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ATPS Programação Estruturada Ll

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Por:   •  27/5/2013  •  2.814 Palavras (12 Páginas)  •  655 Visualizações

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ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Sistemas de Informação

3ª Série

Programação Estruturada II

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

 Favorecer a aprendizagem.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

 Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.

 Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA:

Marcelo Augusto Cicogna

Faculdade Anhanguera de Valinhos

Jeanne Dobgenski

Anhanguera Educacional Ltda

Jaqueline Brigladori Pugliesi

Faculdade Anhanguera de Valinhos

Sistemas de Informação – 3ª Série – Programação Estruturada II

Jaqueline Brigladori Pugliesi, Jeanne Dobgenski, Marcelo Augusto Cicogna

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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.

 Compreender tecnologias relacionadas à comunicação e processamento de dados e informações.

Produção Acadêmica

Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas e atividades realizadas.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:

 Organizar-se, previamente, em equipes de participantes conforme orientação do professor.

 Entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina.

 Observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:

 Em papel branco, formato A4.

 Com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm.

 Fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta.

 Espaçamento de 1,5 entre linhas.

 Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas.

 Com capa, contendo:

 Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina.

 Nome e RA de cada participante.

 Título da atividade.

 Nome do professor da disciplina.

 Cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

DESAFIO

Muitos programas de computador do tipo “Console” são utilizados todos os dias. Para a plataforma Linux, esta é uma afirmação quase que incorporada à estrutura do próprio Sistema Operacional (SO). No SO Windows, os aplicativos de console, que são simples em interface, mas que desempenham tarefas muitas vezes sofisticadas, não são tão comuns à experiência típica de uso do sistema. Por exemplo, pode-se citar desde programas de linha de comando como “ipconfig” que auxilia na visualização das configurações de rede de um PC, até programas como o “taskkill” que auxiliam o usuário a eliminar processos ativos na memória do computador.

1 Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Sistemas de Informação – 3ª Série – Programação Estruturada II

Jaqueline Brigladori Pugliesi, Jeanne Dobgenski, Marcelo Augusto Cicogna

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O objetivo desta atividade é motivar o aluno a adquirir experiência com o ciclo completo de desenvolvimento de um pequeno aplicativo de linha de comando (Console). Este ciclo utilizará os conceitos apresentados na disciplina de algoritmos; apresentará um exemplo de organização e de documentação de código fonte; exigirá uma organização funcional do código baseado em estruturas modulares; por fim, o aluno implementará um software de linha de comando com opções de parâmetros na chamada do programa.

Esta tarefa deverá ser implementada utilizando-se a Linguagem C. Sugere-se como compilador e interface de desenvolvimento o Code::Blocks. Disponível em: <http://www/codeblocks.org>. Acesso em: 11 set. 2011.

O Problema

Esta atividade concentra esforços no desenvolvimento de um programa que permita contar linhas de código fonte desenvolvida em Linguagem C ou C++. A estrutura sugerida

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