APS - ENERGIA
Por: maaarco8585 • 28/11/2016 • Projeto de pesquisa • 1.504 Palavras (7 Páginas) • 415 Visualizações
Objetivos.
Analise do quanto é importante o uso da energia solar (energia renovável, ”energia limpa”),não degradando o meio ambiente ou diminuindo o possível de danos causado ao mesmo.
Conhecimento dos materiais utilizados tanto na montagem quanto no funcionamento de cada um dos elementos utilizados na montagem.
Observar vantagens e desvantagens do uso do painel.
Demonstrar o uso do painel em diversas situações.
Introdução a energia ;
Definição;
Energia em sua definição mais simplória, é a capacidade de um corpo (uma substancia, um sistema físico), de realizar trabalho, ou seja, gerar força num determinado corpo, substância ou sistema físico.
A energia é transformada em varias por isso temos vários tipos de energia alem da elétrica.
Tipos de energia:
Cinética (movimento)
Mecânica (força)
Térmica (temperatura, calor)
Elétrica (potencial elétrico)
Química(reação química)
E temos a energia fotovoltaica usada em nosso painel de LEDs.
[pic 1]
Nessa imagem temos um grande exemplo de transformação de energia.
Imagem retirada:
http://3.bp.blogspot.com/_dUwej7MGp_s/TJNm07dm0ZI/AAAAAAAAAAk/t2MhkiC8iJg/s1600/termico.png
Tipos de geração ou transformação de energia;
Hidroelétrica.
Solar.
Nuclear.
Eólica.
Entre outras.
energia solar no brasil;
As principais fontes de energia no Brasil: Hidroelétricas, Petróleo, carvão mineral e bicombustível. Mas também temos em escala reduzida gás natural e a nuclear.
É pouco explorada a área de geração de energia solar no pais .O Brasil tem o privilegio de poucos países de receber por ano 3000 horas de insolação maior que a média entre outros.
Se fosse utilizada a geração de energia solar no Brasil com todo seu potencial seria um destaque mundial nesse segmento de energia limpa pela abundancia da insolação por ano no país. Porem a ser comparado com outros tipos de geração de energia em nosso país a energia solar se tornou inviável pelo alto custo.
[pic 2]
Painel Solar em casa no Brasil.
Imagem retirada:
http://www.diarioonline.com.br/img/noticias/original/destaque-230259-painel-solar.jpg
LEDs;
LED ou diodo emissor de luz é um semicondutor que quando é energizado emite luz de espetro reduzida. A luz emitida pode ser visível, ou não visível (infravermelho e ultravioleta).
[pic 3]
Imagem ilustrativa de um LED citando sua partes.
Imagem retirada:
http://www.electronica-pt.com/led
A luz é monocromática e é produzida pelas interações energéticas dos eletrões. A sua utilização era, até à bem pouco tempo, exclusiva dos indicadores de funcionamento de outros aparelhos(ligado, desligado por exemplo), sinalizadores luminosos(relógios ou mostradores) passou a ser usado em iluminação direta substituindo a iluminação convencional e as telas de tv e monitores à medida que a relação luminosidade/consumo vai aumentando.
[pic 4]
Imagem explicativa do funcionamento de um LED.
Imagem retirada:
http://www.electronica-pt.com/led
Capacitores
O capacitor é constituído de dois elementos condutores (placas ou armaduras) separadas por um elemento isolante (dielétrico).
[pic 5]
Tipos de capacitores.
Imagem retirada:
http://i0.wp.com/www.sabereletrica.com.br/wp-content/uploads/2015/03/tipos-de-capacitores.jpg
Um capacitor funciona da seguinte forma: um dos condutores, previamente carregado com certa quantidade de cargas, induz a mesma quantidade, com sinal de carga sinal, no outro condutor. Com elas, se cria um circuito elétrico através de um fio que as una ou se ligadas à Terra, fazendo com que a carga induzida se escoe. A outra placa se recarrega e repete o ciclo. A carga de um capacitor é aquela da armadura positiva, enquanto que a carga total é nula. Também se observa a formação de um campo elétrico entre as armaduras quando o capacitor está em funcionamento.
[pic 6]
Imagem Explicativa do funcionamento de um capacitor
Imagem retirada:
http://www.bosontreinamentos.com.br/wp-content/uploads/2016/07/capacitor-carregamento-eletr%C3%B4nica.png
Associação de LEDs
Associação de LEDs em série
Dois exemplos de ligação de LEDs em série ao serem alimentados pela bateria de 12 volts. No primeiro desenho não necessita de resistência limitadora de corrente porque a tensão absorvida pelos 6 LEDs dá 12 volts. No segundo desenho temos 2 LEDs ligados em série e uma resistência limitadora de corrente calculada para absorver 8 volts enquanto que os 2 LEDs absorvem 4 volts.
[pic 7]
Associação de LEDs em paralelo
A associação de LEDs em paralelo é muito fácil de realizar. Basta apenas calcular a resistência limitadora de corrente e depois realizar o circuito como mostra na figura:
[pic 8]
Imagens e texto retirados da pagina: http://www.electrotuga.com/leds.htm
Utilizamos os Leds ligados em serie e paralelo.
[pic 9]
Imagem retirada:
https://ljandrade.files.wordpress.com/2014/11/10515-41745-led-solar-panel-side-view.jpg
Painel solar com leds;
Os LEDs são bastante conhecidos pelo fato de emitir luz com baixo custo mas o que poucas pessoas sabem é que ele também pode ser usado como um receptor fotovoltaico ou receptor de luz. Assim recebendo luz solar gera uma pequena corrente no circuito, assim gerando energia.
...