ATPS: Gerência de processos / Sistemas de Gerenciamento de Processos
Seminário: ATPS: Gerência de processos / Sistemas de Gerenciamento de Processos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeh.46 • 31/5/2014 • Seminário • 401 Palavras (2 Páginas) • 420 Visualizações
UBUNTU 12.10
No sistema operacional Ubuntu teremos o monitor de processos, ele dispõem dos mesmos recursos que o gerenciador de processos do Windows, de forma que ele deve estar instalado no sistema. Podem existir outros programas com a mesma finalidade.
Características:
-Interface linha de comando para avançados;
-Recursos do seu computador na forma de um gráfico;
-Monitoramento do uso da CPU
Gerência de processos / Sistemas de Gerenciamento de Processos
Nos sistemas operacionais, um processo é a forma de representar um programa em execução. É o processo que utiliza os recursos do computador, como processador e memória, dentre outro periféricos, para a realização das tarefas para as quais a máquina é destinada.
Um processo muitas vezes é associado a uma série de threads, as threads compartilham o espaço de endereçamento do processo a qual estão associadas, nesse espaço as threads atuam como agilizadores de tarefas, onde cada threads é responsável pela conclusão de uma determinada função atribuída a mesma
Desta forma o processo como um todo, que não se faz o uso de threads poderia custar muito tempo para ser concluído, pois utilizaria muitos recursos da maquina para ser executado, para o mesmo processo utilizando o conceito de threads, onde o mesmo é dividido em partes que serão processadas individualmente, mas que ao concluir o processamento de todas as partes essas compõe o processo original, tornado toda a tarefas muito mais veloz.
Windows
O gerenciamento de processos no Windows é executado através da ferramenta gráfica "Gerenciador de Tarefas". Até o Windows XP ela era acessada pelo famoso atalho Ctrl + Alt + Del (nos Windows 7 e Vista, o atalho para acessá-la diretamente é Ctrl + Shift + Esc) ou, Clicando com o botão direito do mouse na barra iniciar e selecionar a opção "Iniciar Gerenciador de Tarefas", pelo Iniciar -> Executar -> Digitar "taskmgr" e pressionar Enter.
Na aba "Aplicativos" podemos visualizar os aplicativos em execução de forma mais simples, ou seja, de forma mais prática para o usuário comum.
Obtenha informações sobre um processo
Na aba "Processos" podemos visualizar os processos e a quantidade de threads relacionadas a ele propriamente ditos, com a diferença de não exibir apenas os aplicativos que estão instanciados pelo usuário como na imagem anterior, e sim, todos os processos (contando com o sistema operacional). Ao clicar em um processo com o botão direito, podemos finalizar o processo, finalizar árvore de processos (finaliza tudo relacionado ao processo desejado) e definir a prioridade de execução do processo.
...