ATPS: Relatórios que descrevem pesquisas realizadas sobre o funcionamento e eficácia dos sistemas operacionais especificados para uso no centro de treinamento da empresa Lab Training
Seminário: ATPS: Relatórios que descrevem pesquisas realizadas sobre o funcionamento e eficácia dos sistemas operacionais especificados para uso no centro de treinamento da empresa Lab Training. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 17/9/2014 • Seminário • 1.112 Palavras (5 Páginas) • 682 Visualizações
Introdução
Trata-se do desenvolvimento das ETAPAS 3, 4 e 5 da ATPS de Sistemas Operacionais, mas concretamente sobre Gerenciamento de Memória, Instalação e Configuração de domínio, usuários e arquivos, Instalação e Configuração de Proxy e por fim, Sistemas Operacionais Indicados para desktops, Servidor e móvel.
È objetivo deste trabalho é apresentar relatórios com a descrição dos estudos feitos sobre o funcionamento e a eficiência dos Sistemas Operacionais indicados para uso no centro de treinamento da empresa Lab Treinamentos.
Está organizado em quatro relatórios, no primeiro relatório denominado Relatório 03 será abordado o tipo de gerenciamento de memória que o sistema operacional da Microsoft e IOS utilizam, serão descritos as técnicas de gerenciamento de memória virtual e o passo a passo de como gerenciar memória dos sistemas operacionais citados.
No segundo relatório; Relatório 04 será apresentado informações sobre a instalação e configuração dos domínios, usuários e arquivos para a versão escolhida do sistema operacional da Microsoft, serão citadas as características sobre os sistemas de arquivos utilizados pelos sistemas operacionais, contém o passo a passo da instalação e configuração de DNS no Windows Server 2012.
No terceiro relatório; Relatório 05 será descrito a instalação e configuração de Proxy, apresentaremos um manual de instalação e configuração do Proxy feito pelo Windows Server 2012.
No quarto e ultimo relatório; Relatório 06 abordará as descrições que provam a escolha de cada sistema operacional indicado para o uso nos computadores da empresa Lab Treinamentos. Apresentaremos as descrições sobre o sistema operacional indicado para desktop: Windows 7, Sistema operacional indicado para servidores: Windows Server 2012 e por fim o Sistema Operacional Móvel indicado: IOS.
O método utilizado para o desenvolvimento deste trabalho foi de pesquisas bibliográficas e enriquecida com testes e instalações dos softwares citados nas maquinas dos envolvidos na criação deste documento.
Lista de Abreviaturas
Config. - Configurações
Ex. - Exemplo
Fig. - Figuras
Mem. - Memória
Obs. - Observações
Pag. - Página
Prg. - Programa
Sist. – Sistema
Lista de Siglas
AD - Directory
CPU - Unidade Central de Processamento
DNS - Domain Name System
HD - Hard Disk
HOST (A) - Nome de host
IP - Internet Protocol
MX - Mail Exchanger
NFS - Network File System
NS - Name Server
NTFS - New Technology File System
PTR - Pointer
RAM - Random Access Memory Memória de acesso aleatório
REFS - Resilient File System
S.O - Sistema Operacional
SOA - Start Of Authority
T.I - Tecnologia da informação
VHD - Virtual Hard Disk
Índice de Figuras
Figura 1: Menu Iniciar 8
Figura 2: Aplicando o comando mem/c 8
Figura 3: Aplicando o comando mem/debug 9
Figura 4: Processos 10
Figura 5: Serviços 10
Figura 6: Desempenho 11
Figura 7: Visão Geral 11
Figura 8: Guia Memória 12
Figura 9: Fechar Aplicativo 12
Figura 10: Atualizações em 2° plano 13
Figura 11: Uso 13
Figura 12: Gerenciar Armazenamento 14
Figura 13: Painel de Controle 16
Figura 14: Sistemas e Segurança 16
Figura 15: Propriedades do Sistema 17
Figura 16: Opções de Desempenho 18
Figura 17: Memória Virtual 18
Figura 18: Gerenciador de Tarefas 20
Figura 19: Desempenho 20
Figura 20: Monitor de Recursos 21
Figura 21: Memória 21
Figura 22: Processos 21
Figura 23: Iniciar 22
Figura 24: Prompot 23
Figura 25: Tasklist 23
Figura 26: Encerrando Avast 24
Figura 27: Criar um Servidor 25
Figura 28: Clicar em Next 25
Figura 29: Selecionar o Tipo de Instalação 26
Figura 30: Selecionar o Destino do Server 26
Figura 31: Confirme a Instalação 26
Figura 32: Concluindo o Processo de Instalação 27
Figura 33: Configurar Controlador de Domínio 27
Figura 34: Desenvolvendo a Configuração 27
Figura 35: Opção de Controle de Domínio 28
Figura 36: Gerenciando Usuários 29
Figura 37: Diretório Users 29
Figura 38: Selecione Novo/Usuário 30
Figura 39: Criando um Novo Usuário 30
Figura 40: Cadastro de Novo Usuário 31
Figura 41: Criando Senha 31
Figura 42: Server Manager 38
Figura 43: Adição de Função e Recursos 39
Figura 44: Tipo de Instalação 39
Figura 45: Selecionar o Servidor 40
Figura 46: Função do Servidor 40
Figura 47: Adicionar Recursos 40
Figura 48: Recursos 41
Figura 49: Servidor DNS 41
Figura 50: Instalação 41
Figura 51: Finalizando Instalação 42
Figura 52: Configuração DNS 42
Figura 53: Gerencia DNS 43
Figura 54: Nova Zona 43
Figura 55: Selecionando Zona 43
Figura 56: Nome da zona Primaria 44
Figura 57: Arquivo de Zona 44
Figura 58: Atualização Dinâmica 44
Figura 59: Concluir 45
Figura 60: Zona Inversa 45
Figura 61: Assistente de Zona Nova 46
Figura 62: Tipo de Zona 46
Figura 63: Ipv4 47
Figura 64: Identificação da Rede 47
Figura 65: Arquivo da Zona 47
Figura 66: Atualização Dinâmica 48
Figura 67: Finalizando Zona Reversa 48
Relatório 03: Gerenciamento de Memória
O gerenciamento de memória dos sistemas operacionais: Windows 7 e Windows Server podem ser executados via “gerenciador de tarefas” ou pelo prompt comando, já no IOS o uso da memória é gerenciado de maneira é integrada ao sistema.
A gerencia de memória pode mudar através do sistema que está sendo utilizado, sendo um sistema multiprogramável por sua vez deve ser mais trabalhoso ao usuário pelo fato de estender a habitação de vários programas nesta memória, e quando o programa tiver tamanho maior ao da memória posteriormente ocorrerá erros de memória. Já o sistema de gerenciamento monoprogramável não necessitara de um gerenciamento tão efetuoso, já que residindo apenas um programa não precisa dividir memória para outros programas além do SO.
E para este gerenciamento constante, a resposta está entre os programas que estão rodando e se multiplicando cada vez mais logo necessitando de mais memória para processar as informações, e para isso acontecer não é uma tarefa nada fácil de entrar em pratica. E para o correto funcionamento são vários requisitos que devem ser observados como o isolamento, segurança, performance, entre outros, e para isto a função está em background já que as informações são relacionadas ao sistema operacional e não ao aplicativo mais.
Para o funcionamento correto de uma memória é necessário alguns cuidados tendo segurança e isolamento onde entra o gerenciamento de memória em ação, fazendo sua parte de duas tarefas, a alocação de memória e a fragmentação e as principais características da Alocação é que, feito em Foreground sendo assim feita em compilação com o programa que está sendo executado e ainda tendo a opção de adiar a execução que está na parte dinâmica, e a Fragmentação, pode ser Foreground por usar a memória reservada do programa mas também em Background pelo fato de ser externo ou seja quando são terminados os programas são deixados pequenas tarefas ainda à memória entre as páginas.
Gerenciamento de Memória no IOS
No OS, existe uma quarta categoria de memória que se por sua vez deixa a desejar pelos outros gerenciamentos de sistemas pelo fato de por exemplo abrir um aplicativo em 5 segundos, da próxima vez que for aberto o mesmo aplicativo será aberto quase instantaneamente, isso se chama memória inativa.
Gerenciamento de Memória no Windows Server
No gerenciamento de memória do Windows Server, é utilizado o recurso onde há um limite no conjunto de memória e entre este limite são criadas distribuições para tais programas utilizados dentro do conjunto. Tendo a opção de limitar a memória, não haverá travamentos da máquina, mas em compensação excedendo o limite da memória pode ser que alguns programas sejam trocados por outros que estejam a executar.
3.1 Técnica de Gerenciamento de Memória
Gerenciamento de Memória no Windows 7
O usuário pode verificar o desempenho e de que maneira está sendo usada a memória do seu sistema operacional pelos comandos no prompt e pelo gerenciador de tarefas como apresentado abaixo:
Na área de trabalho no campo “pesquisa” digite “cmd”, conforme mostra a figura 1.
...