APS - FÍSICO - GALILEU GALILEI
Por: Douglas Gomes • 17/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.017 Palavras (5 Páginas) • 303 Visualizações
BIOGRAFIA – FÍSICO
GALILEU GALILEI
Galileu Galilei nasceu em 15 de fevereiro de 1564. Na cidade de Pisa, na Itália. Filho de Vicenzo Galileu e de Giulia Amnannati.
Herdou de seu pai o gosto pela música e uma enorme aptidão pela matemática e de sua mãe o caráter forte e persistente e a tendência pelo sarcasmo, uma qualidade que, com o tempo, criou muitos inimigos.
Sua obra mais citada e uma das mais revolucionárias para a época é a fundamentação cientifica a Teoria Heliocêntrica de Copérnico, cuja descreve um modelo de universo onde o Sol é o centro imóvel, e não a Terra.
Em 1574, a família de Galileu vai morar em Florença e ele foi enviado ao Monastério de Santa Maria de Vallombrosa, porém, em 1581, aos 17 anos, seu pai o matriculou na Universidade de Pisa como estudante de medicina, mas, depois de quatro anos abandonou a medicina para se dedicar aos estudos da matemática, física e astronomia por conta própria.
Ainda em 1581, ao observar um lustre da catedral da Universidade oscilando, contatou que o período era constante e não dependia da amplitude do movimento. Para ele confirmar sua descoberta, criou dois pêndulos iguais e pôs ambos em movimento, com amplitudes diferentes. Os pêndulos se moveram no mesmo período, mostrando que sua observação sobre aquela descoberta estava certa e válida para qualquer pêndulo.
Depois de muito estudo, demonstra publicamente que “dois corpos de pesos diferentes, caindo a um só tempo de alturas diferentes, tocarão o solo no mesmo instante”.
Também foi responsável pelo desenvolvimento dos primeiros estudos conscientes do movimento uniforme acelerado. Enunciou a lei dos corpos, princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, idéias precursoras da mecânica newtoniana.
Galileu construiu um telescópio refrator melhorado em relação aos existentes, tornando possível visualizar manchas solares (o que lhe causou a falha na visão),das crateras na Lua, das fases de Vênus, da luas de Júpiter, dos anéis de Saturno e inúmeras estrelas da Via Láctea.
Famoso por desenvolver os próprios equipamentos, é atribuído à Galileu a criação de instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas diversas, o termômetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo.
Em 1585, vai a Florença dar aulas de matemática. Em 1589, torna-se professor de matemática na Universidade de Pádua, onde permaneceu até os 43 anos. Três anos depois, assume a catedral da Universidade e escreveu um texto sobre movimento, no qual criticava o ponto de vista de Aristóteles a respeito da queda livre.
Assim, Galileu publicou suas descobertas num texto chamado “O Mensageiro Sideral”. Estes escritos ficaram famosos e lhe valeram uma catedral honorária em Pisa
Em 1610, seus manuscritos publicados causaram uma sensibilização por toda a Europa nos anos seguintes, baseado no princípio do telescópio, começou a produção dos primeiros microscópios.
Galileu Galilei registra também a presença de mares e montanhas na Lua e publica “História das Manchas e Acidentes do Sol” em 1613.
Descobre os quatro satélites de Júpiter que é a prova de que alguns astros são capazes de orbitar em torno de outros. Observa que Vênus tem as mesmas fases da Lua e conclui que o planeta, como a Terra, também orbita ao redor do Sol.
Em 1614, estudou métodos para determinar o peso do ar, descobrindo que pesa pouco, mas não zero. Mas também foi acusado de heresia e em 1616 foi proibido de ensinar r defender suas teorias.
Em 1616, o Tribunal do Santo Ofício pronunciou sobre a Teoria Heliocêntrica declarando que a afirmação de que o Sol é o centro imóvel do Universo e a Terra se move estava “teologicamente” errada. Ele foi convocado a Roma para expor os seus argumentos. Tendo Galileu persistido em ir além com suas idéias foi então proibido de divulgá-las ou ensiná-las.
...