TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Conceitos de SQL e DML

Seminário: ATPS: Conceitos de SQL e DML. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Seminário  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1 - Fazer uma pesquisa no livro texto ou nos livros complementares da disciplina sobre os fundamentos de Consultas SQL e comandos DML (Data Manipulation Languagem).

Conceitos de SQL e DML

O SQL foi desenvolvido no inicios dos anos 70, pela ibm, com o propósito de fazer uma linguagem simples e de fácil uso para fazer consultas a banco de dados. É uma linguagem padrão de gerenciamento de dados que interage com os principais bancos de dados baseados no modelo relacional, que são conhecidos como SGBDS. Exemplos de alguns SGBDS: IBM Informix, PostgreSQL, Firebird, HSQLDB, DB2, mSQL, MySQL, Oracle, SQL-Server, TinySQL, ZODB, JADE. A linguagem SQL não serve apenas para consultas ao banco de dados e sim também para alterar, excluir ou modificar os esquemas de armazenamento das informações, como as DML (linguagem de manipulação de dados), os comandos para fazer essas alterações são: SELECT, INSERT, UPDATE E DELETE. Existem dois tipos de DML o procedural e não procedural. O procedural é quando o usuário especifica qual dado deseja acessar e como obtê-lo. E o não procedural é quando especifica apenas os dados necessários.

Segundo o site da Microsoft SQL server o objeto SQLServer:SQL Statistics no SQL Server fornece contadores para monitorar a compilação e o tipo de solicitações enviadas a uma instância do SQL Server. A monitoração do número de compilações e recompilações de consultas e do número de lotes recebidos por uma instância do SQL Server fornece uma indicação da velocidade com que o SQL Server está processando as consultas do usuário e o grau de eficácia com que o otimizador de consulta está processando as consultas.

Compilação é uma parte significativa do tempo de retorno de uma consulta. Para economizar no custo da compilação, o Mecanismo de Banco de Dados salva o plano de consulta compilado em um cache de consulta. O objetivo do cache é reduzir a compilação por meio do armazenamento das consultas compiladas para reutilização posterior encerrando, assim, a solicitação para recompilar consultas quando forem executadas mais tarde. Porém, cada consulta exclusiva deve ser compilada pelo menos uma vez. Recompilações de consultas podem ser causadas pelos seguintes fatores:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com