ATPS - Desenho Técnico
Por: Jefferson Moraes • 7/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.132 Palavras (5 Páginas) • 202 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – CAMPO LIMPO
ALEXANDRE
CRISTINA
DANILO
FELIPPE
JEFFERSON
ISAAC
PAULO
RAFAEL
VICTOR
SILVANO
ATPS – DESENHO TÉCNICO
São Paulo
2015
ALEXANDRE
CRISTINA
DANILO
FELIPPE
JEFFERSON
ISAAC
PAULO
RAFAEL
VICTOR
SILVANO
ATPS – DESENHO TÉCNICO
Relatório final, apresentado a Universidade Anhanguera, como parte das exigências para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia.
São Paulo
2015
ALEXANDRE
CRISTINA
DANILO
FELIPPE
JEFFERSON
ISAAC
PAULO
RAFAEL
VICTOR
SILVANO
ATPS – DESENHO TÉCNICO
Relatório final, apresentado a Universidade Anhanguera, como parte das exigências para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia, sob orientação da Profª. Eduardo Yamachita.
Nota_____________________________
Data da Aprovação: ____/____/_____
BANCA EXAMINADORA:
_________________________
_________________________
_________________________
- RELATORIO
Aprendemos que o desenho artístico pode ser desenhado de qualquer maneira, que expõem a ideia e pensamentos de seu criador, onde também as outras pessoas que visualizam podem interpretar cada com sua lógica/maneira/pensamento/visão.
No desenho técnico são feitos pelo projetista detalhadamente, buscando expor todas as características do objeto, seguindo as normas e regras para especificar como este deve ser confeccionado / produzido, onde o executante com conhecimentos em interpretar o desenho, poderá executar seu trabalho com exatidão.
Para o desenvolvimento do desenho de um objeto, é necessário que o projetista tenha ideia referente as formas e detalhes do objeto que necessita a ser projetado, onde deve fazer primeiramente fazer um Esboço, fazer as melhorias desse, desenhar e por último concluir /implantar, fazendo o desenho com todos detalhes e regras requisitados pela norma. Deve seguir também nesse desenho tipos de linhas e cotas, conforme as regras normativas.
A ISO é quem regulamenta algumas normas, no Brasil quem rege essa norma é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Apesar de nossa tecnologia ter um grande avanço, se faz necessário ter os desenho impressos em papeis, facilitando a execução do objeto ou trabalho, consultas, esclarecimento de dúvidas, etc. Servindo também como arquivo e consultas anteriores. Para fazer determinados desenhos, existe a questão do dimensionamento objeto e papel, quando a dimensão da peça for maior que o papel, se reduz a escala. E quando o objeto for bem menor dificultando a visualização dos detalhes, é feito a ampliação no desenho.
Para concluir o desenho técnico em um todo, deve seguir as regras normativas, para que qualquer pessoa com conhecimento possa interpreta-lo; obedecendo: Linhas, Cotas, Legendas, Margem, Escrita, Dimensionamento, Escala, etc.
- PERSPECTIVA
Aprendemos que ao olharmos um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo. E quando desenhamos os objetos em perspectivas e ele representa como eles aparecem a nossa vista, com três dimensões, trazendo uma nossa da condição real. Desta forma qualquer pessoa consegue entender/interpretar o exposto pelo desenho. Também que a projeção numa superfície bidimensional de um fenómeno tridimensional. Os antigos já utilizavam a perspectiva, onde os gregos foram os primeiros a estruturar noções de perspectiva. E foi na Itália renascentista que se desenvolveu o conceito de perspectiva.
Existem vários tipos de perspectivas; segue alguns exemplos:
- Perspectiva cônica (São as que se assemelham à percepção do olho humano).
- Perspectiva Isométrica (Forma de representação que deforma menos o objeto).
- Cavaleira (Face Frontal no plano e as laterais em ângulos de 30 ou 45 ou 60° com fuga para o infinito).
Aprendemos As Perspectivas isométricas e cavaleira, são mais utilizadas em desenhos mecânicos. A perspectiva isométrica é forma de representação que menos deforma o objeto. E as projeções dos eixos formam entre si ângulos de 120°, mantendo as mesmas proporções do comprimento, da largura e da altura do objeto representado. Seu traçado é relativamente simples, e possui três ao plano de trabalho inclinadas a 30° da horizontal (conforme desenho figura 3).
- RESULTADO E DISCUSSÕES
Responder às seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico.
- Definir qual é a principal característica do desenho técnico em relação aos desenhos artísticos.
O desenho técnico é cartesiano com dimensões detalhada do produto, deve ser legível, transmitindo com clareza as características do objeto, sem causar dúvidas na forma e as dimensões, obedecendo/seguindo as regras da norma estabelecida em seu país (no Brasil – ABNT), com ênfase aos detalhes para ter interpretação exata. Para o desenho artístico não há regras ou normas, podendo ser desenhado ou expressado qualquer forma ou ideia, com objetivo transmitir apenas uma imagem, pode ter diferentes interpretações e significados. Pois cada pessoa pode interpretar de qualquer maneira, devido este não dar ênfase a detalhes.
...