, então se considera a matéria-prima natural. Já a cerâmica avançada, trabalha-se com matérias-primas sintéticas. Por esse motivo então, existe diversos tipos de cerâmica no mercado.

Existe algumas características do material cerâmico. Como, a alta estabilidade térmica, possuir alta durabilidade porém ao mesmo tempo ser um material frágil, baixa condutividade térmica, entre outras caracteristicas. Essas diferentes características da cerâmica a faz ser usada em uma obra tanto para a parte de estrutura como o revestimento.

        

2 CONTEXTO HISTÓRICO DA CERÂMICA

Utensílios cerâmicos são usados desde a antiguidade. Estudos arqueológicos indicam a existência de cerâmicos em (25000 a.C.) além de materiais de construção como tijolos, telhas, blocos de 5000 a 6000 a.C.

De acordo com estudos o contato do ser humano fabricando materiais para construção através da cerâmica, começou a muito tempo nas primeiras civilizações que se encontravam no oriente Médio, há milhares de anos atrás.

Segundo um relatório de cerâmica do (SEBRAE, 2008), os primeiros tijolos queimados datam de 3000 a.C., onde utilizavam em revestimentos externos e muros de proteção. Entre 1600 e 1100 a.C. foram encontrados, onde se localizava Babilônia, alguns exemplares de tijolos queimados. Além disso, em 430 a.C. também foram encontradas na Grécia telhas, e segundo indícios houve  utilização de telhas nessa mesma época também na China e Japão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (804.8 Kb)   docx (762.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com