ATPS ADM 1SEM
Artigos Científicos: ATPS ADM 1SEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marco.toscano • 11/5/2014 • 1.178 Palavras (5 Páginas) • 271 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
As empresas comerciais e prestadoras de serviços são responsáveis por uma grande porcentagem do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, isto significa que estão em constante desenvolvimento. Devido a isto devem aprimorar-se, e para tanto é preciso conhecer bem os seus gastos com comunicação, a fim de tomar decisões importantes e em tempo real para o seu futuro.
Para facilitar este conhecimento quanto a estes gastos com comunicação, é interessante a criação de um sistema de custos, o qual irá coletar os gastos da empresa e transformá-los em informações úteis para os seus diversos usuários. Para que se tenha informações úteis é preciso que os dados sejam confiáveis, por isto é muito importante uma boa organização da empresa.
A coleta de dados é o primeiro passo para elaboração de um sistema de comunicação que colabore com o futuro, principalmente financeiro, de uma organização.
1.1 Problemática
Segundo dados de diversas revendedoras, o comércio de veículos auto motores cresceu consideravelmente nos últimos anos, e conjuntamente a este crescimento vem a maior utilização, por parte dos proprietários de veículos, das auto mecânicas e auto peças.
A empresa abordada neste estudo é a Blá Blá Auto Peças. Pelo crescimento significativo da atividade o gestor da empresa resolveu ampliar o quadro de colaboradores e por consequência criou-se uma nova necessidade: a melhoria da Comunicação.
Situada em São Paulo, capital e tendo representantes em dois estados ( Rio de Janeiro e Curitiba) bem como vendedores internos, aumenta-se a necessidade de uma comunicação estável e funcional para a total sintonia entre todos os seguimentos da empresa.
Com todo este avanço, também torna-se importante saber como estão se comportando os gastos da empresa com comunicação.
Define-se então a seguinte pergunta problema: Qual o custo incorrido com telefonia em cada departamento da Auto Peças?
1.2 Objetivo Geral
Analisar, através de um sistema de custos, os gastos com telefonia da empresa, e implantar uma ação para otimização do sistema de comunicação da Empresa com um confiável sistema de gestão e controle.
1.3 Objetivos Específicos
Elaborar o organograma da Empresa;
Elaborar planilhas de necessidades de comunicação para cada um dos departamentos;
Calcular o gasto de cada departamento;
Elaborar um projeto de Telecom, otimizando a comunicação da Empresa.
1.4 Justificativa
Com o aumento do comércio de veículos automotores no Brasil, houve também um aumento dos serviços realizados nas auto mecânicas, pois, apesar do aumento na comercialização de veículos a má conservação de estradas e a falta de cuidado por parte dos proprietários faz com que os veículos apresentem problemas contínuos, gerando grande demanda na compra de peças e partes automotivas.
O gestor da empresa, por desenvolver um bom trabalho no decorrer dos anos, viu o seu negócio crescer precisando inclusive aumentar o quadro de colaboradores. Por ser uma pessoa bastante organizada possui um bom controle interno, porém se preocupa com a empresa de uma maneira geral, pois todos os custos são apropriados de uma forma geral e não individualmente por departamento, o que dificulta seu gerenciamento.
A necessidade abordada neste estudo é a de comunicação e nossa empresa foi contratada para elaborar um projeto que não só otimize a comunicação da empresa, mas também possamos controlar e gerir esses gastos que são de uma forma geral imprescindíveis para o aumento de receita.
2. Instrumentos, Procedimento de coleta e tratamento dos dados
Serão elaboradas planilhas, através de dados fornecidos pela empresa através de
análise das contas para levantamento dos gastos atuais já com o novo quadro de colaboradores.
Para que consigamos entender melhor como este estudo se dará, temos que destacar primeiramente como são os gastos por setores da empresa estão envolvidos. Iniciando nosso estudo, foi constatado que o gasto com comunicações era sem nenhum tipo de controle ou gestão, isto também devido o número de colaboradores da empresa ser reduzido, mas com as novas contratações, além do gasto com esta tecnologia aumentar, viu-se necessário um investimento preciso, obtendo assim qualidade com o melhor custo-benefício.
Neste período a empresa já disponibilizava do novo quadro de colaboradores, composto por:
Diretor;
Secretária;
Diretor de Vendas, Diretor Financeiro, Diretor de Relacionamento de Clientes;
Gerente Geral, Gerente de Produção e Gerente de Compras;
Representantes (2);
Inspetor de Qualidade;
Vendedores (4);
Linha de montagem (10);
O organograma abaixo demonstra como a empresa está dividida:
Legenda
2.1 Dados dos meses de Dezembro de 2013, Janeiro e Fevereiro de 2014
Na planilha 1 ( Em anexo), são elencados os gastos referentes ao meses de Dezembro de 2013, Janeiro e Fevereiro de 2014, incluído
...