ATPS - Programacao Para Ambientes De Redes - Etapa 4 Passo 4
Casos: ATPS - Programacao Para Ambientes De Redes - Etapa 4 Passo 4. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: netosilver • 1/6/2013 • 515 Palavras (3 Páginas) • 578 Visualizações
Etapa 4 Passo 4
SOAP e XML
(Simplex Object Access Protocol, em português Protocolo Simples de Acesso a Objetos) é um protocolo para troca de informações estruturadas em uma plataforma descentralizada e distribuída. Ele se baseia na Linguagem de Marcação Extensível (XML) para seu formato de mensagem, e normalmente baseia-se em outros protocolos da Camada de aplicação, mais notavelmente em Chamada de Procedimento Remoto (RPC) e Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP), para negociação e transmissão de mensagens. SOAP pode formar a camada base de uma pilha de protocolos de web services, fornecendo um framework de mensagens básico sob o qual os serviços web podem ser construídos. Este protocolo baseado em XML consiste de três partes: um envelope, que define o que está na mensagem e como processá-la, um conjunto de regras codificadas para expressar instâncias do tipos de dados definidos na aplicação e uma convenção para representar chamadas de procedimentos e respostas.
Sua especificação define um framework que provê maneiras para se construir mensagens que podem trafegar através de diversos protocolos e que foi especificado de forma a ser independente de qualquer modelo de programação ou outra implementação específica. Por não se tratar de um protocolo de acesso a objetos, o acrônimo não é mais utilizado.
Geralmente servidores SOAP são implementados utilizando-se servidores HTTP, embora isto não seja uma restrição para funcionamento do protocolo. As mensagens SOAP são documentos XML que aderem a uma especificação fornecida pelo órgão W3C.
O primeiro esforço do desenvolvimento do SOAP foi implementar RPCs sobre XML.
Definição
Envelope das mensagens, regras de codificação, convenção RPC, ligação com protocolos subjacentes.
O SOAP tem:
mecanismo para definir a unidade de comunicação,
mecanismo para lidar com erros,
mecanismo de extensão que permite evolução,
mecanismo entre as mensagens SOAP e o HTTP, que permite representar tipos de dados em XML.
Conceitos de XML Web Services Nativos
Este tópico ainda não foi avaliado como . Esse recurso será removido em uma versão futura do Microsoft SQL Server. Evite usar esse recurso em desenvolvimentos novos e planeje modificar os aplicativos que atualmente o utilizam.
Começando com SQL Server 2005, o SQL Server fornece XML Web Services Nativos pelo Mecanismo de Banco de Dados do SQL Server usando os padrões abertos a seguir:
Hypertext Transfer Protocol (HTTP)
Como protocolo principal por trás da World Wide Web, o HTTP fornece uma troca de dados baseada na Web de plataforma neutra.
Importante
O suporte de HTTP requer o ouvinte de HTTP: Http.sys. O Http.sys só está disponível no Windows Server 2003 e no Windows XP Service Pack 2. Para obter mais informações, consulte Configurando o driver do modo kernel HTTP (Http.sys).
SOAP
O
...