ATPS Programacao Estruturada 2
Ensaios: ATPS Programacao Estruturada 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andrejcunha • 15/5/2013 • 2.376 Palavras (10 Páginas) • 829 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Sistemas de Informação
2ª Série
Programação Estruturada II
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:
Favorecer a aprendizagem.
Estimular a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.
Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.
Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.
Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.
Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.
AUTORIA:
Hélio de Sousa Lima Filho
Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte
Juliana Santiago Teixeira
Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte
Valério Gomes da Costa
Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte
Competências e Habilidades
Ao concluir as etapas propostas neste desafio você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir:
Capacidade de iniciar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar soluções usando a tecnologia de computadores em organizações públicas e privadas, aplicando metodologias para análise e desenvolvimento de projeto de sistemas;
Eficiência na operação de equipamentos para análise e desenvolvimento de projetos de sistemas;
Habilidades para o desenvolvimento de algoritmos e programas;
Habilidades em tomar decisões e saber as implementar.
DESAFIOS
Muitos programas de computadores do tipo “console” são utilizados todos os dias. Para a plataforma Linux, esta é uma afirmação quase incorporada à estrutura do próprio sistema operacional (SO). No sistema operacional Windows, os aplicativos de console, que são simples em sua interface, mas que desempenham tarefas muitas vezes sofisticadas, não são tão comuns à experiência típica de uso do sistema. Por exemplo, pode-se citar desde programas de linha de comando como “ipconfig” que auxilia na visualização das configurações de rede de um PC, até programas como o “taskkill” que auxiliam o usuário a eliminar processos ativos na memória do computador.
O objetivo desta atividade é motivar o aluno a adquirir experiência com o ciclo completo de desenvolvimento de um pequeno aplicativo de linha de comando, console. Este ciclo utilizará os conceitos apresentados na disciplina de algoritmos; apresentará um exemplo de organização e de documentação de código; exigira uma organização funcional do código baseado em estruturas modulares; por fim , o aluno implementará um software de linha de comando com opções de parâmetros na chamada do programa.
Esta tarefa deverá ser implementada utilizando-se a linguagem C. Sugere-se como compilador e interface de desenvolvimento o Code::Blocks. Disponível em <HTTP://www.codeblocks.org >. Acessado em: 20/02/2012 16:23
O problema
Uma empresa do ramo de restaurantes resolveu automatizar o seu sistema de cardápio e pedidos, para tal contratou sua empresa para realizar o trabalho de desenvolvimento deste sistema. O sistema constará de um cardápio com o grupo de produtos, código do produto, descrição do produto, unidade, preço do produto por tamanho (p, m, g), promoção do produto e disponibilidade do produto, além disso, deverá conter ainda um controle de mesas no qual conterá: número da mesa, quantidade de pessoas, código do produto consumido, quantidade, tamanho e status. O sistema deverá conter, ainda, uma opção para fechar a mesa e informar a conta para os clientes.
Dado isso tudo o sistema deverá ter as funcionalidades de gerenciamento de cardápio e mesas, possuindo um menu principal em que se pode:
Exibir Dados dos Produtos
Exibir Dados das Mesas
Incluir novo produto
Pesquisar dados de um produto
Alterar produto
Excluir produto
Incluir mesa
Incluir pedidos em uma mesa
Pesquisar dados de uma mesa
Excluir mesa
Fechar mesa
Informar pagamento de uma mesa
Sobre
O sistema deverá trabalhar com um arquivo binário de registros de produtos no menu, gerados pelo sistema, de forma permanente. O arquivo deve ser denominado “produtos.dat”. o sistema deverá conter, ainda, um outro arquivo que armazenará os dados de pedidos em uma mesa, gerenciamento de mesas, este arquivo deverá ser binário e ter o nome de pedidos.dat. Ao se iniciar a execução do sistema, todos os registros do arquivo “produtos.dat” deverão ser lidos e armazenados em um vetor do menu. A leitura do arquivo “pedidos.dat” deve ser realizado da mesma forma que o produtos.dat. Ao término do programa deve-se realizar o caminho inverso,
...