ANÁLISE DA SITUAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA NO BRASIL: UM IMPULSO A NOVOS EMPREENDIMENTOS NA MATRIZ ENERGÉTICA RENOVÁVEL
Por: stekims • 4/12/2017 • Projeto de pesquisa • 2.529 Palavras (11 Páginas) • 356 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – UTFPR
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA – DAELT
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ELETROTÉCNICA
CURSO DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
ANGELO MAKIO WAKIZAKA
STÉFANO KIM SIMÃO
ANÁLISE DA SITUAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA NO BRASIL: UM IMPULSO A NOVOS EMPREENDIMENTOS NA MATRIZ ENERGÉTICA RENOVÁVEL
PRÉ PROJETO DE METODOLOGIA DA PESQUISA
CURITIBA
2016
ANGELO MAKIO WAKIZAKA
STÉFANO KIM SIMÃO
ANÁLISE DA SITUAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA NO BRASIL: UM IMPULSO A NOVOS EMPREENDIMENTOS NA MATRIZ ENERGÉTICA RENOVÁVEL
Projeto apresentado como pré-requisito para a aprovação da disciplina de Comunicação e metodologia da Pesquisa, do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica – DAELT – da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.
Orientador: Prof. Dr. Faimara do Rocio Strauhs.
CURITIBA
2016
RESUMO
SIMÃO, Stéfano; WAKIZAKA, Angelo. Análise da situação da energia eólica no Brasil: Um impulso a novos empreendimentos na matriz energética renovável. Projeto de Pesquisa – Tecnologia em Automação Industrial – Modalidade Comunicação e Metodologia, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Incluir o resumo de no máximo 500 palavras – sugestão entre 250 e 300, para o Projeto, em parágrafo bloco, espaço simples. A utilização eficiente de dados e informações, para gerar lucros, diferem as empresas no atual cenário de intensa competitividade mundial. Em diversas oportunidades, os dados existem, mas acabam sendo mal gerenciados e administrados gerando informações errôneas. O presente estudo tem como objetivo suprir a lacuna existente entre os dados encontrados no chão de fábrica e o sistema de gestão empresarial, propondo uma interface, que faz parte de um Sistema de Apoio à Decisão. Os resultados pretendidos são o gerenciamento de dados com minimização de problemas como: falta de informações confiáveis sobre estoques, falta de matéria prima, possível não atendimento ao cliente e perdas de novos projetos. O estudo foi classificando com sendo de natureza científica aplicada, sendo esta uma pesquisa descritiva e bibliográfica.
Palavras-chave:
- Matriz energética renovável
- Energia eólica
- Geração de empregos
- Capacidade instalada
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 TEMA 4
1.1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA 5
1.2 PROBLEMAS E PREMISSAS 5
1.3 OBJETIVOS 7
1.3.1 OBJETIVO GERAL 7
1.3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7
1.4 JUSTIFICATIVA 1
1.5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 8
1.6 REFERENCIAL TEÓRICO 9
1.7 ESTRUTURA DO TRABALHO 11
1.8 CRONOGRAMA 11
REFERÊNCIAS 13
- INTRODUÇÃO
Este capítulo será abordado o tema do projeto, os problemas enfrentados, o objetivo do trabalho, a justificativa do estudo em questão, a metodologia desta pesquisa, seus procedimentos metodológicos e o embasamento teórico do projeto.
- TEMA
Atualmente, com a alta demanda do consumo de energia elétrica no Brasil e no mundo, o assunto da escassez dos recursos fósseis e a necessidade da redução dos gases causadores do efeito estufa, a ampliação de fontes de energia renováveis deve-se a fim de atingir um desenvolvimento sustentável.
A queima dos combustíveis fósseis, maior representante da emissão dos gases causadores do efeito estufa, são a maior parcela da causa dos danos causados ao meio ambiente, como o aquecimento global, sendo na ordem de 80% (DEUS; ISSBERNER, 2016).
Somete 12.7% é a parcela correspondente de energia renovável gerada no mundo (JUNIOR, 2010). O Brasil possui 47.3% de geração renovável de toda sua produção de energia (JUNIOR, 2010), contudo torna-se cada vez mais difícil manter este percentual. Com as vantagens oferecidas por termelétricas de custo e confiabilidade, tem-se aumentado a participação das energias não renovável no país.
“O setor étrico brasileiro utiliza a sinergia hidro-térmica, a fim de garantir a modicidade tarifária aliada à segurança no suprimento. A complexidade do Licenciamento Ambiental da hidrotérmicas tem grade influência na escassa oferta de concessões dessas usinas pelo Governo. Além disso, as vantagens de custo e confiabilidade oferecidos pelas termoelétricas a carvão e a olho, quando comparadas às fintes complementares (biomassa, eólica, PCHs), tem aumentado a participação das fontes não renováveis na matriz energética brasileira. ” (JUNIR, 2010).
Tendo a devida importância da geração de energia eólica neste cenário de crise, com este adendo o tema do trabalho é analisar a matriz energética renovável nacional, em específico na parcela de produção de energia eólica.
- Delimitação do Tema
Este projeta trata acerca da conservação de energia, em específico sobre a matriz energética renovável. Com esta visão será feito uma análise da geração de energia elétrica no país a partir de uma das fontes da matriz renovável, que será a eólica.
Vê-se o potencial da energia eólica sobre o território nacional em comparativo com a geração mundial, e qual seu impacto sobre o possível aumento sobre a matriz atual brasileira.
...