ATPS MATEMATICA
Dissertações: ATPS MATEMATICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ianzsonia • 18/10/2014 • 2.711 Palavras (11 Páginas) • 303 Visualizações
DISCIPLINA: MATEMÁTICA - PROCESSOS GERENCIAIS
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Turma N01 – Semestre 2º
Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Matemática e Processos Gerenciais do Curso de Tecnologia em Logística do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial
Sumário
INTRODUÇÃO 4
DIAGNOSTICO INICIAL: 4
PRIMEIROS PASSOS DA NOVA GESTÃO! 5
ORGANOGRAMA 7
PLANO DE CAPACITAÇÃO DE DIRETORES E GERENTES. 8
PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO E MOTIVAÇÃO PARA O OPERACIONAL 9
CONCLUSÃO - APRESENTANDO RESULTADOS . 12
INTRODUÇÃO
Na atualidade, o grande desafio para os administradores não está ligado somente ao ato de gerir e controlar de maneira eficiente o seu negócio, mas proporcionar rentabilidade e expectativa de crescimento.
Entende-se que a administração nos dias atuais é uma ciência que está sedimentada em metodologia científica. Grande parte de artigos e livros que tratam sobre gestão, abordam temas como globalização, inovação tecnológica, cadeia de valor, capital intelectual e velocidade das mudanças. Esses assuntos são centros de atenção, principalmente na esfera empresarial, porque representam importantes desafios a serem enfrentados no presente cenário competitivo. Os mercados configurados sob um elevado nível de competitividade impõem às empresas a necessidade de desenvolver capacidades organizacionais que proporcionem uma vantagem sustentável frente aos seus concorrentes.
Para obter o sucesso em um processo de reestruturação organizacional é necessário que o mesmo seja planejado, ou seja, deve-se conhecer a empresa, para depois definir onde se pretende chegar, e assim, posteriormente, definir qual a estratégia de como chegar à solução desejada.
DIAGNOSTICO INICIAL:
O diagnóstico organizacional constitui-se na pedra fundamental para a definição de alternativas que possam subsidiar o processo de tomada de decisão com relação ao modelo institucional, organizacional e de gestão de qualquer empresa.
Para isto foi realizado o diagnóstico que considerou a interação da empresa com seu ambiente interno e externo, razão pela qual sua execução deve ter o apoio da administração estratégica, alta administração e pessoas chaves, para poder obter uma maior colaboração e envolvimento de todos os segmentos da organização de modo a suprir as demandas advindas do estudo do diagnóstico, bem como romper obstáculos que eventualmente possam surgir durante a execução do mesmo.
Após esta etapa foi elaborado o estudo temático visando esclarecer, orientar e informar sobre as questões relacionadas à gestão administrativa e operacional empresarial este se justifica por fornecer subsídios e informações que poderão auxiliar no processo de tomada de decisão estratégica, bem como ampliar o entendimento sobre as práticas de empreendedorismo corporativo, possibilitando a compreensão e conseqüente redução dos riscos resultantes do desconhecimento do processo, assim como poderá favorecer o desenvolvimento não só do desempenho organizacional, como também das oportunidades em contextos externos.
PONTOS FRACOS: Estrutura Deficiente, Organização Departamental sem formatação adequada, sistema de Gestão de pessoas e contratações sem critério de avaliação e formação adequados.
Desde sua fundação, a empresa segue uma política de promoções internas, seguindo freqüentemente indicações e ligações políticas. O principal critério aparentemente é a competência técnica, tanto nos níveis superiores como inferiores. Não é raro encontrar diretores e gerentes de nível intermediário nas áreas operacionais examinando e comentando problemas técnicos. Desta forma, infelizmente, sobra pouco tempo para gerenciar.
Na realidade, as funções gerenciais como planejamento, organização e controle praticamente não recebem atenção. A empresa necessita de um influxo de pessoas externas para a administração, que dê menos atenção aos aspectos técnicos e mais ao lado gerenciais.”
Destacando que se trata de uma empresa regional que iniciou suas atividades como um supermercado, cresceu e após vinte anos detém 70% do mercado de sua cidade na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos (Hipermercado). O objetivo de médio prazo é tornar-se uma rede com abrangência estadual, porém, a diretoria executiva entendeu, a partir do resultado da consultoria, que a profissionalização é primordial.
A estrutura política mobiliza poder - coalizações políticas entre departamentos é frequente. Em muitas situações a política se sobrepõe aos canais formais de autoridade e poder.
Processo de contratação: aproveitamento interno via indicação e ligações políticas.
Atualmente não há organograma definido.
PLANEJAMENTO INICIAL:
Reestruturar redefinindo cargos e departamentos de forma a melhorar a visão das funções e responsabilidades visando aproveitar talentos e competências na redefinição dos setores, capacitar os profissionais de forma a garantir um desempenho compatível com o objetivo a médio prazo que é tornar-se uma rede com abrangência estadual.
O processo de planejamento estratégico é fundamental para a sobrevivência das organizações frente ao mercado, seja ela pequena, média ou grande, assume grande responsabilidade para a idealização e a construção do futuro almejado, visando a continuidade, a lucratividade e a longevidade das organizações. É o mapa da mina” onde a organização garante o foco, o alinhamento e direcionamento para o alcance da posição futura e resultados esperados.
...