ANÁLISE DA ESTABILIDADE GLOBAL DE UM EDIFÍCIO
Por: TayaneGabriela • 25/6/2017 • Trabalho acadêmico • 6.473 Palavras (26 Páginas) • 351 Visualizações
[pic 1] | FACULDADE DE ENGENHARIA ENGENHARIA CIVIL |
ANÁLISE DA ESTABILIDADE GLOBAL DE UM EDIFÍCIO.
DÉBORA VIEIRA BUENO
LAÍS SOARES
LEANDRO DOS SANTOS
LEONARDO MATIUSSI
LETICIA MARTINS
PAULO HENRIQUE
TAYNÁ MOLINA
Presidente Prudente - SP
2016
[pic 2] | FACULDADE DE ENGENHARIA ENGENHARIA CIVIL |
ANÁLISE DA ESTABILIDADE GLOBAL DE UM EDIFÍCIO.
DÉBORA VIEIRA BUENO
LAÍS SOARES
LEANDRO DOS SANTOS
LEONARDO MATIUSSI
LETICIA MARTINS
PAULO HENRIQUE
TAYNÁ MOLINA
Trabalho apresentado a Faculdade de Engenharia, Curso de Engenharia Civil da Universidade do Oeste Paulista, como parte dos requisitos para aprovação da disciplina Teoria das Estruturas II.
Docente:
Filipe Bittencourt Figueiredo
Presidente Prudente - SP
2016
BANCA EXAMINADORA
_______________________________________________
Prof. Eng. Esp. Filipe Bittencourt Figueiredo
Universidade do Oeste Paulista – Unoeste
Presidente Prudente-SP.
RESUMO
ANÁLISE DA ESTABILIDADE GLOBAL DE UM EDIFÍCIO.
A dimensão estrutural de um edifício é muito importante quando se trata da análise dos esforços de segunda ordem de um edifício. Desta forma, o vigente trabalho tem como objetivo a verificação da estabilidade global de um edifício e o efeito de temperatura da estrutura do mesmo. Para a execução das análises foi utilizado o sistema operacional Ftool, e conduziu-se seguinte os requisitos contidos na ABNT 6118/2014. Na verificação do parâmetro γz, as respostas também demostraram que a estrutura é considerada de nós fixos em ambas as direções (X, Y) analisadas. Na verificação do parâmetro α, observou-se que a estrutura possuiu nós fixos em ambas as direções (X, Y) analisadas. E em referência ao efeito da temperatura conclui-se que as respostas adquiridas no programa Ftool conferem com as atingidas manualmente. Por conseguinte, conclui-se, de acordo com os critérios especificados pela ABNT 6118/2014, os efeitos de segunda ordem não necessariamente precisam ser utilizados no decorrer dos cálculos estrutural do edifício.
Palavras-chave: Parâmetro α, Coeficiente γz, Efeito temperatura e estabilidade global em edifícios.
LISTA DE SIGLAS
ABNT | – Associação Brasileira de Normas Técnicas |
LISTA DE QUADROS
QUADRO 1 - QUADRO 2 - | Cálculo do γ na direção X. Cálculo do γ na direção Y. | 39 42 |
LISTA DE FIGURAS E GRÁFICOS.
GRÁFICO 1 GRÁFICO 2 GRÁFICO 3 FIGURA 1 - FIGURA 2 - FIGURA 3 - FIGURA 4 - FIGURA 5 - FIGURA 6 - FIGURA 7 - FIGURA 8 - FIGURA 9 - FIGURA 10 - FIGURA 11 - FIGURA 12 - FIGURA 13 - FIGURA 14 - FIGURA 15 - FIGURA 16 - FIGURA 17 - FIGURA 18 - FIGURA 19 - FIGURA 20 - FIGURA 21 - FIGURA 22 - FIGURA 23 - FIGURA 24 - FIGURA 25 - FIGURA 26 - | Diagrama Fxδ linear e não linear.................................................... Diagrama de Tensão-Deformação do concreto (linear)................. Diagrama de Tensão-Deformação do concreto (não linear).......... Barra vertical com variação de posição no espaço....................... Barra vertical submetida a ações vertical e horizontal................... Reações na barra vertical indeformada.......................................... Reações na barra vertical deformada............................................. Variação linear de um elemento..................................................... Deformação no comprimento de um elemento............................... Elemento que sofreu deformação................................................... Planta de Locação dos Pilares (Direção X).................................... Estrutura modelada na direção X no programa Ftool..................... Representação do deslocamento no edifício na direção X............ Planta de Locação dos Pilares (Direção Y).................................... Estrutura modelada na direção Y no programa Ftool..................... Representação do deslocamento no edifício na direção Y............ Locação dos Pilares....................................................................... Estrutura modelada na direção X no programa Ftool..................... Comportamento da estrutura sujeita aos esforços na direção X.... Locação dos Pilares....................................................................... Estrutura modelada na direção X no programa Ftool..................... Comportamento da estrutura sujeita aos esforços na direção Y.... Representação do pórtico no Ftool, com recorte na direção X.…. Pórtico representado no Ftool...................................................…. Pórtico sob efeito de diferencial de temperatura............................ Deslocamentos da estrutura em virtude da temperatura................ Pórtico com força unitária e diferencial de temperaturas............... Diagrama de Momento Fletor......................................................... Diagrama de Esforço cortante........................................................ | 16 17 18 19 19 20 21 26 27 27 30 31 31 33 34 34 37 38 38 40 41 41 43 44 45 45 46 46 47 |
...