ATPS: O Desenho Técnico Como Forma de Comunicação
Seminário: ATPS: O Desenho Técnico Como Forma de Comunicação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: passe • 19/5/2014 • Seminário • 2.826 Palavras (12 Páginas) • 336 Visualizações
Apresentação
A ATPS é muito importante para nosso desenvolvimento acadêmico, pois nela podemos aprimorar ainda mais nossos conhecimentos e colocarmos em prática os nossos conhecimentos que adquirimos em sala de aula. Além disso, promove o trabalho em equipe que é muito importante nos dias de hoje.
Como nós futuros engenheiro, essa atividade irá nos ajudar para nossa vida profissional e também pessoal, de como fazer um bom através de pesquisas e em grupo.
Na Etapa 1 apresentamos as características do desenho técnico , bem como suas representações e modos, tipos de linhas, suas normas padrões que devem ser seguidas.
Na Etapa 2 temos as construções geométricas, desenhos em formas de perspectivas, vistas múltiplas, esboços, e seus conceitos.
Etapa 1
O Desenho Técnico Como Forma de Comunicação
O desenho é usado para criar, transmitir, guardar e analisar informações, isso implica em uma atitude de representação gráfica caracterizada pro uma simbologia própria e, consequentemente, uma linguagem própria.
Desde as artes plásticas até a processamento de imagens, fotografia, desenho manual ou por meios informáticos e sujeita ou não a convenções previamente estabelecidas, como no caso do Desenho Técnico, que elevam ao nível de linguagem a representação gráfica é a atitude subjacente que permite o registro de toda simbologia gráfica que possibilita a comunicação.
Figura 1 – Mecânica de precisão
O desenho técnico, é a ferramenta mais importante num projeto, por ser o meio de comunicação entre quem projeta e quem fabrica. Nele constam todas as informações referentes ao projeto.
1.1. Passo 2
1.1.1. Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.
Pode-se fazer uma primeira distinção de característica, através do próprio objetivo da descrição do objeto: normalmente o desenho artístico tem como objetivo transmitir apenas uma imagem, sem grande ênfase na quantificação das dimensões do objeto, tem como característica transmitir significados e interpretações diferentes para diferentes indivíduos; o desenho técnico, ao contrário do artístico, deve transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa; que por sua vez, deve ser perfeitamente perceptível em qualquer lugar do mundo, tendo uma mesma interpretação, já que é um tipo de representação gráfica utilizada por profissionais de uma mesma área.
Figura 2 – Desenho técnico artístico
Fonte: Kiarte design, 2011.
Nesse desenho, as representações foram feitas por meio de traços, símbolos, escritas, símbolos números e indicações escritas de acordo com normas técnicas.
1.1.2. Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.
No começo do processo, o engenheiro ou o projetista imagina a peça ou o objeto a ser feito, e elabora um esboço dele. O esboço é um rascunho do material a ser desenvolvido, um desenho técnico a mão livre, que servirá como base para a elaboração e execução do desenho preliminar. O desenho preliminar serve para a aprovação do projeto, podendo sofrer ainda modificações e alterações para a adequação do projeto. Após devidamente aprovado e liberado sua execução, o desenho passa por um desenhista técnico, ou outra pessoa e setores competentes para a elaboração do desenho técnico definitivo, que conterá todos os elementos necessários para a sua compreensão. Estas etapas são feitas representando o objeto de duas formas distintas. São elas: Perspectivas, que é a técnica de representação do objeto em uma visão espacial, rápida, de determinado objeto, ou Vistas múltiplas é a representação mais usados em Engenharia e se baseia no conceito de projeção ortogonal. Existe uma grande quantidade de informações contidas nestes tipos de desenhos, com anotações, notas de fabricação, notas de montagem etc.
1.1.3. Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.
O principal órgão regulamentador de normas é a ISO (International Organization for Standardization), e serve como base para elaborar também as normas aqui regidas e controladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).Aqui relato alguns institutos de normas técnicas de outros países, todos baseados na norma ISO.ASA = Americam Standart Association (Estados Unidos)JIM = Japan International Norm (Japão)DIN = Deutsche Indrustrie Normen (Alemanha)
Figura 3 – Escrita ISO
Fonte: ISO 3098/1.
Na família ISO 3098 são definidas as características da escrita normalizada. As normas ISO partes 2 e 3 definem ainda as caracteres gregos e especiais da escrita latina, como acentuação usada na língua portuguesa.
1.2. Passo 3
1.2.1. Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.
Tem como objetivos a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade. É normalizado pela ABNT 14699, que diz o seguinte: “Esta Norma fixa as condições exigíveis de proporções e dimensões para representação gráfica de símbolos de tolerância geométrica em desenho técnico.”
1.2.2. A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.
São elas do tipo A, Continuo grosso, para arestas
...