APLICAÇÃO DE PCP PARA MINIMIZAÇÃO DE DESPERDICIOS EM CANTEIRO DE OBRA
Por: Anacarolinaq • 27/8/2017 • Trabalho acadêmico • 2.538 Palavras (11 Páginas) • 238 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
CENTRO DE CIENCIAS TECNOLOGICAS
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
APLICAÇÃO DE PCP PARA MINIMIZAÇÃO DE DESPERDICIOS EM CANTEIRO DE OBRA
FORTALEZA – CEARA
2017
APLICAÇÃO DE PCP PARA MINIMIZAÇÃO DE DESPERDICIOS EM CANTEIRO DE OBRA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade de Fortaleza – UNIFOR como requisito parcial à obtenção do título de bacharel em Engenharia de Produção. Área de concentração:
Orientador:
FORTALEZA - CEARA
2017
Sumário
1 INTRODUÇÃO 16
2 OBJETIVOS 17
2.1 OBJETIVO GERAL 17
2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS 17
3 JUSTIFICATIVA 18
4 REFERENCIAL TEORICO 19
4.1 A importância do planejamento 19
4.2 Planejamento e Controle da Produção 19
4.3 Indicadores de Planejamento e Controle da Produção 20
4.4 Produtividade 21
4.5 Desperdícios na Construção Civil 21
5 METODOLOGIA 23
5.1 Tipologia da pesquisa 23
5.2 Caracterização do objeto de estudo 23
5.3 Coleta de dados 23
5.4 Análise de Dados 23
5.5 Proposta de melhoria 23
6 CRONOGRAMA 24
7 BIBLIOGRAFIA 25
1 INTRODUÇÃO
Muitas empresas do ramo da construção civil têm buscado melhorar seus processos produtivos e gerenciais, com o intuito de agregar valor em seus produtos finais. Visando esta melhoria, o Planejamento e Controle da Produção tem um papel importante no segmento da construção civil para garantir ganhos com produtividade e qualidade.
Entende-se como processo produtivo a transformação de matéria prima (insumos) em produto, mas nem sempre o resultado é igual ao que foi planejado. Isso se dá ao fato de que em todo processo produtivo existem as especificações necessárias para que o resultado saia de acordo com o planejado.
Na construção civil, o processo produtivo é transformar os insumos como: mão-de-obra e materiais, em casas, edifícios, estradas, pontes, etc. Em um processo produtivo voltado à construção, o planejamento e controle da produção é utilizado para que as metas da empresa sejam atingidas, mas em muitos casos essa ferramenta é mal ou pouco utilizada pelos gestores, desperdiçando o potencial produtivo das empresas.
As novas tendências das construções são direcionadas para enxugar a obra de todas as atividades que não agregam valor, minimizando o desperdício dos recursos e reduzir custos sem a necessidade de investimento, somente através de uma melhor organização no processo.
É notável a falta de comunicação e entendimento entre a mão de obra indireta (gestores, supervisores) e a mão de obra indireta (operários), causando assim um retrocesso no que se diz respeito a conformidade do orçamento da obra e sua execução.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Realizar um estudo de caso em um canteiro de obra a fim de obter dados relativos à gestão, orçamentos, produtividade e o andamento da execução da obra para aplicação do Planejamento e Controle da Produção.
2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
Identificar as falhas nos projetos, mostrando indicadores de desempenho usados no PCP para a realização de uma mudança na empresa.
3 JUSTIFICATIVA
Devido à crise financeira que abala o setor, as empresas da construção civil precisam buscar alternativas para diminuir seus custos diretos e indiretos a fim aumentar a sua margem de lucro, a aplicação do Planejamento e Controle da Produção irá ajudar a chegar um resultado favorável, pois identifica onde a empresa precisa mudar sua visão, seja em minimizar os desperdícios, perdas ou falhas em seu processo.
Os principais causadores de problema na construção civil são: Falta de planejamento e organização do trabalho, desrespeito às normas técnicas, tolerância à erros, falta de treinamento e orientação, falta de condições adequadas de trabalho, etc.
As perdas neste setor estão associadas ao material que é utilizado de forma incorreta, a ociosidade de mão de obra, no geral, tudo aquilo que é planejado em quantidades além do que é necessário para a produção.
Como Planejamento e Controle da Produção os profissionais podem estudar todo o projeto e analisar quais métodos irão aplicar, qual será o resultado esperado, tempo de execução da obra, e assim garantir qualidade e produtividade, como também racionalizar o uso dos materiais e serviços. As vantagens de se ter um bom planejamento neste setor são: minimizar desperdícios e reduzir custos, equilibrar finanças e garantir lucratividade, obter ganhos de produtividade, evitar atrasos e erros.
4 REFERENCIAL TEORICO
4.1 A importância do planejamento
Planejar significa estudar, coordenar, organizar ações a serem tomadas para realizar determinada atividade, projeto ou solucionar problemas.
O planejamento é fundamental para a realização do projeto pois será realizado algo novo, nunca visto. Deve ser algo bem elaborado para que sejam cumpridas todas as etapas no tempo determinado para assim se obter o resultado esperado. Alguns fatores podem afetar a execução da obra e que devem ser consideradas premissas básicas do planejamento, devem ser considerados a topografia do local para não afetar a produtividade dos equipamentos, o clima pois afeta o número de dias uteis de trabalho, a geologia que afeta a produtividade da mão de obra, existência de interferências ou área de preservação ambiental, a disponibilidade de equipamentos que podem afetar a produtividade e os prazos, dentre outros.
...