ATPS ALGORITMO E PROGRAMAÇÃO ETAPA 1 E 2
Dissertações: ATPS ALGORITMO E PROGRAMAÇÃO ETAPA 1 E 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fbatagin • 6/6/2013 • 1.968 Palavras (8 Páginas) • 767 Visualizações
Etapas 1 e 2
Algoritmos – Noções de Algoritmos
Na bibliografia, encontramos diferentes definições para algoritmo, algumas tratam
uma simples receita de bolo como um algoritmo, outros autores consideram esses
exemplos simplificações demasiadas do conceito e preferem associar o conceito de
algoritmo a soluções computacionais.
Neste aspecto, podemos expressar a solução de qualquer problema na forma de
algoritmo, desde o mais simples ao mais complexo e independente se solucionáveis
no universo real, ou no universo computacional.
No dia-a-dia nos deparamos com diversos problemas que podem ser expressos na
forma de algoritmos, alguns simples rotinas como escovar os dentes, ir a faculdade,
preparar um suco de frutas, uma receita para fazer salada de batatas, as regras para
calcular uma equação de primeiro grau e muitos outros.
Em todos os algoritmos são identificadas características comuns, que são séries
finitas e bem definidas de passos ou regras que, quando realizadas, produzem um
determinado resultado.
Neste trabalho preferimos a definição de algoritmo como sendo:
Um conjunto de ações com propriedades especiais e especificas
e com algumas estruturas padrões para controlar a ordem na
qual as ações são realizadas.
São propriedades de algoritmos:
ações simples e bem definidas (não ambíguas);
seqüência ordenada de ações; seqüência finita de passos.
PSEUDO LINGUAGEM
PORTUGOL é uma pseudolinguagem que permite ao programador pensar no
problema em si e não no equipamento que irá executar o algoritmo. Em geral, a
medida que o programador vai ganhando experiência, existe a tendência de
utilização do PORTUGOL ainda no universo Real tornando mais fácil a transposição
do problema para o universo Computacional.
Todavia, devemos observar que mesmo com a utilização de pseudolinguagem na
modelagem de soluções, é importante considerar-mos a sintaxe (em relação à
forma) e a semântica (em relação ao conteúdo ou seu significado).
Lembre que na construção de algoritmo mostrada no tópico anterior, identificamos
dois conceitos básicos e fundamentais dos algoritmos.
Memória ( Estruturas de Dados ) para manipulação das informações.
Algoritmo ( Estruturas de Controle ) para manipulação das ações.
Esses conceitos estão representados nas linguagens de programação, reais ou
virtuais, através de variáveis (para representar a memória) e ações (para expressar a
solução na forma algoritmica).
A estrutura de um algoritmo em PORTUGOL pode ser dada como:
início
< declarações de variáveis > ( estrutura de dados )
< ações > ( algoritmo )
Fim
Em PORTUGOL, vamos considerar os tipos básicos como sendo um conjunto de 4
tipos principais, (embora nas linguagens de programação, como em C Sharp,
existam modificações para estes tipos principais).
Tipos básicos em Portugol :
Tipo Inteiro:
Intervalo de valores:
Número inteiro (negativo, nulo ou positivo).
-100, 0, 1, 2, 1250.
Operações:
+ (adição), - (subtração), * (multiplicação), / (divisão)
Exemplo:
int X;
int Idade;
int A, B, C;
( declaração de X do tipo inteiro )
( declaração de Idade do tipo inteiro )
( declaração de A, B e C do tipo inteiro )
• Tipo Real:
Intervalo de valores:
Número real (negativo, nulo ou positivo).
-10, -1.5, 11.2, 0, 1.0, 2, 50.23465
Operações:
+ (adição), - (subtração), * (multiplicação), / (divisão)
Exemplo:
real X;
real Peso;
real A, B, C;
( declaração de X do tipo real )
( declaração de Peso do tipo real )
( declaração de A, B e C do tipo real )
• Tipo Caracter:
Intervalo de valores:
Caracteres Alfanuméricos
casa, UFSC, Win7, 123, alfa#2
Operações:
+ (união), - (interseção)
Exemplo:
...