ATPS Pneumática Anhanguera
Por: André E Ariane Ambrozetto • 4/5/2016 • Projeto de pesquisa • 3.081 Palavras (13 Páginas) • 449 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIDADE LIMEIRA
ENGENHARIA DE MECÂNICA
Disciplina: Sist. Hidráulico e Pneumático.
Professor: Igor Massao Oliveira
Componentes hidráulicos e pneumáticos
GRUPO:
André L. Ambrozetto RA: 6660443476.
Afrânio Berti Chinchila RA: 1581998876.
David Henrique Argolo RA: 6274276594.
Milton Quintino Rios RA: 6660422869.
LIMEIRA-SP – 1º BIMESTRE (09/2015)
ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIDADE DE LIMEIRA
André L. Ambrozetto RA: 6660443476.
Afrânio Berti Chinchila RA: 1581998876
David Henrique Argolo RA: 6274276594
Milton Quintino Rios RA: 1129330302
ENGENHARIA MECÂNICA
Disciplina: Sist. Hidráulico e Pneumático.
Professor: Igor Massao Oliveira
Componentes hidráulicos e pneumáticos
Trabalho apresentado ao professor Igor Massao Oliveira, da disciplina de Sistema hidráulico e pneumático ao Curso de Engenharia Mecânica Anhanguera Educacional de Limeira.
LIMEIRA-SP – 1º BIMESTRE (09/2015)
ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIDADE DE LIMEIRA
André L. Ambrozetto RA: 6660443476
Afrânio Berti Chinchila RA: 1581998876
David Henrique Argolo RA: 6274276594
Milton Quintino Rios RA: 1129330302
Componentes hidráulicos e pneumáticos
Objetivo: Efetuar pesquisa sobre componentes hidráulicos e pneumáticos e compreenderá o funcionamento dos sistemas hidráulicos, pneumáticos, dimensionará equipamentos e rede uma de ar comprimido.
Data da aprovação: ___ de ___________________________ de 20___.
Assinatura:__________________________________________________
RESUMO:
A utilização dos sistemas hidráulicos e pneumáticos tornou-se vital para os processos produtivos industriais, com a utilização correta destes sistemas o processo ganha velocidade, qualidade e custos operacionais competitivos.
Para tanto, os sistemas hidráulicos e pneumáticos devem estar adequados à utilização para o processo em que se aplica.
Esse trabalho é uma pesquisa sobre componentes hidráulicos e pneumáticos, onde obtemos a compreenderá o funcionamento dos sistemas hidráulicos, pneumáticos, dimensionará equipamentos e rede uma de ar comprimido.
SUMARIO:
Introdução.....................................................................................................................6
Etapa 1.........................................................................................................................7 Etapa 2.......................................................................................................................21
Bibliografia..................................................................................................................23
Introdução:
Apresentamos abaixo , pesquisa sobre componentes hidráulicos e pneumáticos onde apresenta compreensão sobre o funcionamento dos sistemas hidráulicos, pneumáticos, dimensionará equipamentos e rede uma de ar comprimido. A etapa 1, trata sobre os conceitos geração, tratamento e distribuição de ar comprimido. A etapa 2, trata sobre os parâmetros necessários para dimensionar uma rede de ar comprimido industrial.
Etapa 1
Passo 1
Modelos de Compressores
Os compressores são os equipamentos mais importantes do sistema de ar comprimido, e devem ser escolhidos de acordo com as necessidades de aplicação. As características de cada modelo são muito diferentes, por isso dever ser muito bem dimensionados para aplicação correta.
Tipos de compressores
São duas as principais classificações para o de trabalho dos Compressores: deslocamento positivo e deslocamento dinâmico. O deslocamento positivo baseia-se fundamentalmente na redução de volume. O ar é comprimido em uma câmara isolada do meio exterior, onde seu volume é gradualmente diminuído, causando a compressão. Quando a pressão desejada é atingida, provoca a abertura de válvulas de descarga durante a contínua diminuição do volume da câmara de compressão. Já no deslocamento dinâmico a elevação da pressão é obtida por meio de conversão de energia cinética em energia de pressão, durante a passagem do ar através do compressor. O ar retirado da atmosfera é colocado em contato com o rotor laminado dotado de alta velocidade. Este ar é acelerado, atingindo velocidades elevadas e em consequência os impulsores transmitem energia cinética ao ar. Logo, seu escoamento é retardado por meio de difusores, obrigando a uma elevação de pressão.
[pic 2]
O Gráfico abaixo mostra as faixas de pressão e vazões típicas para cada tipo de compressores, os valores apresentados são médias variando de acordo com cada fabricante e tecnologia aplicada.
[pic 3]
Compressor de Êmbolo
Este compressor é um dos mais usados e conhecidos pois, ele é apropriado não só para compressão a pressões baixas e médias, mas também para pressões altas. O campo de pressão é de um bar até milhares de bar. Também conhecido como compressor de pistão. O movimento alternativo é transmitido para o pistão através de um sistema biela manivela (virabrequim e biela), fazendo assim, ele subir e descer. Iniciando o movimento descendente, o ar é aspirado por meio de válvulas de admissão, preenchendo a câmara de compressão. A compressão do ar tem início com o movimento de subida; após obter-se uma pressão suficiente para abrir a válvula de descarga, o ar é expulso para o sistema.
...