Resumo: Concreto Convencional
Por: carolrossetto • 9/6/2020 • Seminário • 779 Palavras (4 Páginas) • 418 Visualizações
CONCRETO
CONVENCIONAL
Materiais de construção aplicados à arquitetura e ao urbanismo
COMPOSIÇÃO E DEFINIÇÃO:
O concreto convencional é um material da construção civil composto de cimento, agregado miúdo e graúdo, água. Além de aditivos minerais para preenchimento de vazios e aditivos químicos para dar outras características ao concreto.
CIMENTO + ÁGUA = PASTA DE CIMENTO
PASTA DE CIMENTO + AREIA = ARGAMASSA
PASTA DE CIMENTO + AREIA+ BRITA =
CONCRETO
CONCRETO + ADIÇÕES = CONCRETOS ESPECIAIS
CONCRETO(OU CONCRETOS ESPECIAIS) + AÇO =
CONCRETO ARMADO
- HISTÓRICO:
Surgiu na Roma cerca de 2000 anos atrás, e em 1963, o consumo mundial de concreto foi estimado por mais de 3 bilhões de toneladas.
Os materiais cimentícios, possibilitaram o homem a construir as edificações e todas as principais obras para viver, como exemplo as habitações, fortificações, aquedutos, barragens, obras sanitárias, pontes, rodovias, escolas, hospitais, teatros, igrejas, museus, palácios, entre outros. A abundância da matéria prima em quase todas as regiões, somada com sua grande versatilidade para aplicação nas variadas formas e sua potente resistência à compressão, foram os principais motivos para o seu desenvolvimento.
NORMAS:
NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento
NBR 12653– “Materiais pozolânicos – Requisitos”. 2012
NBR 15200 – Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio
NBR 15200 – Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio
ABNT – Cimento Portland e Concreto
PROCEDIMENTO DE ENSAIO:
Slump Test é o ensaio do abatimento do concreto, em que busca medir a consistência do concreto e avaliar para qual uso o material irá servir. O Slump varia de 40 a 70 mm.
APLICAÇÕES E PROCESSO CONSTRUTIVO:
Há inúmeras aplicações no uso do concreto convencional por causa de sua alta flexibilidade, frequentemente utilizado em estruturas, fundações, pisos, calçamentos, pontes, obras de contenção, no dia a dia da construção civil em geral, em obras onde não há a necessidade ou é inviável a utilização de equipamentos para o lançamento do concreto mas que por apresentar baixa trabalhabilidade é necessário a utilização de equipamentos de vibração durante a aplicação para garantir o adensamento adequado para que se evitem nichos de concretagem que interferem diretamente na resistência e na durabilidade da estrutura. Mas, para melhorar as características do concreto, ele é usado junto com outros materiais, que garantem ao concreto resistência à tração e à flexão, como é o caso do concreto armado e do concreto protendido. O concreto pode ser despejado em moldes ou diretamente no solo com o auxílio de carriolas, ou gruas, sendo o concreto usinado ou concreto dosado em central (CDC) - produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada - ou feito na própria obra com a assistência da betoneira.
...