Atps De Pesquisa Social
Ensaios: Atps De Pesquisa Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 340702 • 11/9/2014 • 3.832 Palavras (16 Páginas) • 515 Visualizações
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL – UNIDERP INTERATIVA
ATPS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Pesquisa em Serviço Social
Disciplina: Pesquisa em Serviço Social
Serviço Social 6º Semestre/2013
Professora EAD: Profª Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Professora Tutora Presencial: Marilene Mazzeto Corrêa
Data:
Pólo:
Campo Grande 21. 08. 2013
Mace
MS
Grupo de Trabalho:
Ananda Rosa de Jesus
Rejanny Machado De Moraes
Vanda de Oliveira Souza Vargas
RA: 340702
RA: 286393
RA: 294939
INTRODUÇÃO
Segundo Gil, o conhecimento científico permite verificar a veracidade do objeto pesquisado, confirmando a legitimidade ou negatividade dos fatos, neste estudo faz-se necessário uma leitura minuciosa de uma série de implicações que envolvem as questões filosóficas, a ciência, a política, a economia e a ética entre outros. Com o propósito de adquirir conhecimento, desenvolvemos um projeto de pesquisa com o tema gravidez na adolescência e o impacto no desenvolvimento infantil. Este estudo tem como objetivo geral verificar como as adolescentes enfrentam as mudanças que ocorrem em sua vida após a ocorrência da gravidez e suas perspectivas para o futuro. Para que esse objetivo fosse alcançado foi necessário refletir sobre a educação sexual e sua influência sobre a saúde sexual e reprodutiva do adolescente. A reflexão aqui proposta foi baseada em observação e análise de levantamentos bibliográficos para explicar o fenômeno a partir de dados já publicados.
METODOLOGIA CIENTIFICA
É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática. É a forma como os pesquisadores/cientistas devem proceder para obter um conhecimento científico. é a ciência que estuda os mecanismos de pesquisa, e a forma de interpretá-la de maneira correta. A metodologia inclui a forma de elaboração de projetos de pesquisa, artigos científicos, dissertações, teses, etc.
Principais Percepções:
– “Pesquisar, significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.”
– “Pesquisa científica é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência.”
– “A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos.”
– “Pesquisa científica é um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos.”
• Finalidades
– Pesquisa pura (básica): satisfação do desejo de adquirir conhecimentos, sem que haja uma aplicação prática prevista.
– Pesquisa aplicada: os conhecimentos adquiridos são utilizados para aplicação prática voltados para a solução de problemas concretos da vida moderna.
Função do profissional de Serviço Social na Área de Ciências Humanas e Sociais:
Embora não tendo atingido o patamar de "ciência", o Serviço Social conseguiu se constituir como uma área de produção de conhecimentos, inserida na grande área de Ciências Sociais Aplicadas (assim é identificada nas agências de fomento como CNPq, Capes e Fapergs), isto é, constrói conhecimento científico. O Serviço Social é uma profissão reconhecida na sociedade na medida em que é socialmente necessária e exercida por um grupo social específico, uma categoria profissional que compartilha um sentimento de pertencimento e possui uma identidade profissional.7 As mudanças na concepção que se tem da profissão de assistente social são conseqüências de processos históricos, e dependem do significado social que se atribui à profissão, que é fruto de movimentos da categoria e também da sua relação com a dinâmica e o desenvolvimento do conjunto da sociedade. Atualmente, além de ser uma profissão, o Serviço Social é considerado trabalho.
RELEVÂNCIA NA ATUALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL
O Assistente Social se insere em uma realidade complexa e contraditória, encontrando em sua prática limites para uma atuação diferenciada daquela instituída tradicionalmente. Cabe ao Assistente Social refletir sobre este fazer burocrático, tendo como eixo norteador o projeto político-profissional do Serviço Social, para então vislumbrar novas alternativas profissionais. Como podemos observar, a prática do Assistente Social tem inúmeros limites e obstáculos para um agir comprometido com os princípios e diretrizes do Código de Ética Profissional. No entanto também traz possibilidades para uma prática inovadora e diferenciada daquela tradicionalmente instituída no âmbito institucional. Marilda Iamamoto(2001) ao analisar tal questão afirma que:
“(...) um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo”. (2001:20)
Assim o desafio do Assistente Social nos dias de hoje é desenvolver propostas de trabalho criativas e inovadoras, que sejam capazes de concretizar direitos sociais da população. Dessa forma podemos dizer que nossa perspectiva de ação tinha enquanto objetivo, a busca pela efetivação dos direitos sociais visando a ampliação dos canais de participação no âmbito institucional. Acreditamos que é de fundamental importância
...