ANÁLISE DE MODELAGEM DE PROCESSO DE USINAGEM VOLTA REDONDA
Por: Beatriz Souza • 11/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.122 Palavras (5 Páginas) • 474 Visualizações
FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MODELAGEM TECNOLOGICA DE FLUXO
BEATRIZ DE SOUZA PINTO
BRENO MAIA MEDEIROS ROCHA
LARISSA DE ANDRADE BASILIO CABRAL
ANÁLISE DE MODELAGEM DE PROCESSO DE USINAGEM
VOLTA REDONDA
2016
FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MODELAGEM TECNOLOGICA DE FLUXO
ANÁLISE DE MODELAGEM DE PROCESSO DE USINAGEM
Trabalho apresentado ao Curso de
Engenharia de Produção do UniFOA.
Alunos:
Beatriz de Souza Pinto
Breno Maia Medeiros Rocha
Larissa de Andrade. B Cabral
Orientador:
Profª Flavia Vitoretti de Paula
VOLTA REDONDA
2016
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é representar através do programa Promodel™ e do programa Arena™ um processo real, com todas suas condições e sugerir possíveis melhorias. O processo é realizado em uma microempresa chamada Produz Usinagem de Precisão, localizada em Volta Redonda – RJ, atuante no ramo da usinagem de precisão convencional e CNC. A empresa possui quatro máquinas, sendo essas: torno convencional, torno CNC, retífica e fresa, além de diversos instrumentos de medição. A empresa tem dois funcionários, sendo ambos responsáveis por toda administração e fabricação dos produtos, sem divisão de cargos.
Neste trabalho será feita a simulação do processo de fabricação de cinco buchas de bronze utilizadas em caixa de câmbio de carros automáticos, pois é uma das peças de maior fabricação na microempresa em questão. Serão analisados o tempo gasto com preparação da máquina e a forma como as peças semiacabadas e acabadas são distribuídas, de forma a otimizar o processo, reduzindo tempo necessário para se produzir um lote do produto.
2. PROCESSO ATUAL
O processo em estudo é a fabricação de cinco buchas câmbio de carro automático, feitas em bronze. É uma das peças que tem maior demanda na empresa, por este motivo foi escolhida para o estudo. As peças estão representadas na figura 1.
[pic 1]
Figura 1: buchas de bronze para carro automático
O processo de fabricação atual é realizado da seguinte forma:
- Inicialmente, é feita a programação do torno CNC, que leva 30 minutos;
- Em seguida a peça é torneada, processo que leva 3 minutos. As peças são acumuladas até que as cinco estejam prontas para seguir para a fresa;
- Após, é realizada a preparação da fresa, que também leva 30 minutos;
- Logo após é feito o processo de rasgo na fresa, com duração de 2 minutos;
- As peças são acumuladas em uma bancada (mesa), onde são embaladas;
- Por fim, seguem para a caixa, finalizando o processo.
É importante salientar que apenas um funcionário é responsável pela preparação das duas máquinas, o que faz com que o início do processo leve 1 hora.
3. PROCESSO PROPOSTO
Após a análise dos resultados do processo, concluiu-se que era possível aplicar melhorias ao deixar de acumular peças em cada etapa do processo (torno e fresa) e manter as duas máquinas em funcionamento simultâneo, sendo cada um dos operários responsável por uma delas, otimizando assim o tempo de produção. Além disso, é sugerido que a preparação das máquinas seja feita de forma semelhante, reduzindo o tempo de preparação de 1 hora para 30 minutos. O passo a passo seria feito da seguinte forma:
...