Resumo Propriedades Mecanicas De Materiais
Trabalho Universitário: Resumo Propriedades Mecanicas De Materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fersicuro • 9/6/2014 • 739 Palavras (3 Páginas) • 4.653 Visualizações
Propriedades mecânicas: Definem a resposta ou deformação do material a uma força aplicada.
Ensaios de tração, Compressão, Cisalhamento e torção.
Deformação elástica: O processo em que a tensão e a deformaçao são proporcionais. Essa deformaçao não é permanente e quando a carga aplicada é liberada a peça retorna a forma original.
Anelasticidade: Tempo necessário para a recuperação completa da deformaçao elástica.
Deformaçao plástica: Corresponde ao movimento de um grande numero de átomos e discordancias em resposta a uma tensão. A tensão não é proporcional a deformaçao , deformaçao permanente.
Escoamento: Onde a deformaçao plástica tem inicio, e ocorre o afastamento inicial da linearidade na curva tensão deformaçao.
Tensão limite de escoamento: Tensão necessária p/ produzir uma determinada quantidade de deformaçao. Corresponde a Interseçao da linha paralela com a porção elástica com a curva á região plástica.
Limite de resistência a tração: Corresponde a tensão máxima que pode ser sustentada por uma estrutura que se encontra sob tensão.
Fratura: Tensão suficiente para quebrar as ligações interatômicas ao longo do plano de cisalhamento.
Ductilidade: Representa uma medida do grau de deformaçao plástica que foi suportado quando da fratura.
Resiliencia: Capacidade do material absorver energia quando ele é deformado elasticamente e depois com o descarregamento ter a energia recuperada.
Tenacidade: Habilidade do material absorver energia até sua fratura.
Dureza: É uma medida de resistência de um material a uma deformação plástica localizada.
Ensaios de dureza: Risco, Ressalto, Penetraçao
Penetraçao (Rockweel, Brinell, knoop e Vickers), é um ensaio estatico, Um pequeno penetrador é forçado contra a superfície do material e um numero índice de dureza é determinado com base no tamanho ou profundidade da impressão resultante.
Risco: (Bierbaum) diamante risca o metal. A dureza Bierbaum e determinada a partir da medição da largura do risco por meio de um microscópio.
Deformaçao por Maclagem: É a movimentação das discordâncias por maclagem. Ocorre em matérias frágeis, e com estruturas cristalinas CCC e HC a baixas temperaturas e a taxas elevadas de carregamento.
Deformaçao por FLUENCIA: quando os materiais são sujeitos a cargas ou tensões constantes e está dependente do tempo. Só é relevante para temperaturas iguais ou superiores temperatura absoluta de fusão do metal.
Mecanismos de endurecimento: Consiste em restringir ou impedir o movimento de discordâncias dando mais dureza e resistência ao material, processo que pode perder a ductilidade e tenacidade do material.
Soluçao solida: Não muda a micro estrutura, e consiste na formação de ligas com átomos de impurezas que entram por solução solida substitucional ou intersticial, que geram deformaçoes na rede cristalina e os campos de tensões. Essas impurezas aumentam o limite de resistência a tração e o limite de escorregamento.
O movimento das discordâncias é restringido
...