APS 1 semestre engenharia básico
Por: Thiago Abelardi • 2/9/2017 • Trabalho acadêmico • 3.650 Palavras (15 Páginas) • 540 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CARLOS WILLIAN POLI
LUCIANO GAMA
JOÃO PEDRO ROSSI
THIAGO DANIEL DOS SANTOS
THIAGO JOSÉ DE SOUZA ABELARDI
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: Filosofia, Matemática, Física e o Pensamento Científico.
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP
2017
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CARLOS WILLIAN POLI
LUCIANO GAMA
JOÃO PEDRO ROSSI
THIAGO DANIEL DOS SANTOS
THIAGO JOSÉ DE SOUZA ABELARDI
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: Filosofia, Matemática, Física e o Pensamento Científico.
Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas do primeiro semestre do curso de Engenharia Básico, como requisito para aprovação na matéria.
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
1. REFERENCIAL TEÓRICO 6
1.1 BIOGRAFIA 6
1.1.1 ARQUIMEDES 6
1.1.2 ARISTÓTELES 7
1.1.3 ISAAC NEWTON 9
1.2 IDEIAS E TEORIAS 10
1.2.1 ARQUIMEDES 10
1.2.2 ARISTÓTELES 12
1.2.3 ISAAC NEWTON 13
2. ANÁLISE DE FUNÇÃO 15
3. IMPACTOS PRODUZIDOS 16
4. DISCUSSÕES E RESULTADOS 16
5. CONCLUSÃO 17
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 17
SUMÁRIO DE FIGURAS
Figura 1 - Arquimedes de Siracusa 6
Figura 2 – Aristóteles 8
Figura 3 - Isaac Newton 9
Figura 4 - A Espiral de Arquimedes 11
Figura 5 - Binômio de Newton 01 14
Figura 6 - Binômio de Newton – 02 15
Figura 7 - Binômio de Newton – 03 15
Figura 8 - Análise de Função 16
RESUMO
Grandes pessoas foram responsáveis por nos ajudar a compreender o mundo que nos rodeia, neste trabalho vai analisar-se três destes personagens, um matemático, um filósofo e um físico, dos quais contribuíram com grandes ideias e teorias, impactando tanto na sua época, quanto na socidade moderna.
INTRODUÇÃO
Muitos foram os Físicos, Matemáticos e Filósofos que ajudaram a escrever a história da humanidade, que com suas ideias nos auxiliaram a compreender um pouco melhor o mundo ao nosso redor.
Este trabalho tem como finalidade apresentar um pouco sobre a vida as ideias e teorias de três grandes pensadores que mudaram nossa forma de pensar, Arquimedes de Siracusa, Aristóteles e Isaac Newton e verificar quais foram os impactos de suas teorias na sociedade da época e na sociedade atual.
Nos próximos capítulos será explorado, a biografia, ideias, teorias e impacto na sociedade de cada um deles.
REFERENCIAL TEÓRICO
BIOGRAFIA
ARQUIMEDES
Arquimedes nasceu em 287 a.C e morreu em 212 a.C, nasceu e viveu na Sícilia, na cidade de Siracusa, mas é provável que tenha estudado em Alexandria, pois durante toda sua vida manteve contato com vários outros estudiosos que trabalhavam e residiam por lá (MOL, 2013).
[pic 1][pic 2]
A Obra de Arquimedes representava bem qual era o espírito da escola de Alexandria, somando o rigor matemático em relação as aplicações. (MOL, 2013). Além de matemático também era um famoso inventor no Grécia antiga, “ eram famosas suas máquinas de guerra, usadas para defender Siracusa de ataques de navios romanos. Há relatos de que um desses engenhos usava espelhos parabólicos para convergir raios de sol e atear fogo em navios” Mol (p.52, 2013).
O trabalho de Arquimedes estabeleceu uma profunda relação entre matemática e mecânica , que influenciaria a evolução da história tanto da física quanto da matemática.
Segundo relatos do arquiteto romano Vitrúvio, o rei Hierão II ao voltar a sua cidade natal, apresentou a Arquimedes um problema, que é descrito por (RAMALHO,NICOLAU e SOARES p.455, 2007):
Descobrir se a coroa encomendada pelo soberano a um ourives era de ouro maciço ou se o artesão misturara prata em sua confecção. A intuição de como poderia resolver o problema teria lhe ocorrido durante uma banho de imersão nas termas da cidade, ao perceber que o volume da água derrama da banheira cheia era o próprio volume de seu corpo (seria essa razão de sua saída pelas ruas, sem roupa, gritando “heureka”).Arquimedes mergulhou a coroa num recipiente completamente cheio de água e mediu o volume derramado, a seguir mergulho blocos de ouro maciço e prata maciça com pesos iguais ao da coroa, medindo os volumes derramados.On volume derramado pela coroa, ainda segundo o relato de Vitrúvio, ficou entre os volumes derramados pelos blocos de ouro e prata, evidenciando a fraude do ourives, que teria sido condenado a morte.
...