ATPS FENOMENOS DE TRANSPORTE ETAPA 1 E 2 COMPLETA
Por: Ivan Szeremeta • 1/7/2015 • Projeto de pesquisa • 1.104 Palavras (5 Páginas) • 270 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE – UNIDADE 1
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Joinville – SC
2° Bimestre / 2015
Índice
Introduçao.........................................................................................3
Etapa 1.........................................................................................................4
Passo 1...........................................................................................4
Passo 2...........................................................................................4
Passo 3...........................................................................................5
Passo 4...........................................................................................6
Etapa 2.........................................................................................................7
Passo 1...........................................................................................7
Passo 2...........................................................................................7
Passo 3...........................................................................................7
Passo 4...........................................................................................8
Referencias bibliograficas..............................................................9
Introdução
Neste trabalho procuramos desenvolver os conhecimentos adquiridos na matéria de fenômenos de transportes, estes desenvolvimento podem ser vistos no trabalho a seguir por meio perguntas e exercícios de calculo respondidos pela equipe.
Etapa 1
Passo 1
Pesquisar em livros da área, as numerosas aplicações da mecânica dos fluidos num automóvel, principalmente quanto aos componentes associados ao transporte de combustível.
Resolução:
Temos diversas aplicações de mecânica dos fluidos em um automóvel. Pois desde a concepção do projeto automobilístico e seus componentes necessários para o funcionamento desde o tanque de combustível, aos cilindros- tubulação de combustível, bomba de combustível, bicos injetores de combustível, ou carburadores. A mecânica dos fluídos também é usada no projeto de sistema de arrefecimento do motor através da bomba d’água e ar condicionado, do freio hidráulico, da direção hidráulica, da transmissão automática A forma aerodinâmica suave dos modelos de automóveis recentes é o resultado dos esforços para minimizar o arrasto por meio do uso extensivo da análise do escoamento sobre superfícies variadas.
Passo 2
1) Explicar como deve ser iniciado o bombeamento, uma vez que: Matheus sugeriu que a garrafa seja colocada no chão (por questão de segurança); João Paulo acredita que a garrafa deva ser colocada no nível do tanque para facilitar o escoamento; e o grupo de jovens acredita que a garrafa deva ser colocada acima do nível do tanque de gasolina, como modo de capturar os vapores do combustível.
Resolução garrafa pet deva ficar no chão para o bombeamento da gasolina, pois assim haverá uma diferença de altura entre o tanque e a garrafa, de tal forma que a pressão gerada irá movimentar o líquido até a garrafa Pet.
2) Apresentar um esquema para que seja realizado o bombeamento da gasolina para a garrafa de maneira correta e coerente com os princípios físicos.
Resolução:
O inicio do bombeamento de gasolina deve ser feito com a garrafa colocada no chão para que o combustível se movimente mais rápido até o tanque.
Segue abaixo as etapas detalhadas do processo:
1. Pegue um galão apropriado para armazenar líquidos inflamáveis ou um recipiente que possa ser fechado após a retirada do combustível.
2. Coloque o galão de gasolina no chão, perto da porta do tanque.
3. Insira uma ponta da mangueira dentro do tanque. Assopre na outra ponta e escute as bolhas no tanque. Isso te avisará que a outra ponta está abaixo da linha da gasolina, onde realmente tem que estar para que o processo funcione
.4. Fique ao lado do tanque e coloque a outra ponta da mangueira na boca e comece a succionar.
5. Coloque seus dedos em volta da mangueira perto da sua boca, para ficar pronto para tapá-lo antes da gasolina chegar na sua boca e causar um acidente serio
6. Tire a mangueira da boca sem soltar o dedo que está tapando a ponta. Se ver bolhas de ar, solte o dedo para que a gasolina volte para o tanque e repita o processo novamente
7. Coloque a ponta da mangueira dentro da garrafa pet e solte o dedo. A gasolina deve começar a se movimentar para a garrafa..
8. Retire a ponta que está no tanque quando estiver perto da quantidade que deseja transferir para garrafa pet.
9. Retire a ponta da mangueira de dentro da garrafa quando todo o combustível tiver sido transferido
Passo 3
Pesquisar, em livros da área, revistas, jornais ou sites da Internet, sobre a densidade e viscosidade da gasolina, e se esses parâmetros se alteram durante o dia. Verificar em que horário é mais vantajoso o abastecimento com esse combustível, baseado em propriedades físicas como densidade e temperatura. Em dias quentes a temperatura ambiente aumenta isso causa uma dilatação do volume da gasolina.
Resolução:
Em dias quentes a temperatura ambiente aumenta isso causa uma dilatação do volume da gasolina. A densidade da gasolina é inversamente proporcional ao seu volume, ou seja, se o volume aumentar a densidade diminue!
Em suma, em dias quentes a temperatura ambiente aumenta causando a dilatação do volume da gasolina, que leva a diminuição da sua densidade Os líquidos com viscosidades semelhantes podem apresentar densidades muito diferentes. Podemos concluir que quanto maior a densidade, menor a viscosidade, quando maior a elevação de calor, menor sua viscosidade.
...