ATPS Programação Estruturada
Relatório de pesquisa: ATPS Programação Estruturada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kakueka • 28/11/2014 • Relatório de pesquisa • 3.252 Palavras (14 Páginas) • 238 Visualizações
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.
Iniciar, projetar, desenvolver, validar e gerenciar qualquer projeto de software. Identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e necessidades passíveis de solução via computação. Desenvolver pesquisa científica e tecnológica. Saber conciliar teoria e prática.
Produção Acadêmica
Relatório 1 – Planejamento Inicial. Contendo um esboço do programa em português estruturado, com uma descrição das ações e variáveis necessárias ao aplicativo básico. Relatório 2 – Comando system(). Listagem com as opções da função system( ) que podem ser utilizadas no aplicativo de forma criar uma interface mais agradável. Relatório 3 – Aplicativo básico. Contendo o código fonte e telas do aplicativo básico, que utiliza os comandos de atribuição, leitura, escrita e a estrutura de seleção, para realizar as funcionalidades propostas nas etapas 1 e 2. Relatório 4 – Algoritmos Avançados. Contendo a descrição das técnicas utilizadas para realizar as opções: Fatorial, Eponenciação e Raiz quadrada. Relatório 5 Aplicativo Final. Contendo o código fonte e telas do aplicativo avançado, que utiliza as estruturas de iteração e as estruturas de dados compostas para complementar o aplicativo com as funcionalidades propostas nas etapas 3 e 4.
Participação
Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de 4 a 5 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.
DESAFIO
A matemática e a informática são áreas que estão fortemente relacionadas e apresenta constante evolução, muitas vezes, decorrente da influência que existe entre elas. De um lado, o avanço da computação foi alavancado pela crescente necessidade de programas voltados a resolução de problemas matemáticos. De outro, a alta capacidade de cálculo dos computadores permite explorar aplicações da matemática que seriam inviáveis se realizadas por operações puramente manuais. O desafio proposto consiste na elaboração de um aplicativo, em linguagem de programação C, que apresenta uma calculadora que ofereça operações básicas nas etapas 1 e 2 e mais avançadas nas etapas 3 e 4 da ATPS. A elaboração do aplicativo pode ser segmentada para ser planejada, codificada e testada por etapas, de forma incremental e evolutiva. A tela inicial do aplicativo deve exibir ao usuário um menu com as operações e receber do usuário a opção desejada. Na sequência são solicitados os parâmetros para aquela operação, por exemplo, se o usuário escolheu a opção de soma, deverá haver a entrada dos dois números, para concluir o cálculo e apresentar o resultado obtido. Após isso o programa
CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 2ª Série - Programação Estruturada I
Ivair Teixeira, Rodrigo Amaral Rocha
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fica em pausa com a apresentação da mensagem: “Pressione qualquer tecla para continuar”. No final de cada operação o aplicativo deve limpar a tela e retornar ao menu principal.
Objetivo do Desafio
Implementar uma calculadora via programação em Linguagem C . Deverá ser explorado o uso dos comandos e estruturas abordados na disciplina de programação estruturada na elaboração de um projeto prático que integre esses comandos de forma simples, porém funcional. Como resultado espera-se um conjunto de relatórios com o código fonte que apresente uma interface simples ao usuário com as funções de uma calculadora.
Livro Texto da Disciplina
A produção desta ATPS é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser utilizado para solução do desafio:
MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C: módulos 1 e 2. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2009.
ETAPA 1 (tempo para realização: 10 horas)
Aula-tema: Introdução a Linguagem de programação C. Estrutura de um programa. Abordagem de compilação, linkedição e execução de um programa. Conceito e aplicações de variáveis. Exemplos e exercícios. Esta atividade é importante para que você entenda o processo de declaração e definição de variáveis, os tipos de dados e seus relacionamentos. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Equipe) Fazer as atividades apresentadas a seguir. 1. Fazer a leitura do Capítulo 1 – Introdução, do livro texto MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2009, com foco nas variáveis e seus tipos. 2. Elaborar um esboço do programa, listando cada ação a ser executada e analisando criteriosamente quais os dados envolvidos, bem como os tipos de variáveis que melhor se adéquam para armazená-los. As funcionalidades da 1ª etapa são: (+) Soma (-) Subtração (*) Multiplicação (/) Divisão (E) Exponenciação (R) Raiz Quadrada (P) Porcentagem
CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 2ª Série - Programação Estruturada I
Ivair Teixeira, Rodrigo Amaral Rocha
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Na Tabela 1 são apresentados os itens que devem ser analisados referentes ao aplicativo básico.
Tabela 1 – Ações da primeira etapa.
Itens 1 - Menu Principal. 5 – Operação de Divisão. 2 – Operação de Soma. 6 - Operação de Exponenciação. 3 – Operação de Subtração. 7 - Operação de Raiz Quadrada. 4 – Operação de Multiplicação. 8 - Operação de Porcentagem.
A descrição em português estruturado a seguir, apresenta o esboço do menu e da ação de soma.
Item 1: Menu principal. Variável: op do tipo caractere. Ações: 1. Apresentar na tela as opções do aplicativo básico. (Soma, Subtração, Multiplicação, Divisão, Exponenciação, Raiz Quadrada, Porcentagem e Sair). 2. Receber a opção e armazenar (op).
Item 2: Operação de soma. Variáveis: val1, val2 e res do tipo inteiro. Ações: 1. Solicitar
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