ATPS Classificação E Pesquisa
Pesquisas Acadêmicas: ATPS Classificação E Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: webzink • 23/9/2014 • 2.879 Palavras (12 Páginas) • 915 Visualizações
Sistemas de Informação
6ª Série
Classificação e Pesquisa
A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos:
Favorecer a autoaprendizagem do aluno.
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.
Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício profissional.
Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a realidade.
Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem
Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.
Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.
AUTORIA:
Paulo César Barreto da Silva
Faculdade Anhanguera de Santa Barbara
Thiago Salhab Alves
Faculdade Anhanguera de Santa Barbara
Sistemas de Informação - 6ª Série - Classificação e Pesquisa
Paulo César Barreto da Silva, Thiago Salhab Alves
Pág. 2 de 10
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.
Utilizar princípios e ferramentas que otimizem o processo de desenvolvimento e implementação de um projeto.
Aplicar de forma eficiente os princípios de gerenciamento, organização e busca de informações.
Analisar, organizar, abstrair e relacionar dados e informações.
Trabalhar em equipe.
Produção Acadêmica
Relatório 1 – Pesquisa de Dados.
Relatório 2 – Métodos de Ordenação.
Relatório 3 – Árvores Binárias de Pesquisa.
Relatório 4 – Árvores AVL e Tabelas Hash.
Participação
Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:
organizar-se, previamente, em equipes de 2 a 4 participantes;
entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e
observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.
DESAFIO
Desde 1903, quando foi aprovada pelo Congresso Nacional a lei que regulamentaria a concessão de energia elétrica pelo país, se fez necessária à criação de um meio de captação do consumo de energia pelos clientes das concessionárias de energia elétrica distribuídas pelo país 1.
Com o crescente número de clientes e a falta de tecnologia, o processo de coleta dos dados de consumo dos clientes de uma concessionária de energia elétrica era e continua em muitos casos, sendo realizada de forma manual. O método adotado de coleta mensal, em sua grande maioria, não possibilita nenhum controle do que está sendo consumido pelo usuário, em que tanto o usuário como a concessionária, somente teriam informações do consumo diante da coleta manual realizada pelos técnicos de campo.
Mesmo assim, o método de coleta manual por funcionários veio evoluindo com o tempo. A evolução da coleta de dados se deu, migrando das antigas fichas manuais, em que cada cliente possuía uma identificação em seu medidor, para os hand-fields2 utilizados
1 EDP, no Brasil. Geração, Comercialização e Distribuição de Energia Elétrica. Disponível em: <http://www.edpbr.com.br/energia/pesquisadores_estudantes/energia_eletrica/historia_energia_eletrica/historia_energia_eletrica.asp>. Acesso em: 04 out. de 2012.
2 Hand-fields - Coletores de dados sem fio que são utilizados para coleta de dados e posteriores descargas destes dados em uma base centralizadora de informações.
Sistemas de Informação - 6ª Série - Classificação e Pesquisa
Paulo César Barreto da Silva, Thiago Salhab Alves
Pág. 3 de 10
atualmente pelo funcionário da empresa de distribuição local de energia para apontar a leitura do relógio de energia do cliente.
Com a evolução e popularização das tecnologias, dentre elas a wireless, a forma de coletar as informações dos medidores pôde ser revista. Com o advento tecnológico da implantação de métodos de telemetrias3, passaram a serem mais difundidas as coletas de dados remotas.
Uma forma de utilização das tecnologias de telemetria adota a wireless para coletas e vem se tornando uma opção das concessionárias de energia elétrica. Uma das companhias que aposta nesta inovação tecnológica do segmento e está desenvolvendo soluções para essa demanda, é a empresa SmartXY XXI Informática. A utilização da telemetria se dá pela tecnologia ZigBee que através de diversas frequências de rádio, pode transmitir e receber dados que estejam em seu alcance, de maneira relativamente simples.
A tecnologia Smart Grid4 ou Rede Inteligente é a aplicação da tecnologia de informação para a gerência do sistema de consumo de energia elétrica. A tecnologia Smart Grid é difundida amplamente em países de primeiro mundo e passaram a ser discutidas também nos países emergentes, principalmente após as políticas de sustentabilidade terem se tornado foco dos governos internacionais.
O sistema consiste em gerenciar as informações de contabilidade dos serviços prestados, falhas ocorridas no sistema, possíveis configurações remotas e análise de divergências no fornecimento de energia elétrica, bem como redistribuição em caso de necessidade maior de consumo em determinada região.
O
...