ATM Explosiva
Dissertações: ATM Explosiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: quinteros • 10/11/2013 • 430 Palavras (2 Páginas) • 642 Visualizações
Conclusões
Atmosferas explosivas
A maioria dos materiais orgânicos, assim como os metais e outros materiais não orgânicos, podem queimar ou explodir quando finalmente divididos e dispersos em quantidades adequadas.
O mesmo acontece com atmosferas de pó metálicos e químicos encontrado em diversos processos transformação e fabricação, polir e até mesmo transporte. Um apequena quantidade da mistura do pó com gases e algum fagulhamento, pode causar um grande estrago.
As partículas do pó em contato com fontes de ignição podem ocasionar condições para explosões e incêndios. Se uma nuvem de poeira potencialmente explosiva entra em contato com uma ignição suficientemente poderosa (com algum pouco milijoules), uma explosão primaria irá ocorrer. Uma explosão primaria geralmente se desenvolve com uma velocidade subsônica, dando lugar a gases quentes que desenvolverão uma onda de pressão. Com isso a poeira depositada nas proximidades entra também em suspensão a frente da chama, dando origem a uma nova explosão e assim sucessivamente.
O maior e mais comum fonte de ignição encontrada em ambientes considerados de risco, são as centelhas produzidas por equipamentos elétricos inadequados e/ou instalados de forma incorreta.
As condições para uma explosão são:
- pó combustível com baixo teor de umidade suspenso;
- concentração da nuvem acima do limite inferior de explosividade;
- partículas de tamanho conveniente;
- oxigênio;
- fonte de ignição de energia suficiente;
Se relacionado com fonte de ignição, o pó é um material mais difícil de iniciar uma explosão que gases e líquidos inflamáveis, pois a energia necessária para ignição é 1.000 vezes superior (da ordem de mJ) a explosão de gases inflamáveis (na ordem de µJ).
A análise de causas de explosões é muito complexo e demorado, pois demanda de entrevistas de sobreviventes, pesquisa de documentos, procedimentos, histórico de manutenção, e deve superar a descaracterização da causa, feita pela própria explosão.
Algumas medidas mínimas devem ser tomadas e seguidas para minimizar os riscos de acidentes com explosões, tais como:
- mantenha a documentação da classificação da área de sua instalação atualizada;
- mantenha os equipamentos elétricos e eletrônicos instalados na área classificadas, submetidos a um plano de inspeção periódico;
- promova treinamento efetivo de todo o pessoal que trabalha no local, sobre riscos existentes.
Essas medidas devem ser implantadas mediante a acessória especializada, atendendo a um plano de estruturado e devidamente negociado com as partes envolvidas, resultando dessa forma no comprometimento de todos.
Conclusões
Embora aparentemente inofensivo, sob determinadas condições, os pós podem chegar a gerar explosões de considerável magnitude, atingindo comunidades vizinhas e causando mortes, por isso, as atividades desenvolvidas nas indústrias
...