ATPS - MECÂNICA DOS FLUIDOS
Por: gu.mello.stz • 17/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.493 Palavras (6 Páginas) • 350 Visualizações
Curso: Engenharia Mecânica.
Disciplina: Mecânica dos Fluidos
Docente: Wesley
Alunos:
Rogério do Amaral--------------------------------------------------------------------RA: 3206504177
Marco Antônio do Prado------------------------------------------------------------- RA: 3233547469
Diego Novaes Barbosa- --------------------------------------------------------------RA: 3200493064
Fernando Lucas Quaglio------------------------------------------------------------- RA: 3233521583
Gustavo D. M. Barbosa---------------------------------------------------------------RA: 3284576859
Leandro Peres Ferreira----------------------------------------------------------------RA: 3284577545
Atividade Pratica Supervisionada.
Ribeirão Preto 2013.
ETAPA 1
Aula-tema: Definição e propriedades dos fluidos.
Esta atividade é importante para que você compreenda sobre as propriedades dos fluidos e situações adversas que podem ocorrer num projeto de Mecânica dos Fluidos, tais como problemas de vedações, compressibilidade entre outros.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1 (Equipe)
Pesquisar sobre as propriedades da compressibilidade de fluidos diversos, observando parâmetros de viscosidade, elasticidade, compressibilidade, etc.
Viscosidade: é uma propriedade dos fluidos corresponde ao transporte de partículas muito pequenas em movimento de propagação. Ou seja, quanto maior for sua viscosidade, menor é a velocidade que o fluido se movimenta sendo ele liquido ou gasoso.
Vamos citar algumas viscosidades de fluidos newtonianos:
Gases (a 0 ºC) | Viscosidade (Pascal ou Pa) |
Hidrogênio | 8,4 x[pic 3][pic 4] |
Ar | 17,4 x[pic 5][pic 6] |
Líquidos (a 20 ºC) | Viscosidade (Pascal ou Pa) |
Água | 1,0030 x[pic 7][pic 8] |
Metanol | 17,4 x[pic 9][pic 10] |
Medição de viscosidade:
Coeficiente de viscosidade pode ser medido como um experimento muito simples: Deixando uma esfera cair em um determinado fluido, pode se medir a sua velocidade final.
µ = 2.g.[pic 11][pic 12].(
Compressibilidade: São as propriedades dos corpos que consistem em sua redução de volume quando recebem uma pressão externa, acompanhada do aumento de massa volumica e aumento de pressão ou lei da conservação de massa. Resultando que os fluidos são compressíveis (compressibilidade é menos significativas nos líquidos do que nos gases)
Elasticidade: A teoria da elasticidade estuda de forma minuciosa a determinação das tensões, deformações e a sua relação entre elas para um sólido, podendo ser aplicada em projetos de estruturas na construção civil.
Fluidos Perfeitos: Não tem viscosidade, elasticidade e coesão e em alguns casos peso.
Coesão: É uma força de Atração entre as partículas do fluido permitindo a mesma resistir a esforços de pequenas tensões.
Passo 2 (Equipe)
Pesquisar vídeos sobre o funcionamento de braços mecânicos hidráulicos.
Segundo os vídeos, podemos perceber que essa pesquisa foi feita sobre tudo para o melhoramento do trabalho do homem, relatando a lei de Pascal que estabelece um ponto em equilíbrio do líquido submetido a uma variação de pressão os outros pontos sofrerão a mesma variação.
Essa propriedade dos líquidos segundo a Lei de Pascal abrange vários dispositivos seja para ampliar forças ou transmitir de um ponto a outro. Um exemplo dessa teoria é a prensa hidráulica.
Montagem da prensa hidráulica para compreender o funcionamento.
[pic 13]
Material: Duas seringas, um suporte de metal ou madeira, mangueiras de borracha e água.
Passo 3 (Equipe)
Pesquisar sobre os modelos de seringas encontradas no mercado, observando sobre a capacidade volumétrica, material de confecção, abertura de seção transversal, etc.
Na pesquisa foi possível observar que os modelos de seringas, apresentam variações quando o assunto é dimensão, implicando diretamente no volume câmera e a consequência na carga empurrada.
As seringas são formadas por: cilindro ou corpo e empolo.
Graduação de 3 tipos de seringas.
Seringa de 3 ml: escala de 0,1 ml
Seringa de 5 ml: escala de 0,2 ml
Seringa de 10 ml: escala de 0,2 ml
Passo 4 (Equipe)
Pesquisar sobre dutos, cola e/ ou sistemas de aderência e acoplamento de dispositivos transmissivo de fluidos (mangueiras, tubos etc.) que poderia ser utilizada entre uma seringa e outra para um sistema de transmissão de movimento fluido-mecanico.
Viscosidade absoluta ou dinâmica (µ)
Princípios de aderência:
São as partículas que fluem junto à superfície solidas e adquirem velocidade do ponto de ambas as superfícies com as quais estão em contato. Caso seja utilizada placa como exemplo, entre as partículas de cima e as de baixo sempre existirá atrito, sendo uma força tangencial e dando original a tensão de cisalhamento como força de atrito.
Suas tensões de cisalhamento agirão em todas as camadas fluidas e evidentemente naquela junto a placa superior gerando uma força oposta a direção a placa superior.
τ = [pic 14][pic 15] Ft = τ.A [pic 16]
Onde Ft = F a placa ganhará movimento uniforme, com velocidade constante [pic 17][pic 18].
Utilizando Seringas podemos seguir o conceito da prensa Hidráulica. Esse tipo de material tubo ou mangueiras de borracha é flexível e suportam pressão suficiente para que o fluido percorra o sistema.
...