APS HIDRÁULICA E HIDROLÓGIA
Por: az95tatilo • 28/5/2019 • Trabalho acadêmico • 3.908 Palavras (16 Páginas) • 192 Visualizações
UNIP[pic 1][pic 2]
Universidade Paulista
Curso Engenharia Civil
- Estudo dos córregos e ribeirões da região de Campinas-SP
Ribeirão Quilombo
Campinas
2017
Nome RA Turma
Jackson Oliveira da Silva B935626 EC7A12
Estudo dos córregos e ribeirões da região de Campinas-SP
Trabalho de Atividade Prática Supervisionada de dependência do 5º semestre de Engenharia Civil da matéria Metodologia de Trabalho Acadêmico;
Professora orientadora: DR°a MARIA[a] ALICE.
Campinas
2017
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 OBJETIVO GERAL 5
1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO 6
1.3 METODOLOGIA 7
1.4 JUSTIFICATIVA 8
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9
3. ESTUDO DE CASO 11
3.1 PERFIL DA REGIÃO EM ESTUDO 11
3.1.1 ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS DA REGIÃO 12
3.1.2 ASPECTOS FISIOGRÁFICOS E GEOLÓGICOS 16
4. PARÂMETROS HIDRÁULICOS DO CÓRREGO QUILOMBO 17
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES 25
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 26
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 27
ANEXOS: FOTOS E MAPAS 28
1. INTRODUÇÃO
Crescimento desordenado principalmente em regiões metropolitana e respectiva regiões vizinha, acurralando a área rural, gerando adensando a população se expandido em locais não apropriado gera um conjuntos de destruição do ecossistemas natural tem uma série de consequências socioambientais negativas. Com desmatamento queima vegetação nativa, especialmente da mata ciliar, a exposição do solo desmatado, habitação irregular exclusivo as margens do canal, surgem problemas como a erosão e redução da permeabilidade do solo e o assoreamento do leito dos cursos d’água, que promovem a alternância entre períodos de muito baixa vazão e grandes enchentes nas áreas sob sua influência, deslizamentos de terras.
.
Nos rios que cortam a região metropolitana de campinas com número elevado da população, não é diferente, em seu desenvolvimento, há falta de controle hídrico qualificado, assim como a conscientização da população.
O presente trabalho visa destacar os problemas hídricos encontrados nos córregos da região de Campinas e Sumaré, através de pesquisa de campo para o objeto de estudo, suas normas.
1.1 OBJETIVO GERAL
Encontrar ao longo de extensão do Ribeirão Quilombo pontos acessíveis e estratégico para poder medir os do parâmetros de vazão, largura do canal, profundidade do leito e o que tem a suas margens.
Fatores, a favor e contra ao ecossistema e do ribeirão sua nascente, índice pluviométrico, consequências acontecimentos, relatos, ação da população aspectos físico-geográfico do local.
1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Estudo nos pontos estratégico escolhido coleta de dados reais, análise da paisagem a sua margem e ao longo de sua extensão um breve estudo teórico para o conceito da atual situação, com auxilio reportagens, internet e bibliografia didáticas, conhecer seu curso, afluente, explanar sobre suas condições hidrológicas e descrever as características do entorno, de forma satisfatória e útil.
1.3 METODOLOGIA
Empírico dos pontos estratégicos, fontes didáticas dos livros na Biblioteca da UNIP Swift , e tecnológicas com auxilio da internet e reportagens. com intuito de mostrar como o corpo hídrico está afetado com a análise dos Cálculos realizados e como profundidade do canal, vazão junto ao conteúdo teórico.
.
1.4 JUSTIFICATIVA
O Ribeirão que hoje se encontra em situação de calamidade nasce no município de Campinas que tem índice de 92,46%, do esgoto tratado, passando por Paulínia com 96,39% , Sumaré julho de 2016 o índice de 30% de esgoto doméstico tratado, Nova Odessa junho 2015 índice 100% do e terminando no Rio Piracicaba em Americana índice de 2015 é de 15% , em décadas passadas esses índices eram todos baixos, e de atualmente sofre oscilações., dentre outros fatores que contribui para poluição estão ampla extensão de polos tecnológicos, loteamentos e áreas industriais a falta educação ambiental e conscientização da população, desmatamento, produtos agropecuários, ao longo de sua margens moradias irregulares, lixos, ligações de esgoto de clandestina, falta de tratamento do regularizado, crescimento desordenado , e o principal fator a péssima administração dos municípios que deixa em mãos até as vezes não capacitadas sem avaliar qualidade do serviço prestado, com falta do órgãos de fiscalização, e de ética de alguns políticos
...