ARTIGO CIENTIFICO
Por: SMACHADO • 19/4/2015 • Artigo • 1.098 Palavras (5 Páginas) • 364 Visualizações
ESTUDO DAS SOLUÇÕES
Gláucia Suéle dos Santos Machado (006131295@unifacs.edu.br), Ivaniele Vieira Santos (020131279@unifacs.edu.br), Joice Mirelles Reis Rodrigues (020141098@unifacs.edu.br), Rosana Bela da Silva Wald (020151305@unifacs.edu.br), Taline Rafaela Costa Basto Silva (167132005@unifacs.edu.br).
Orientador: Selmo Queiroz Almeida (UNIFACS,selmo.almeida@unifacs.br)
Palavras Chave: soluções, soluto, mistura, homogênea.
Resumo
O trabalho exposto teve por objetivo estudar e caracterizar, através dos experimentos feitos em laboratório o estudo das soluções. Preparando soluções aquosas e reagindo a solução de K2SO4 2,5% (m/v), HCl concentrado e água destilada com a solução de BaCl2 0,2 mol/L e água destilada, observando assim o produto formado pela associação das duas reações e a concentração de soluto presente no volume da solução e o seu rendimento.
Introdução
Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias, composta pelo soluto, que está em menor quantidade e será disperso e o solvente que está presente em maior quantidade considerado dispersante. As soluções podem ser classificadas de acordo com o estado de agregação da solução, a proporção entre soluto e solvente e as propriedades moleculares.
A regra da solubilidade afirma que uma substância tende a se dissolver em solventes quimicamente semelhante a ela, ou seja, substância polar tende a dissolver um soluto polar e substância apolar a dissolver um soluto apolar, assim, quanto mais fortes forem as atrações intermoleculares maior será a solubilidade.
As misturas podem ser classificadas de acordo com o ponto de saturação, desta forma, este é determinado pelo grau ou coeficiente de solubilidade, sendo a quantidade máxima que uma substância pode dissolver-se num solvente, sendo assim, uma solução saturada tem a quantidade de soluto dissolvido igual ao seu coeficiente de solubilidade, quando a mesma ultrapassa este ponto será considerada saturada com corpo de fundo, ou, em condições especiais, como a variação da temperatura consegue-se ainda uma solução supersaturada, sendo extremamente instável; já quando o nível fica abaixo deste coeficiente é classificada como solução insaturada. Há vários fatores que influenciam na solubilidade, como temperatura, pressão e polaridade.
O princípio de Le Châtelier afirma que a elevação na temperatura favorece a dissolução endotérmica, pois o soluto se dissolve com a absorção do calor, quando há diminuição da temperatura ocorre a dissolução exotérmica, causando a liberação de calor. Segundo Brady (1986), a pressão tem pouco efeito sobre a solubilidade de líquidos ou sólidos em solventes líquidos. A solubilidade de gases sempre aumenta com o aumento da pressão.
Experimental
PARTE I – Parte I - Preparo de uma solução de K2SO4 2,5% (m/v) em meio ácido.
[pic 3]
0,625g K2SO4, H2O, 20 gts HCl concentrado
PARTE II – Preparo de uma solução de BaCl2 0,2 mol/L
[pic 4]
[pic 5]
1,04g BaCl2 , H2O
PARTE III - Preparo de HCl 1,0 mol/L
[pic 6]
4,2 mL HCl, H2O
Resultados e Discussão
1.1 Parte I - Preparo de uma solução de K2SO4 2,5% (m/v) em meio ácido.
Para o preparo da solução de K2SO4 2,5% (m/v), precisou realizar o cálculo do título, para obter a massa que seria utilizada, sendo 0,625g K2SO4. Após a realização da prática, notou-se que ao misturar o sal sulfato de potássio (K2SO4), a água e o ácido clorídrico concentrado (HCl), a solução apresentou uma única fase incolor. Segundo Atkins (2012), de acordo com a regra de solubilidade e examinando as forças de atração entre as moléculas do soluto e do solvente, quando o soluto se dissolve em solventes líquidos, as atrações soluto-soluto são substituídas por atrações soluto-solvente e pode-se esperar dissolução se as novas interações forem semelhantes às interações originais.
[pic 7]
1.2 Parte II – Preparo de uma solução de BaCl2 0,2 mol/L
Tornou-se necessário a realização do cálculo para saber a quantidade exata de substância utilizada, onde foi obtido a massa do sal 1,04g BaCl2 que foi adicionado à água destilada, nesse processo não foi usado o ácido clorídrico.
[pic 8]
Após aquecer a solução I até atingir o ponto de ebulição, foi adicionado à solução II em pequenas porções, agitando constantemente com o bastão de vidro. Foi observado então que, ao reagir essas soluções, elas apresentaram um aspecto leitoso, demonstrando que a solução atingiu o coeficiente de solubilidade formando uma solução saturada com corpo de fundo. Após o resfriamento da nova solução, houve a filtração do sólido precipitado (BaSO4), esse resíduo foi colocado na estufa, para a secagem completa e apresentou uma massa de 1,0225g.
...