ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS
Por: Mineirim • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 691 Palavras (3 Páginas) • 296 Visualizações
[pic 1]
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS
1° Bimestre
Disciplina: Mecânica Aplicada
Engrenagens – Pinhão Cremalheira
Prof.
Data: 04/04/2014
INTRODUÇÃO
ENGRENAGENS
Engrenagens são utilizadas para transmitir movimento de um eixo rotativo para outro ou de um eixo rotativo para outro que translada (rotação em relação a um eixo no infinito, exemplo: cremalheira) e transmissão de movimento com razão de velocidade angular constante.
A transmissão se dá através do contato entre os dentes, como são elementos rígidos, a transmissão deve atender a algumas características especiais, sendo que a principal é que não haja qualquer diferença de velocidades entre os pontos em contato quando da transmissão do movimento.
DEFINIÇÃO
São elementos rígidos utilizados na transmissão de movimentos rotativos entre eixos, consiste em dois cilindros nos quais são fabricados dentes.
Denomina-se engrenagem o elemento dotado de dentadura externa ou interna, cuja finalidade é transmitir movimento sem deslizamento e potência, multiplicando os esforços com a finalidade de gerar trabalho.
Possuem formato cilíndrico (engrenagem cilíndrica), cônico (engrenagem cônica), helicoidal (engrenagens helicoidais) ou reta (cremalheira).
PADRONIZAÇÃO:
As engrenagens, hoje em dia, são altamente padronizadas com relação à forma do dente e ao tamanho. Diversas entidades de padronização estabelecem normas e diretrizes, dentre estas se destaca a AGMA – American Gear Manufacturers Association, ABNT e a DIN.
As Engrenagens Cremalheira são peças mecânicas que consistem numa barra ou trilho dentado que em conjunto com uma engrenagem a ela ajustada, converte movimento retilíneo em rotacional e vice-versa. A cremalheira pode ser considerada como uma roda de raio infinito. Nesse caso, a circunferência da roda pode ser imaginada como um segmento de reta. Por isso, a circunferência primitiva da engrenagem é tangente à linha primitiva da cremalheira. Há dois tipos de cremalheira: cremalheira de dentes perpendiculares e cremalheira de dentes inclinados. As cremalheiras de dentes inclinados acoplam-se a rodas helicoidais e as de dentes perpendiculares engrenam-se com as rodas de dentes retos.
FABRICAÇÃO DO PINHÃO CREMALHEIRA
A fabricação da cremalheira é fácil utilizando ferramenta com corte para gerar engrenagens pelo processo de geração MAAG.
Normalmente se utiliza materiais metálicos resistentes na produção de engrenagens tais como o aço de baixo ou médio carbono laminados a frio ou a quente, Ferro fundido nodular, Bronze e aço inoxidável.
Para fabricar a cremalheira é utilizado o aço cromo-níquel-molibdênio, pois o limite de resistência do núcleo entre 70 e 110 kgf/mm2 cujo código é 8620 (pdrão SAE/AISI
Os processos utilizados normalmente para produção de engrenagens tipo cremalheira e usinagem.
A seguir imagem desenho de uma engrenagem pinhão-cremalheira.
[pic 2]
Pb = Pc COS ϕ
Fonte: Professor Alexandre Augusto Pescador
Passo de base (pb): distância entre lados paralelos ao longo de uma normal comum;
Nessa outra imagem, mostra as engrenagens prontas e usinadas para serem montadas.
[pic 3]
FONTE: www.engdofuturo.com.br
FUNCIONAMENTO DA ENGRENAGEM
PINHÃO-CREMALHEIRA
O funcionamento da engrenagem cremalheira é o mais simples. Com uma coroa de diâmetro infinito, ou seja, que não se fecha, ele transforma um movimento rotacional em um movimento retilíneo, de translação. O movimento contrário também pode acontecer. Muito usado para esteiras. Seus dentes também podem ser retos ou helicoidais, depende da necessidade.
...