AS MATERIAIS CERÂMICOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: ADenilsonClaro • 19/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.763 Palavras (8 Páginas) • 1.365 Visualizações
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS[pic 1][pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MAT. DE CONSTRUÇÃO
APLICAÇÕE DE MATERIAIS CERÂMICOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
PROFESSOR: Rogério Cassibi de Souza
Adenilson Claro Maia
___________________________________________________________________________
Teresópolis/RJ
Abril 2018
SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
INTRODUÇÃO 3
2 REVISÃO DA LITERATURA 4
2.1 HISTÓRIA 4
2.2 DEFINIÇÃO 4
2.3 CLASIFICAÇÃO 4
2.3 CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS CERÂMICOS 6
2.4 PRODUTOS CERÂMICOS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL 6
2.4.1 Produtos Cerâmicos Secos ao Ar 6
2.4.2 Produtos de Materiais Cerâmicos De Baixa Verificação 7
2.4.3 Produtos de Materiais Cerâmicos De Alta Verificação 7
2.4.4 Produtos de Materiais Refratários 8
4 CONCLUSÂO: 9
5 REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
A aplicação dos materiais cerâmicos é fundamental na indústria da construção civil, a qual compõe grande parte dos produtos que a constitui. Esses materiais são compostos em sua quase totalidade de argila, formados por elementos metálicos e não metálicos e são polifásicos. A existência de várias fases cerâmica possibilita uma gama de combinações de átomos metálicos e nãometálicos, formando muitos arranjos estruturais, a qual permite sua inserção em uma larga escala de aplicação nos mais diferenciados setores.
O objetivo geral desse trabalho é fazer uma pesquisa bibliográfica referente aos materiais cerâmicos mais utilizados no setor da construção civil. Para tal, faz-se necessário descrever algumas aplicabilidades desse tipo de material que são intrínsecas ao ramo em questão, como também, suas classificações e processos de fabricação.
2 REVISÃO DA LITERATURA
2.1 HISTÓRIA
A indústria da cerâmica é uma das mais antiga do mundo, em vista da facilidade de sua aplicação. Já no período neolítico o homem pré-histórico calafetava as cestas e vime com barro. Mas tarde verificou-se que podia dispensar o vime e os postes passaram a ser fabricados só com barro. Posteriormente, com processo de aquecimento do barro, surgiu então a cerâmica propriamente dita (BAUER, 2016).
Ao longo dos tempos, sua utilização sofreu mudanças em função da descoberta de novos materiais e por novas tecnologias em sua forma de fabricação (CALLISTER, 2000).
2.2 DEFINIÇÃO
Chama-se de cerâmica à pedra artificial obtida pela moldagem, secagem, e cozedura de argilas ou de misturas contendo argilas (BAUER, 2016).
De acordo com a ABC - Associação Brasileira de Cerâmica (2016), a cerâmica compreende todos os materiais inorgânicos, não metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas.
2.3 CLASIFICAÇÃO
Segundo ABC - Associação Brasileira de Cerâmica (2016), devido a amplitude e heterogeneidade a qual corresponde, esse setor é dividido em subsetores ou segmentos em função de diversos fatores como matérias-primas, propriedades e áreas de utilização. Dessa forma, a seguinte classificação, em geral, é adotada:
● Cerâmica Vermelha: compreende aqueles materiais com coloração avermelhada empregados na construção civil (tijolos, blocos, telhas, elementos vazados, lajes, tubos cerâmicos e argilas expandidas).
● Materiais de Revestimento (Placas Cerâmicas): são aqueles materiais, na forma de placas usados na construção civil para revestimento de paredes, pisos, bancadas e piscinas de ambientes internos e externos (azulejo, pastilha, porcelanato, lajota, piso, etc).
● Cerâmica Branca: grupo bastante diversificado, compreendendo pelos materiais com corpo branco e em geral recobertos por uma camada vítrea transparente e incolor. Este grupo é subdividido em:
louça sanitária
A) louças de mesas e sanitárias
B) isoladores elétricos para alta e baixa tensão
C) cerâmica artística (decorativa e utilitária).
D) cerâmica técnica para fins diversos, tais como: químico, elétrico, térmico e mecânico.
● Materiais Refratários: este grupo é caracterizado por uma diversidade de produtos, que têm como finalidade suportar temperaturas elevadas nas condições específicas de processo e de operação, que em geral envolvem esforços mecânicos, ataques químicos, variações bruscas de temperatura entre outras solicitações.
● Fritas e Corantes: são importantes matérias prima para os mais variados segmentos cerâmicos que requerem determinados acabamentos. Frita (vidrado fritado) é um vidro moído, fabricado por indústrias especializadas a partir da fusão da mistura de diferentes matérias prima. É aplicado na superfície do corpo cerâmico que, após a queima, adquire aspecto vítreo. Este acabamento tem por finalidade aprimorar a estética, tornar a peça impermeável, aumentar a resistência mecânica e melhorar ou proporcionar outras características.
● Abrasivos: parte da indústria de abrasivos, por utilizarem matérias-primas e processos semelhantes aos da cerâmica, constituem-se num segmento cerâmico. Entre os produtos mais conhecidos podemos citar o óxido de alumínio eletro-fundido e o carbeto de silício.
● Vidro, Cimento e Cal: são três importantes segmentos cerâmicos e que, por suas particularidades, são muitas vezes considerados à parte da cerâmica.
● Cerâmica de Alta Tecnologia/Cerâmica Avançada: Constituídos pelos produtos fabricados pelo chamado segmento cerâmico de alta tecnologia ou cerâmica avançada. Eles são classificados, de acordo com suas funções, em: eletroeletrônicos, magnéticos, ópticos, químicos, térmicos, mecânicos, biológicos e nucleares. Os produtos deste segmento são de uso intenso e a cada dia tende a se ampliar.
...