TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PROPRIEDADES DOS MATERIAIS I

Por:   •  11/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

PROPRIEDADES DOS MATERIAIS I[pic 1]

[pic 2]Professora Dra. Naira Maria Balzaretti

Juliana Fortunato – Aula 1

1- Descreva os conceitos de campo elétrico e de campo magnético.

O conceito de campo elétrico surgiu da necessidade de explicar a ação de forças a distância. Podemos dizer que o campo elétrico existe numa região do espaço quando, ao colocarmos uma carga elétrica (q) nessa região tal carga é submetida a uma força elétrica F. Então o campo elétrico pode ser entendido como sendo uma entidade física que transmite a todo o espaço a informação da existência de um corpo eletrizado (Q) e, ao colocarmos outra carga (q) nesta região, será constatada a existência de uma força F de origem elétrica agindo nesta carga (q). Para definir, matematicamente, o campo elétrico é necessário definirmos uma grandeza física que o represente. Esta grandeza é o vetor campo elétrico dado por E=F/q, assim o vetor campo elétrico E é a grandeza que permite determinar, em cada ponto, a intensidade da força que atua sobre a carga aí colocada.

O campo magnético pode ser definido tomando como base os campos elétricos e gravitacionais, que determinam as modificações no espaço em razão da presença de cargas elétricas ou de massa. Sendo assim, o campo magnético é a região do espaço na qual um ímã manifesta sua ação. Representamos o campo magnético em um ponto no espaço por um vetor denominado vetor indução magnética ou, simplesmente, vetor campo magnético, representado por B. Ou seja, o campo magnético é a região ao redor de um imã, na qual ocorre uma força magnética de atração ou de repulsão. Este campo pode ser definido pela medida da força que o campo exerce sobre o movimento das partículas de carga, tal como um elétron. Sua representação visual é feita através de linhas de campo magnético, também conhecidas por linhas de indução magnética ou linhas de fluxo magnético, que são linhas envoltórias imaginárias fechadas, que saem do pólo norte e entram no pólo sul.

2-  O que é uma onda eletromagnética?

Quando fazemos um movimento de vaivém vertical, na extremidade de uma corda podemos observar a propagação de pulsos ou perturbações. A propagação de perturbações sem o transporte de matéria é denominado onda. Ondas são oscilações em função do tempo e do espaço, que apenas transportam energia e são classificadas segundo a sua natureza em mecânicas ou eletromagnéticas.

As ondas eletromagnéticas são ondas que se formam a partir da combinação dos campos magnéticos e elétrico, que se propagam no espaço transportando energia.  A luz visível emitida por um filamento de lâmpada incandescente é um exemplo de onda eletromagnética; outros tipos de ondas eletromagnéticas são produzidas pelas emissoras de rádio e de TV, por osciladores de microondas para fomos e radares, aparelhos de raios X e núcleos radioativos. Os diversos tipos de ondas eletromagnéticas diferem entre si apenas pela frequência e pelo comprimento de onda. Diferentemente das ondas em uma corda ou do som se propagando em um fluido, as ondas eletromagnéticas não precisam de um meio material para se propagar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (64.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com