TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE RUÍDO NO PROCESSO EXECUTIVO DE CONCRETAGEM UTILIZANDO CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL E CONCRETO CONVENCIONAL

Por:   •  22/12/2016  •  Artigo  •  4.062 Palavras (17 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 17

AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE RUÍDO NO PROCESSO EXECUTIVO DE CONCRETAGEM UTILIZANDO CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL E CONCRETO CONVENCIONAL

Noise level assessment in concreting executive process using self-compacting concrete and conventional concrete

Hugo Sefrian Peinado (1) Marisa Fujiko Nagano (2) Alexis Kiouranis (1) Rafael Germano Dal Molin Filho (3) Romel Dias Vanderlei (4) Paulo Fernando Soares (4)

(1) Engenheiro Civil, Mestrando, Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil

(2) Engenheira Civil, Especialista em Segurança do Trabalho, Mestranda, Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil

(3) Prof. Msc., Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Engenharia de Produção, Maringá, Paraná, Brasil

(4) Prof. Dr., Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Engenharia Civil, Maringá, Paraná, Brasil

Endereço: UEM – Universidade Estadual de Maringá – Av. Colombo, 5.790, Jd. Universitário, Bloco C67,

Maringá – Paraná – Brasil, CEP 87020-900

                                 

Resumo

O setor da construção civil agrega uma série de atividades geradoras de grande quantidade de ruídos, implicando em poluição sonora no meio urbano, problemas de saúde ocupacional, dentre outros danos. Neste contexto, apontam-se os ganhos proporcionados pelo uso de Concreto Auto-adensável (CAA), o qual dispensa a utilização de adensamento no processo executivo de concretagem de estruturas. Assim, o presente trabalho objetiva identificar os níveis de ruídos em canteiro de obras durante o lançamento do concreto fazendo-se uso de concreto convencional (CCV) e concreto auto-adensável. Para tanto, procedeu-se à coleta de dados com medidor de nível de pressão sonora modelo SOLO da 01dB (Metravib) em duas etapas, quais sejam: no lançamento do CCV e no lançamento do CAA. Os resultados mostraram que o Nível de intensidade sonora (NIS) para o CCV foi de 84,2 dB(A) enquanto que, para o CAA, foi de 77,5 dB(A), culminando em uma diferença em termos de percepção sonora pelo indivíduo de 7,96% e 78,62% de redução de intensidade sonora da fonte. Com base nos resultados relativos aos níveis sonoros obtidos, verificou-se que o CAA constituiu-se uma alternativa tecnológica interessante no intuito de diminuir os intensos níveis de ruído praticados em canteiro de obras no processo de concretagem.

Palavra-Chave: Concreto Auto-adensável, Concreto Convencional, Nível de ruído de concretagem, NIS.

Abstract

The construction sector presents a series of activities that generate lots of noise, resulting in noise pollution in the urban environment, occupational health problems, among other damages. In this context, it was pointed out the gains provided by the use of self-compacting concrete (SCC), which eliminates the need for compacting in the executive process of concrete structures. Thus, the purpose of this research is to identify noise levels at construction site during the launch of the concrete making use of conventional concrete (CCV) and self-compacting concrete. Therefore, it was proceeded to collect data using a 01dB sound pressure level measurer (SOLO model – Metravib): in the launch of the CCV and in the launch of the SCC. The results showed that the Sound intensity level (SIL) for CCV was 84.2 dB(A), while for the SCC was 77.5 dB(A), resulting in a difference of 7.96% in individual sound perception and 78.62% reduction in source sound intensity. Based on the results for the sound levels, it was found that SCC constituted an interesting alternative technology in order to reduce the high noise levels practiced at the construction site in the process of concreting structures.

Keywords: Self-compacting Concrete, Conventional Concrete, Concreting noise level, SIL.

1        Introdução

O crescimento urbano, a escassez da mão de obra e o constante aumento dos custos de execução dos serviços em canteiros de obras têm resultado no estudo de novas tecnologias e sistemas construtivos industrializados. No entanto, conforme destacam Wharton e Payne (2003), o processo de implantação destas inovações na construção civil, além de ser bastante diferente quando comparado às outras indústrias, apresenta entraves relacionados à natureza física da construção, à organização econômica, social e ao contexto cultural na qual está inserida, exigindo, portanto, a elaboração de estudos que venham a apresentar a viabilidade e os impactos do emprego destas tecnologias no que se refere aos aspectos econômicos, à agilidade na fase de execução, à segurança e saúde do trabalhador e da sociedade.  

Segundo Joshi (2005), a construção civil, mesmo com o desenvolvimento tecnológico observado, ainda caracteriza-se como uma atividade geradora de grande quantidade de ruídos, um dos principais causadores da poluição no meio urbano e de problemas de saúde ocupacional.

Conforme destacam Caponi (2004) e Vendrame e Graça (2009), a ocorrência de problemas de saúde ocupacional afetam a produtividade econômica, são responsáveis por um impacto substancial sobre o sistema de proteção social e influenciam no nível de satisfação do trabalhador e no bem estar geral da população. Neste contexto, verifica-se que a saúde do trabalhador é uma temática de interesse dos trabalhadores, das empresas, do governo e de toda a sociedade, uma vez que, conforme complementam Zhou e Zhang (2011), problemas ocupacionais resultam em grandes perdas econômicas e impactos sociais.

Neste contexto, a utilização de Concreto Auto-adensável (CAA) tem sido uma alternativa estudada visando, dentre outras contribuições, a possibilita a diminuição da geração de ruídos no processo executivo de obras de construção civil, uma vez que elimina a necessidade de adensamento mecânico na etapa de lançamento do concreto.

1.1         Concreto Auto-Adensável

Historicamente, junto à escassez de trabalhadores qualificados na indústria da construção civil japonesa, observou-se redução na qualidade do processo executivo de construção, acarretando em problemas de durabilidade em estruturas de concreto. Em função disto e, também, da busca pela diminuição de problemas executivos em estruturas de concreto armado densamente armadas, iniciaram-se os primeiros estudos do concreto auto-adensável no Japão (OKAMURA e OUCHI, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (300.2 Kb)   docx (67.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com