APLICAÇÃO DE BIODIGESTOR EM PRÉDIO RESIDENCIAL PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
Por: jonatasrfaifer • 27/2/2017 • Trabalho acadêmico • 656 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
[pic 1]
APLICAÇÃO DE BIODIGESTOR EM PRÉDIO RESIDENCIAL PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.
MATÃO
2016
LUIZ FERNANDO RAVASIO[pic 2]
RAISSA BANHATO REIS BETHSAIDA BARBOSA
RAFAEL DE OLIVEIRA RODRIGUES
CLEITON DE LUCAS GONÇALVES
[pic 3]
APLICAÇÃO DE BIODIGESTOR EM PRÉDIO RESIDENCIAL PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Instituição Anhanguera de Matão
Orientador: Ana Cláudia
MATÃO
2016
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
1. INTRODUÇÃO 3
1.1 PROBLEMA 3
2. OBJETIVOS 4
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 4
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 4
3. JUSTIFICATIVA 5
- INTRODUÇÃO
PROBLEMA
A aplicação de um biodigestor em prédio residencial pode trazer um retorno econômico e ambiental para uma sociedade totalmente direcionada para a sustentabilidade, podendo assim diminuir custos de moradia, coleta de lixo orgânico e o não direcionamento de dejetos dos moradores para a rede de esgoto.
O biodigestor é um equipamento que se pode utilizar uma matéria que geralmente é descartada em redes de esgotos, para tratamento em aterros sanitários, sem obter um retorno viável para a sociedade. Utilizando este equipamento e aproveitando os próprios dejetos dos habitantes do prédio como matéria prima, é possível reduzir a emissão de CO2, produzir e fornecer energia elétrica com a queima do metano, para um local onde há a necessidade de diminuição de custo, buscando economia e sustentabilidade.
- OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
O objetivo do presente trabalho é verificar as condições de quantidade e qualidade da matéria prima a ser utilizada, sendo elas: dejetos humanos e de animais domésticos, restos de comidas e qualquer tipo de material orgânico que se pode haver em um prédio residencial.
Através dessas análises, fazer o cálculo de rendimento de um biodigestor, verificando a capacidade em KW/h (Quilowatts por Hora) para produção, e confrontar com a quantidade de energia elétrica que é gasta em um prédio no mesmo período de tempo. Se a energia gerada for maior ou igual à energia gasta, o prédio será considerado auto suficiente, se for menor, será calculado o quanto em porcentagem consegue-se diminuir o valor de energia elétrica consumida.
...