APS CONCRETO CONVENCIONAL X CONCRETO LEVE
Por: Newton Hirayama • 20/5/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 2.869 Palavras (12 Páginas) • 385 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - ICET GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
APS 7°SEMESTRE
CONCRETO CONVENCIONAL X CONCRETO LEVE
GUSTAVO AYRES - RA: C0172G-1
MARCO ANTONIO FERREIRA JUNIOR – RA: C279DD-2
NEWTON YUKIO HIRAYAMA – RA: C2317H-8
JUNDIAI
2017
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
GUSTAVO AYRES - RA: C0172G-1
MARCO ANTONIO FERREIRA JUNIOR – RA: C279DD-2
NEWTON YUKIO HIRAYAMA – RA: C2317H-8
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Materiais de Construção Civil, no curso de Engenharia Civil, na Universidade Paulista de Jundiaí.
Prof°. Pina
Jundiaí – SP
2017
Sumário
OBJETIVO 5
INTRODUÇÃO 6
APLICAÇÃO DOS CONCRETOS CONVENCIONAL X LEVE 7
PARTE EXPERIMENTAL 8
FOTOS DA PARTE EXPERIMENTAL 9
CALCULO REFERENTE ÀS LAJES 13
CALCULO DAS LAJES 14
MAJORAMENTO DO MOMENTO FLETOR 17
CALCULO DA MASSA UNITARIA DO CONCRETO LEVE 19
CARREGAMENTO DA LAJE 20
LAJE ARMADA EM 1 OU 2 DIREÇÕES 21
CALCULO RELACIONADO ÀS VIGAS 24
CARGA REFERENTE AO PESO PRÓPRIO 25
ARMADURA PARA VIGA DE CONCRETO CONVENCIONAL 27
CALCULO REFERENTE AOS ESTRIBOS 28
CALCULO DE ARMADURA PARA O CONCRETO LEVE 30
CALCULO REFERENTE AOS ESTRIBOS 31
CONCLUSÃO 33
BIBLIOGRAFIA 34
OBJETIVO
Este presente relatório possui como função realizar a comparação de dois concretos, (concreto convencional que é o mais utilizado na construção civil da atualidade e o concreto leve que atualmente é mais utilizado para enchimento ), realizar o dimensionamento de duas lajes e duas vigas, uma de cada concreto citados acima .
INTRODUÇÃO
O concreto convencional e um dos materiais que mais são utilizados na atualidade esta presente na maioria das edificações, possui grande durabilidade, resistência mecânica e a temperatura, estas características tornam ele tão viável. No entanto ele possui uma característica não tão benéfica que é sua massa especifica alta que varia de 2300 a 2500kgf/m³ ,esta desvantagens fez com que nos últimos anos muitos engenheiros e estudiosos da construção civil buscassem alternativas para reduzir sua massa específica.
O concreto convencional é composto basicamente por 4 matérias agregado graúdo (brita) agregado miúdo (areia) aglomerante (cimento) e água , atualmente existem concretos que substituem o a brita por agregados graúdos de massa especifica inferiores possibilitando assim uma massa especifica também inferior no concreto, este concreto é denominado concreto leve .
APLICAÇÃO DOS CONCRETOS CONVENCIONAL X LEVE
Concreto convencional - Utilizado na maioria das obras civis deve ser lançado nas fôrmas por método convencional (carrinhos de mão, gericas, gruas, etc ). O concreto convencional é de consistência seca e a sua resistência varia de 5,0 em 5,0 MPa, a partir de 10,0 até 40,0 MPa. É aplicado na maioria dos modelos de obras civis, dês de industriais a pequenas construções e em peças pré-moldadas. Suas principais vantagens são: alta durabilidade e qualidade final da obra, redução dos custos da obra e curto tempo de execução
Concreto Leve Estrutural – Os concretos leves são reconhecidos pelo seu reduzido peso específicos e elevada capacidade de isolamento térmico e acústico Enquanto os concretos normais têm sua densidade variando entre 2300 e 2500 kg/m³, os leves chegam a atingir densidades próximas a 500 kg/m³. No entanto é importante lembra que o baixo peso especifica afeta diretamente a resistência do concreto. Os concretos leves mais utilizados são os celulares, os sem finos e os produzidos com agregados leves, como isopor, vermiculita e argila expandida conhecida também como cinasita. Sua aplicação está voltada para procurar atender exigências específicas de algumas obras e também para enchimento de lajes, fabricação de blocos, regularização de superfícies, envelopamento de tubulações, entre outras.
...