ATPS MECÂNICA APLICADA
Artigos Científicos: ATPS MECÂNICA APLICADA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: storegis • 1/10/2013 • 397 Palavras (2 Páginas) • 900 Visualizações
ATP´s mecânica aplicada
Para a primeira prova será realizada somente a primeira etapa da ATP´s da disciplina onde o roteiro a ser seguido é o seguinte:
- Passos
Passo 1
Pesquisar sobre os diversos tipos de engrenagens utilizadas. Reunir fotos, imagens e esquemas que expliquem a funcionalidade de cada espécie de engrenagem.
Solução:
Engrenagens Cilíndricas Retas: Possuem dentes paralelos ao eixo de rotação da engrenagem. Transmitem rotação entre eixos paralelos.
Engrenagens Cilíndricas Helicoidais: Possuem dentes inclinados em relação ao eixo de rotação da engrenagem. Podem transmitir rotação entre eixos paralelos e eixos concorrentes (dentes hipoidais). Podem ser utilizadas nas mesmas aplicações das E.C.R.. Neste caso são mais silenciosas. A inclinação dos dentes induz o aparecimento de forças axiais.
Engrenagens Cilíndricas Helicioidais
a: Eixos paralelos; b: Eixos concorrentes
Engrenagens Cônicas: Possuem a forma de tronco de cones. São utilizadas principalmente em aplicações que exigem eixos que se cruzam (concorrentes). Os dentes podem ser retos ou inclinados em relação ao eixo de rotação da engrenagem.
Parafuso sem fim – Engrenagem coroa (Sem fim-coroa): O sem fim é um parafuso acoplado com uma engrenagem coroa, geralmente do tipo helicoidal. Este tipo de engrenagem é bastante usado quando a relação de transmissão de velocidades é bastante elevada.
Pinhão-Cremalheira: Neste sistema, a coroa tem um diâmetro infinito, tornando-se reta. Os dentes podem ser retos ou inclinados. O dimensionamento é semelhante às engrenagens cilíndricas retas ou helicoidais. Consegue-se através deste sistema transformar movimento de rotação em translação.
Passo 2
Buscar informações sobre as relações existentes das engrenagens, tais como: frequência, período, ou frequência angular.
Engrenagens Conjugadas e Interferência
Tanto o pinhão como a coroa devem trabalhar de forma que a velocidade tangencial no círculo primitivo seja a mesma, sob pena de violar a hipótese de que os elementos são rígidos. Assim, uma transmissão por engrenagens pode ser imaginada como que formada por dois cilindros em contato sem deslizamento, com diâmetros iguais aos dos círculos primitivos das engrenagens. A figura 5 mostra essa idealização. Nessa figura wp é a velocidade angular do pinhão e wc é a velocidade angular da coroa.
Onde:
• velocidade angular:
ωp= ωc -> 2π. dp = 2π. dc -> dp=dc
• velocidade
...