APS CONFECÇÃO DE CONCRETO PARA PISO DE PÁTIO DE ESTACIONAMENTO
Por: Rafael Vinhal • 29/11/2017 • Trabalho acadêmico • 5.962 Palavras (24 Páginas) • 366 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
TURMA EC5P12
ROGÉRIO BRITO DE SOUSA C622JH-5
JOSÉ ROGÉRIO INÁCIO C50JIE-6
WAGNER ADRIANO MODESTO C62509-4
RODRIGO CIAMPI EUSÉBIO C603GJ-5
RAFAEL EUGÊNIO DE PAULA D’ÉLIA VINHAL C4544F-9
ARON MICHEL RUY DA SILVA C73FGI-4
HIGOR MOREIRA BATATA C72BHC-1
CONFECÇÃO DE PISO DE CONCRETO PARA PÁTIO DE ESTACIONAMENTO
CAMPINAS
2017
TURMA EC5P12
ROGÉRIO BRITO DE SOUSA C622JH-5
JOSÉ ROGÉRIO INÁCIO C50JIE-6
WAGNER ADRIANO MODESTO C62509-4
RODRIGO CIAMPI EUSÉBIO C603GJ-5
RAFAEL EUGÊNIO DE PAULA D’ÉLIA VINHAL C4544F-9
ARON MICHEL RUY DA SILVA C73FGI-4
HIGOR MOREIRA BATATA C72BHC-1
CONFECÇÃO DE PISO DE CONCRETO PARA PÁTIO DE ESTACIONAMENTO
Trabalho de atividade pratica supervisionada para o curso de engenharia civil.
Orientador: Profª Dr.a Maria Alice Venturini
CAMPINAS
2017
- Introdução
Para adequar um grande número de pessoas com conforto e segurança em um local de grande estrutura como hospitais, centros comerciais, estádios esportivos e eventos é necessário um estacionamento local. Para tal, se aplica uma gama de conhecimentos que serão de forma metódica explicadas. Desde a relação de materiais e levantamento de dados da área até as fases de avaliação, planejamento e construção.
Este trabalho tem o objetivo de mostrar ao leitor a importância do concreto, assim como as suas propriedades. Analisando as formas de drenagem aplicados nos pisos de estacionamento e as formas que o concreto é usado. Além de abordar temas de topografia, suas respectivas ferramentas de campo como a planialtimetria. Para uma organização de todos os processos é necessário por via de regra elaborar um memorial descritivo e um estudo de campo.
- Objetivo geral
Expor a necessidade e a importância do piso de concreto na instalação em um pátio de estacionamento.
- Objetivo específico
Estudar as formas que o concreto é implantado em pátio de estacionamento. Verificar as técnicas de drenagem implantadas e definir a melhor escolha de drenagem e uso correto do cimento para o determinado fim.
- Justificativa
Este projeto está relacionado ao piso no estacionamento da UNIP, criando condições para os alunos colocarem seus veículos com segurança em um local asfaltado com integridade.
- Metodologia
A pesquisa é baseada nas formas tradicionais de pesquisa, em livros de autores como Helene e Monteiro (Concreto de cimento Portaland, 2007) irão servir como base de pesquisa, visitas a locais, conversa com profissionais da área e em sites na internet, assim este trabalho terá ramificadas informações que serão colocadas em ordem para um fácil entendimento.
- REFERENCIAL TEÓRICO
- Drenagem urbana
De acordo com Terzaghi; Peck e Mesri (1996, págs 71,73) material é dito permeável se conter espaços contínuos. O fato desses espaços conterem em todos os elementos não metálicos, desde a concha do mar até o cimento, se deduz que todos os materiais dessa categoria são permeáveis, além de também obedecerem a mesma lei de permeabilidade com o fluxo de água. Com isso foi estipulado que a diferença entre a água que flui entre areia e o granito é de apenas 1 grau.
A permeabilidade dos solos tem um impacto decisivo direto na construção, dificuldade e custo da obra final. O projeto, depois de finalizado, irá manter uma pressão constante sobre o solo, tendo que ter levado em conta todos os aspectos matemáticos e suas variáveis.
O principal criador do conceito de permeabilidade foi Henry Darcy (1803-1858) no ano de 1856, que ao trabalhar em meios granulares não-consolidados, foi proposto que a permeabilidade do solo consiste em medir a velocidade de percolação da água em uma amostra determinada, com o escoamento em regime laminar - do qual os fluxos da água não se interferem, registrando sempre a temperatura no momento da análise de acordo com Terzaghi; Peck e Mesri (1996)
A aplicação no estudo da permeabilidade é amplamente espalhada nos estudos de hidroelétricas, filtros de drenagem, fundações, fossas sépticas, barragens, construções que envolvem movimentação do solo e estabilidade para evitar colapsos no momento da obra e após a conclusão do projeto. Antes de se realizar os cálculos tem que ser verificado as influências que o solo recebe do meio em qual será realizado a análise.
Alguas das variáveis que alteram a permeabilidade do solo são o coeficiente de permeabilidade que sofre modificações consideráveis no mesmo solo em função do indicadores de vazios do material e da temperatura da água do ensaio. Um mesmo solo pode apresentar, conforme sua situação, um coeficiente diferente de permeabilidade. Além do mais, se têm o índice de vazios da amostra que é diretamente proporcional ao coeficiente de permeabilidade, portanto, quanto maior for o índice de vazios maior será o valor de coeficiente de permeabilidade. Com aumento de temperatura da água, a redução da sua viscosidade será inevitável e com isso a água irá fluir mais facilmente pelos vazios da amostra, diminuindo o tempo gasto para atravessá-la. Com isso o coeficiente aumentará, ou seja, solos ensaiados a temperaturas mais elevadas apresentam coeficientes maiores de permeabilidade. E por fim outro fator que influenciará, se é relacionado com o tipo de material analisado, em geral solos granulares, como pedregulhos e areais, apresentam maior K. Solos finos, siltes e argilas se destacam com menor coeficiente.
- Concreto
O concreto, de acordo com Neville (1997, págs 23, 24) é um material resultante da mistura de agregados como (naturais e britas) com cimento e água. Acrescentando aditivos químicos ou (aceleradores de pega plastificantes e superplastificantes, etc.) com adições de minerais (escórias de alto forno. Pozola nos calcários, filetes, microssílica, etc.) que melhora o concreto fresco ou endurecido. O concreto endurecido depende de fatores como cimento e água da mistura pois quanto maior o consumo de cimento, e quanto menor é a relação água e cimento, maior é a resistência e a compressão.
...