ATPS MECFLU PT1 E 2
Por: berserker222 • 7/6/2015 • Trabalho acadêmico • 794 Palavras (4 Páginas) • 431 Visualizações
ATPS MECFLU (Sem formatação ABNT)
ETAPA 1
Passo 1 (Equipe)
Pesquisar em livros da área as numerosas aplicações da mecânica dos fluidos num automóvel, principalmente quanto aos componentes associados ao transporte de combustível.
Passo 2 (Equipe)
1
Explicar como deve ser iniciado o bombeamento, uma vez que: Matheus sugeriu que a garrafa deve ser colocada no chão (até por uma questão de segurança); João Paulo acredita que a garrafa deve ser colocada no nível do tanque para facilitar o escoamento; e o grupo de jovens acredita que a garrafa deva ser colocada acima do nível do tanque de gasolina, como modo de capturar os vapores do combustível.
Resposta: Matheus apresentava a melhor opção, visto que com a diferença de altura tanque-garrafa, a gasolina escoaria para a garrafa pela força gravitacional sobre o tanque. Ao sugar a gasolina do tanque, a boca seria como uma bomba, acelerando e facilitando o escoamento do fluido.
2
Apresentar um esquema para que seja realizado o bombeamento da gasolina para a garrafa de maneira correta e coerente com os princípios físicos.
[pic 1]
Passo a passo:
1. Será necessário um recipiente fechado, para evitar perda de gasolina, o que seria imprudente.
2. A garrafa, ou qualquer outro recipiente fechado, deve ser posto no chão.
3. Com um tubo conectado ao tanque, será necessário sugar, na outra extremidade do tubo, e retirar a boca antes que a gasolina chegue a esta extremidade
4. Ao chegar à capacidade máxima, deve ser retirado o tubo, a fim de evitar vazamentos.
Passo 3
Pesquisar, em livros da área, revistas e jornais ou sites da internet, sobre a densidade e viscosidade da gasolina, e se esses parâmetros se alteram durante o dia. Verificar em que horário é mais vantajoso o abastecimento com esse combustível, baseado em propriedades físicas como densidade e temperatura.
Resposta: A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida a partir da destilação de petróleo, não sendo, portanto, uma substância pura. No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica). A densidade da gasolina é inversamente proporcional ao seu volume, ou seja, se o volume aumenta, a densidade diminui. Em temperaturas altas, a gasolina se dilata, aumentando seu volume e diminuindo a densidade. E quanto maior a densidade menor a viscosidade. Como calor é energia, as melhores condições para abastecimento, teoricamente, seriam em tempo frio, e utilização em tempo caloroso, pois as células de gasolina estariam energizadas.
Passo 4
1 Calcular a massa de combustível presente no carro, considerando que o tanque deles está com 80% do volume máximo. Considerar a densidade da gasolina de 750 kg/m³.
D= m/v
Capacidade do tanque = 60l => 80% = 48l => 4,8x10-²
Como m=d.v : 750. 4,8x10-²
Massa de combustível= 36Kg
Calcular também qual o volume em massa de combustível que João Paulo precisará colocar na caminhonete para conseguir chegar ao próximo posto de combustível.
Resposta: Consumo do carro = 1l/8Km ou 125ml/Km
24Km = 125(ml).24(Km) = 3000ml ou 3l
0,003 m³ de combustível
ETAPA 2
Passo 1 (Equipe)
Calcular a pressão no fundo do tanque de combustível do carro, considerando que ainda não houve o bombeamento.
Resposta:
Considerando que a gasolina possui densidade de 750 Kg/m³ e 1N = 10Kg
A capacidade do tanque (100%) = 60l = 0,06 a x 0,06 l x 0,06 c
Considerando g = 10m/s²
P = F.g.h
Logo: 7,5 (KN/m³).0,06 (m). 10 (m/s²)
A pressão no fundo do tanque é de aprox. 4,50 x10²N/m² ou 4,50x10²Pa.
Passo 2
Encontrar qual é a vazão de enchimento na garrafa, considerando que o tubo que conecta o tanque principal à garrafa tem 5 mm de diâmetro, e que a velocidade média na tubulação seja no máximo de 4 m/s.
...