ATPS - INTELIGENCIA ARTIFICIAL
Artigos Científicos: ATPS - INTELIGENCIA ARTIFICIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sagatibas_lio • 24/3/2014 • 1.698 Palavras (7 Páginas) • 1.609 Visualizações
DESAFIO
Inteligência Artificial é uma ciência recente com início logo após a Segunda Guerra Mundial com o nome definido em 1956. Atualmente, a Inteligência Artificial abrange uma enorme variedade de subcampos, desde áreas de uso geral até tarefas específicas como jogos de xadrez, demonstração de teoremas matemáticos, criação de poesia e diagnóstico de doenças.
De acordo com Luger (2004), a Inteligência Artificial (IA) pode ser definida como o ramo da Ciência da Computação que trata da automação do comportamento inteligente.
Esse desafio contempla o desenvolvimento de dois sistemas, sendo um Agente de Solução de Problemas, utilizando as técnicas de mecanismo de busca e heurística aceitável; e um Sistema Especialista, para o qual será necessário utilizar as técnicas de aquisição e representação do conhecimento.
O Agente de Solução de Problemas deve resolver o problema de um viajante que pretende se deslocar de uma cidade A (Arad) para uma cidade B (Bucharest). Para o deslocamento há vários caminhos a serem percorridos e o agente deve, através da heurística (técnica que melhora a eficiência de um processo de busca), escolher o melhor caminho a seguir.
O Sistema Especialista deve se comportar como um especialista humano e a equipe deve utilizar as técnicas para aquisição de conhecimento, representação do conhecimento e implementação do sistema especialista.
Objetivo do Desafio
Elaborar dois sistemas de informação, sendo um Agente de Solução de Problemas e um Sistema Especialista.
ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)
Aula-tema: Resolução de Problemas: Tipos de Problemas e Representação de Problemas. Mecanismos de Busca, Heurística Aceitável e Algoritmo A*.
Essa atividade é importante para poder desenvolver um agente de resolução de problemas, identificando os componentes, os mecanismos de busca, definindo a heurística para o agente e implementando o agente de resolução de problemas através da linguagem de programação C.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Equipe)
Fazer um estudo sobre a Estrutura de Dados: Grafos e sua implementação através da linguagem de programação C. Fazer um estudo do material chamado Grafos e suas Aplicações, 2011. Disponível em: <https://docs.google.com/document/d/1sCfPz1RJI4LTpPBMvf9qRB_jykDssqzh8Sh9bB-QwHk/edit?hl=en#>. Acesso em: 13 ago. 2011.
Passo 2 (Equipe)
Determinar para o agente de Solução de Problemas os seguintes componentes:
• Formulação do Objetivo
• Problema
• Estado Inicial
• Ações
• Espaço de Estados
• Caminho
• Teste do Estado Objetivo
• Custo do Caminho
• Estado Final.
Considerar as seguintes informações para o Agente de Solução de Problemas:
• O objetivo do agente de solução de problemas é viajar da cidade inicial Arad e chegar até a cidade final Bucharest.
• O custo do caminho é a distância acumulada entre as cidades.
Passo 3 (Equipe)
Fazer a proposta de uma função heurística para que o agente possa escolher o melhor caminho para se deslocar da cidade de Arad até Bucharest. A heurística é uma técnica que melhora a eficiência de um processo de busca. Ela é como um guia turístico, apontando para direções normalmente interessantes. Uma heurística pode levar um algoritmo de busca a uma solução ótima ou, levá-lo a não conseguir encontrar uma solução. Uma função heurística é uma função que mapeia descrições do estado de um problema até medidas de conveniência, normalmente representadas como números. Os aspectos do estado do problema que são considerados, o modo como esses aspectos são avaliados e os pesos atribuídos a aspectos isolados são escolhidos de forma a que o valor da função heurística em um determinado nó no processo de busca forneça a melhor estimativa possível sobre se o nó está ou não no caminho desejado para uma solução.
Passo 4 (Equipe)
Implementar em Linguagem C o problema apresentado na Figura 1 apresentada. O programa deve permitir:
• Cadastrar as Cidades
• Cadastrar as distâncias entre as cidades
• Determinar os possíveis caminhos entre uma cidade A até uma cidade B
• Determinar, através da função heurística, o melhor caminho entre uma cidade A até uma cidade B.
Ao término dos quatro passos, o grupo deve reunir todas as informações em um único documento chamado Relatório do Agente de Resolução de Problemas e entregá-lo ao professor da disciplina..
Resolução
Passo 2
Determinar para o agente de Solução de Problemas os seguintes componentes:
Formulação do Objetivo
Chegar à cidade de Bucharest através de uma função eurística.
Problema
Elaborar uma função inteligente que faça o agente chegar na cidade de Bucharest da melhor forma possível.
Estado Inicial
Partir da cidade de Arad.
Ações
O agente poderá caminhar entre as cidades.
Armazenar a distância entre as cidades.
Verificar para qual cidade há possibilidade de se dirigir.
Verificar se chegou no objetivo.
Espaço de Estados
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