ATPS Interface Homem máquina Etapa 3 E 4
Dissertações: ATPS Interface Homem máquina Etapa 3 E 4. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elisandrosp • 9/6/2014 • 6.497 Palavras (26 Páginas) • 819 Visualizações
DESAFIO ATPS
(1ª e 2ª ETAPA)
Interface Homem Máquina
Anhanguera Educacional S.A.
Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação
Brasília
DESAFIO
Nos últimos anos, nota-se que as empresas que tiveram a preocupação em desenvolver novos produtos com foco nos clientes, tiveram desempenho melhor que seus concorrentes. A preocupação não era simplesmente desenvolver produtos mais acessíveis financeiramente ou com vida útil maiores, mas sim, de fácil usabilidade. Como exemplo pode-se citar grandes empresas como a Google e Apple, que focadas no cliente, desenvolveram produtos com melhores interfaces, usabilidade e design criativos, sendo hoje líderes de seus segmentos.
A área responsável pelos estudos relacionados às interações dos usuários com Sistemas de Informações é a Interface Homem Máquina, que se baseia em diversos conceitos e técnicas para projetar, criar e avaliar as interfaces utilizadas pelos usuários.
No desafio proposto há uma empresa de tecnologia que está desenvolvendo um SISTEMA DE VENDAS para uma concessionária de veículos. Esse sistema irá controlar todas as vendas dentro da rede de concessionárias. Os usuários desse sistema serão desde os Vendedores até a Diretoria. O sistema possui um módulo para Internet, através do qual os clientes da concessionária podem realizar o acompanhamento da venda como: data da entrega do veículo, detalhes do produto, entre outros e também da pós-venda como: promoções de serviços, recalls, revisões, entre outros.
Para o desenvolvimento da interface desses módulos para o Sistema de Informação da Concessionária, foi contrata uma empresa, da qual você faz parte, para fazer toda a análise do perfil dos usuários. Essa equipe irá projetar e criar um protótipo para a representação das interfaces desse Sistema de Informação.
Objetivo do Desafio
Desenvolver um protótipo de software utilizando os conceitos de Interface Homem Máquina e criar projetos de interface criando layouts com melhor usabilidade.
ETAPA 1 (tempo para realização: 04 horas)
Aula-tema: Apresentação da disciplina. Conceitos básicos sobre Interface Homem Máquina. Tipo de interação Humana Computador. Psicologia Cognitiva, Experimental, Abordagens Teóricas IHC. Design de Interfaces: Processo de Design, Formas e Cores.
Esta atividade é importante para que você compreenda a evolução das interfaces, conheça componentes de interfaces importantes para serem utilizados nos projetos e conheçam os processos de design.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Aluno)
Ler atentamente os capítulos do livro-texto, complementar e na internet sobre Conceitos básicos sobre Interface Homem Máquina e Tipos de interação Humano Computador.
Passo 2 (Equipe)
Pesquisar 10 produtos que tiveram evolução em sua interface/layout e que foram ou são produtos de sucesso em seus segmentos. A Figura 1 serve como um exemplo de evolução de interface. Para cada produto descreva quais foram às mudanças de interface e como essas mudanças foram recebidas pelos usuários/clientes desses produtos. A pesquisa deve conter a lista dos produtos pesquisados e suas mudanças. Analisar por que as mudanças de interface foram necessárias e destaquem duas evoluções que foram mais importantes na opinião da equipe.
Figura 1 – Sistema Operacional Microsoft.
Fonte: Singh, Amit. Dos Introduction em:
Acesso em: 07 set. 2011.
1- Wikipédia
O Wikipédia é um dos sites de pesquisa mais acessados em todo mundo, por mais que qualquer pessoa possa editar os artigos da Enciclopédia digital o mesmo acaba sendo uma grande referência pelo grande acervo encontrado, contudo não pode ser a principal base de pesquisas por não se tratar de conteúdos originais. Com isso as pessoas na sua grande maioria já tem uma base ou, se não, tudo o que procura, mas mesmo assim grandes referências para as pessoas tem que se ajustarem as necessidades dos seus usuários ao passar do tempo.
Podemos notar uma grande mudança no início até os momentos atuais no portal do Wikipédia, o que antes era uma página que continha apenas links com as sessões e uma barra de busca bem discreta, hoje temos algo mais estruturado, com imagens e por se tratar de uma Enciclopédia digital tudo o que acontece de mais recente fica claramente em evidência, temos uma barra de busca do item logo ao topo e também com links de acesso ao acervo ou “Portais”, assim chamado pelo site.
2- Microsoft Office - Microsoft Word
Aqui colocamos um exemplo do pacote Office da Microsoft, o Microsoft Word, antes como apenas funções básicas para o processamento de texto, o que é sua função principal e que foi o percussor de tal inovação, tornando-o líder mundial no segmento de processadores de texto em especial pelo fato de que foi o primeiro a executar tais funções na plataforma Windows na sua versão 1.0 em 1989, nessa mesma versão podemos notar uma estrutura e layout bem mais definidos já com menus e botões diferentemente das versões anteriores, uma vez que o próprio Sistema Operacional requisita isso, claro que a evolução era só uma questão de tempo, pois em uma época que as inovações tecnológicas mudavam dia após dia o programa também não podia ficar para trás.
Hoje já temos muito mais que somente editar textos, um novo desenho dos menus foram criados para suportar a gama de funções novas dos editores de textos. Novos botões são criados para simplificar funções que muitas vezes não ficavam nem mesmo no editor, como por exemplo, na versão do Word 2013 um tradutor de texto, troca de idiomas, entre outras. Não podemos deixar de citar as funcionalidades “on-line” que os editores nos fornecem hoje, o que antes era limitado para muitos usuários tratando-se da disponibilidade que hoje
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